Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interferência do cabeamento de rede/telefone na conexão com a internet


Posts recomendados

Pessoal, preciso de ajuda com a minha rede.

 

Tinha Oi Velox 2 mega, e sempre foi estável. A velocidade era máxima constante e só desconectava quando havia manutenção na minha região.
Recentemente aumentei para 10 mega e notei que começou a desconectar mais frequentemente.

 

Este é o esquema de como estava a rede aqui:

56e095021d0b0_Capturadetela2016-03-0917.

 

Depois precisei trocar os modens de lugar e ela ficou assim:

56e0950e3ed76_Capturadetela2016-03-0917.

OBS: Não é o Modem que está roteado (apenas Bridge), e sim o Roteador 1.

 

Na Configuração de Rede 1, as quedas de conexão não eram muito frequentes, mas a partir do momento que mudei para a Configuração 2, passei a notar mais quedas (algumas vezes ao dia).

Entrei em contato com o suporte da Oi Velox e o técnico fez um teste nos parâmetros do modem ligado no ponto de telefone onde eu uso, que fica no quarto, e no ponto principal. Ele me disse que os parâmetros melhoraram bastante de um para o outro. Acontece que o ponto de telefone onde eu uso, é o final de várias emendas de extensões para tomadas de telefone, apesar de ter apenas 2 telefones ligados nelas.
Ele me disse que cada extensão interfere na conexão do modem, como a internet antes era de 2 mega, não chegava a atrapalhar, mas agora com 10 mega, as interferências estão fazendo a conexão cair.

 

Aqui estão os parâmetros do modem no quarto, e um txt com os parâmetros que o técnico da Oi Velox me passou:

56e09877ca53d_Capturadetela2016-03-0916.


Dúvida:
O que será que está causando essas quedas? O tamanho do cabo que liga o modem ao roteador (testei agora, mas não vi muita diferença) ou o cabo de telefone e suas tomadas (extensões)? Como posso resolver?

 

Obrigado, desde já, pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é verificar suas emendas no Cabo FE, se possível desfazer as mesmas, não sendo possível desfazer as emendas, opte por usar Borne de Conexão para assegurar que não fique folga ocasionando mal contato. Verifique também se não há oxidação nas tomadas.
O comprimento máximo do cabo de rede que ligam o modem aos Roteadores não podem ultrapassar 100 metros para Cat-5e. se o local de instalação sofrer influências eletromagnéticas (cabos elétricos, elevadores e etc), ao invés de usar cabo UTP,  utilize cabo STP cat-5e junto com conectores Rj-45 blindados.
O seu roteador possui antena omnidirecional, evite instalar os equipamentos com pouca altura ou próximo demais à paredes.
Para ter certeza da qualidade do cabeamento utilizasse um Micro Scanner para fazer a leitura, se tiver ajuda muito, caso não tenha sem problemas, contanto que garanta a boa crimpagem dos cabos, respeite a curvatura de 180º para Cat-5e e 90º para Cat-6 e Cat6-A, a norma também pede que ao utilizar tubos/eletroduto, respeite a quantidade de cabo no tubo, sendo, 2 cabos para tubo de 1/2, 3 cabos para 3/4 e 5 cabos para 1", evite passar os cabos FE junto aos cabos de REDE, a linha telefônica possui tensão, o que pode interferir no funcionamento do cabo de rede.

Basicamente esses são os cuidados que devem ser tomados na montagem da rede. Agora sobre qual a configuração, você precisa me dizer como está montada sua rede.
Quem faz o serviço DHCP?
Onde está o Gateway?
Qual a faixa de IP dos equipamentos?


