Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Fernando Constantino

Wifi para 4000 usuários simultâneos

Recommended Posts

Olá,

 

Estou planejando uma rede wireless para um terminal de ônibus que no horário de pico tem aproximadamente 4000 usuários simultâneos. A ideia é só fornecer um acesso básico (~256kbps/usuário) no horário de pico, para possibilitar acesso a WhatsApp e outros aplicativos pra celular de baixo tráfego, estilo 3g. Sabendo disso, planjo contratar um plano de 1Gbps (256kbps/usuário * 4000usuários = 1024Mbps).

 

PS: Em horário normal (fora do pico), haveriam aproximadamente 1000 usuários.

 

Eu li em outro fórum que os APs Unifi UAP MIMO 300mbps poderia gerenciar até 127 usuários simultâneos sem falhas. Nesse caso, 256kbp/usuário * 127 usuários = 32,5Mbps, cerca de 11% da capacidade de tráfego do AP. Para 4000 usuários, seriam necessários 32 APs. Até então, não seria um problema tão grande. Para roteamento, pensei em usar 4 Mikrotik Routerboard Rb 1100ahx2 com 10 APs em cada, deixando o último para futuras expansões. O switch principal (onde chegaria a fibra de 1Gbps e dividiria nos 4 roteadores) seria um Mikrotik Cloud Router Switch Crs226-24g-2s.

 

Minhas dúvidas são:

 

1 - Quantos SSIDs eu precisaria para implementar esse número de APs? Eu teria problema com os canais? (Estou superdimensionando/submensionando o número de APs?) Minha ideia é usar o menor número de SSIDs possível, para cobrir a maior área sem que o usuário precise fazer login no proxy novamente.

2 - Como seria feito o balanceamento de tráfego desses APs? Não conheço muito dessa área.

3 - Os roteadores se comunicariam facilmente com os APs? (Novamente, algum comentário sobre superdimensionamento/subdimensionamento?)

 

A área a ser coberta é de aproximadamente 10000m² (200x50m).

 

Qualquer comentário (mesmo que não seja diretamente relacionado as perguntas, mas que seja um ponto a se pensar no projeto - inclusive questões de segurança - são bem vindas :))

 

Desde já obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. O cálculo da velocidade não pode ser considerado desta forma, porque nos móveis usam apenas 1 stream, logo seriam 150 Mbps, portanto 75 Mbps reais considerando situação ideal.

 

2. Não necessita usar 4xRb 1100ahx2, se o link for único. A não ser que sejam 2x512 para atingir 1Gbps, seriam 2, caso contrário você sobrecarrega um deles e o outro fica sem trabalho algum.

 

3. Considere usar equipamentos Unifi para facilitar o gerenciamento dos APs.

 

Em parte, penso que seja melhor entrar em contato com distribuidor para efetuar um orçamento, pois na situação colocada estaria usando aparelhos a mais e de marcas diferentes que não atrapalha o funcionamento, mas que não garante a integração utilizando uma mesma marca.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×