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/03/2016 às 19:32, Streme disse:

O ideal é verificar suas emendas no Cabo FE, se possível desfazer as mesmas, não sendo possível desfazer as emendas, opte por usar Borne de Conexão para assegurar que não fique folga ocasionando mal contato. Verifique também se não há oxidação nas tomadas.
O comprimento máximo do cabo de rede que ligam o modem aos Roteadores não podem ultrapassar 100 metros para Cat-5e. se o local de instalação sofrer influências eletromagnéticas (cabos elétricos, elevadores e etc), ao invés de usar cabo UTP,  utilize cabo STP cat-5e junto com conectores Rj-45 blindados.
O seu roteador possui antena omnidirecional, evite instalar os equipamentos com pouca altura ou próximo demais à paredes.
Para ter certeza da qualidade do cabeamento utilizasse um Micro Scanner para fazer a leitura, se tiver ajuda muito, caso não tenha sem problemas, contanto que garanta a boa crimpagem dos cabos, respeite a curvatura de 180º para Cat-5e e 90º para Cat-6 e Cat6-A, a norma também pede que ao utilizar tubos/eletroduto, respeite a quantidade de cabo no tubo, sendo, 2 cabos para tubo de 1/2, 3 cabos para 3/4 e 5 cabos para 1", evite passar os cabos FE junto aos cabos de REDE, a linha telefônica possui tensão, o que pode interferir no funcionamento do cabo de rede.

 

Cara, muito obrigado pela sua resposta, foi praticamente uma aula.

Depois de ler, notei que existem algumas coisas que não estão legais no cabeamento:

-Os cabos de rede são UTP e, em um pedaço do apartamento, passam junto com cabo de energia e telefone em uma canaleta (Isso eu acho que vai ser impossível de evitar)

-Há muitas extensões de telefone desnecessárias (8, sendo apenas 2 utilizadas)

 

Eu fui à uma loja e conversei com o atendente, que me mostrou um cabo de telefone que é mais grosso e pelo que eu pesquisei no Google chama CCI de 2 pares (2 brancos, 1 laranja e 1 azul). Pelo que ele me disse, com esse cabo eu poderia usar 1 par (os 2 brancos por exemplo) para fazer as extensões de telefone, e o outro par para levar direto no modem, assim haveria o mínimo de perda no modem. O que você acha? É possível?

 

Sobre a configuração dos roteadores, está assim:

-O Modem está apenas em Brigde

-Sempre mantenho o Roteador 1 como DHCP

-O Roteador 2 como Access Point

 

Em 09/03/2016 às 19:32, Streme disse:

Onde está o Gateway?
Qual a faixa de IP dos equipamentos?

 

Eu não sei te responder essas duas perguntas, mas aqui estão as configurações dos 2 roteadores:

 

56e2dd74775c0_Capturadetela2016-03-1111.56e2dd7cd03d4_Capturadetela2016-03-1111.

 

A questão é que eu quero poder desligar o roteador que fica perto do modem sem desligar a rede, assim o roteador do corredor continua funcionando normalmente.

 

No esquema de Configuração 1 por exemplo, se eu desligo o Roteador 1, toda a rede pára de funcionar, porque ele é o DHCP. Portanto, eu tive que trocar a posição do Roteador 1 com o Roteador 2, e ficou igual a figura da Configuração 2. Para fazer isso precisei passar mais uma cabo de rede na canaleta, sendo que 1 vai conectando Modem > Roteador 1 e o outro volta ligando Roteador 1 > Roteador 2. Ainda há um terceiro cabo de rede curto que liga o Roteador 2 ao PC.

Será que estou complicando uma rede simples?

 

Muito obrigado pela ajuda até aqui cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cabos CCI são excelentes para instalação telefônica, eles seguem as especificações da Telebras. Estes cabos também são fabricados em modelos blindados.

 

Se queres desligar 1 dos roteadores sem interromper o acesso a Web (Internet) está faltando um Switch aí, caso contrário seu modem deve possuir função Router e portas LAN para ligar os outros Roteadores independentes.


Modem > RT 1 > RT 2 - Sendo assim o RT2 não se comunica com o modem caso o RT 1 esteja desligado.

Configuração Modem: Modo Router + DHCP ativo + DNS Automático: Faixa de Ip em 192.168.1.1
Configuração Router 1: DHCP desabilitado + Gateway em 192.168.1.1 + WAN 192.168.1.2 + LAN em 192.168.2.1
Configuração Router 2: DHCP desabilitado + Gateway em 192.168.1.1 + WAN 192.168.1.3 + LAN em 192.168.3.1

1 Cabo direto do modem (se o mesmo possuir portas LAN, ou utilize um Switch) para cada Router.
Ao desligar qualquer um dos equipamentos (exceto modem) rede e internet será mantida.

Dúvidas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ricardov disse:

@raturbano um detalhe: os pares do cabo são laranja/branco e azul/branco. Se retirar a capa externa verá que os fios são trançados nesse padrão e assim devem ser ligados.

Como assim? O padrão de crimpagem são o T568A e o T568B
 

T568A = Branco do verde / Verde / Branco do laranja / Azul / Branco do Azul / Laranja / Branco do Marrom / Marrom

T568B = Branco do Laranja / Laranja / Branco do Verde / Azul / Branco do Azul / Verde / Branco do Marrom / Marrom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2016 às 18:53, Streme disse:

Se queres desligar 1 dos roteadores sem interromper o acesso a Web (Internet) está faltando um Switch aí, caso contrário seu modem deve possuir função Router e portas LAN para ligar os outros Roteadores independentes.

 

Então cara, estou vendo com um técnico da Oi para ele vir aqui analisar estes pontos e talvez eliminar vários deles para tentar diminuir a interferência, mas estou meio corrido esses dias e não estou conseguindo combinar com ele.

Mas feito isso, você me deu duas idéias:

1. Trocar o modem por outro com a função Router e duas portas LAN (acredito que esta seja a melhor opção não é?)
2. Aposentar o modem, e colocar um Modem Roteador Wifi que pode fazer todas as funções e ligar o DIR-809 nele como AP (daí eu posso vender o DIR-615)

OBS: Não gosto muito da ideia de um Switch porque seria um aparelho a mais, e eu prefiro simplificar a rede.

 

O que você acha desses Modens Roteadores Wifi?

Este por exemplo, está num preço mais ou menos aceitável, e tem o botão de desligar o Wifi que eu preciso: http://www.americanas.com.br/produto/125082011/modem-e-roteador-wireless-d-link-dsl-2740-e-n300-mbps-adsl2-4-portas-lan-fast-ethernet?opn=YSMESP&loja=02&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla-inf-acesacessorios-todas

 

Em 11/03/2016 às 18:53, Streme disse:

Configuração Modem: Modo Router + DHCP ativo + DNS Automático: Faixa de Ip em 192.168.1.1

Configuração Router 1: DHCP desabilitado + Gateway em 192.168.1.1 + WAN 192.168.1.2 + LAN em 192.168.2.1
Configuração Router 2: DHCP desabilitado + Gateway em 192.168.1.1 + WAN 192.168.1.3 + LAN em 192.168.3.1

1 Cabo direto do modem (se o mesmo possuir portas LAN, ou utilize um Switch) para cada Router.
Ao desligar qualquer um dos equipamentos (exceto modem) rede e internet será mantida.

 

Cara, muito didático seu esquema. Vou usá-lo no caso de trocar o modem.

 

Em 11/03/2016 às 19:39, Ricardov disse:

@raturbano um detalhe: os pares do cabo CCI são laranja/branco e azul/branco. Se retirar a capa externa verá que os fios são trançados nesse padrão e assim devem ser ligados.

 

Não sabia disso cara, obrigado pelo toque. Vou usar este padrão então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, raturbano disse:

Mas feito isso, você me deu duas idéias:

1. Trocar o modem por outro com a função Router e duas portas LAN (acredito que esta seja a melhor opção não é?)
2. Aposentar o modem, e colocar um Modem Roteador Wifi que pode fazer todas as funções e ligar o DIR-809 nele como AP (daí eu posso vender o DIR-615)

OBS: Não gosto muito da ideia de um Switch porque seria um aparelho a mais, e eu prefiro simplificar a rede.

 

O que você acha desses Modens Roteadores Wifi?

Este por exemplo, está num preço mais ou menos aceitável, e tem o botão de desligar o Wifi que eu preciso: http://www.americanas.com.br/produto/125082011/modem-e-roteador-wireless-d-link-dsl-2740-e-n300-mbps-adsl2-4-portas-lan-fast-ethernet?opn=YSMESP&loja=02&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla-inf-acesacessorios-todas


Suas duas idéias estão corretas, amigo.
O roteador que está no link, atende bem as suas necessidades.

Boa sorte!
Abraços.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...