Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com gato de novo (desespero)


maspagiari

Posts recomendados

Bom dia pessoal, ha um tempo atrás pedi ajuda aqui no forum sobre um gato de luz q meu abençoado vizinho fez (ajuda com instalação elétrica)

Descobri q era um fio q ia para lavanderia, cortei e resolveu por uma semana.

Acontece q semana passada percebi as lampadas piscando novamente, fiquei maluco e resolvi mudar toda fiação interna, inclusive separando o 110 em dois disjuntores para identificar melhor o gato, ficou um para sala e quarto e outro para cozinha, banheiro e lavanderia, descobri q tinha um fio emendado na fase da lampada do banheiro q entrava pela parede, e outro TB na cozinha, refiz tudo de novo, inclusive todas as tomadas.

agora vem a parte maluca, q não consigo entender, quando a infeliz descobriu ficou doida, começou a mexer na parede (ouvia do meu quarto) e religou o tal gato não sei de onde, creio q ela tenha um rack de gatos, pois dei uma espiada quando ela saiu pelo muro e tem uma especie de caixa de alvenaria com um telhadinho.... O mais estranho é q meu relógio não gira quando desligo tudo da tomada, quando ela usa máquina de lavar as minhas lampadas piscam, testei com multímetro e fica dando variação de uns 4 volts.... Ai desligo o disjuntor e ela chia.... 

Ja to ficando louco, hj verifiquei o relógio retirei a caixa e não tem emenda, nada, mesmo porque ela chia quando desligo disjuntor interno.

Suspeito q ela esteja usando neutro ou terra de algum lugar e puxando para esta caixa macabra dela, sei q talvez não afete consumo, mas já queimei 3 motherboards e duas TVs este ano por oscilação... estou querendo vender esta casa mas mais minha esposa não quer, já deu ate briga, liguei para elektro  fui na policia e nada, mandam chamar eletricista e não acham nada... Eu nem sei mas o q fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um projeto de lei interessante pra ficar mais rígido, deveria ser trabalho da polícia verificar e punir quem faz isso, mas aqui é Brasil, fazer o que né!?

 

Os gatos geralmente são feitos de um modo que nem a Coelba descobre. Eles puxam direto do poste muitas vezes, sem caixa nenhuma, o que gera curtos.

Na minha cidade, tem uma favela onde fazem gato da tv a cabo, eu até acharia que não faria diferença já que a Tv a cabo em questão, rouba o sinal de outras Tvs como Sky, colocam numa especie de reprojeção e vendem dizendo que é Tv a cabo. Mas a internet deles é séria, era fornecida pela Embratel mas hoje tem servidores próprios.

Mas enfim, estou divagando. Na favela perto de onde eu morava, tinha um certo tráfico envolvido, é proibido o dono da casa ou o técnico de instalação de tirar os cabos dos gatos. O que acontece? Instabilidade horrível na rede.

Uma pergunta: Você refez o cabo que vai da caixa de energia até o poste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, chame um eletricista para fazer o serviço elétrico. Se sua luz pisca e há fuga de corrente é sinal que seu quadro de distribuição sequer tem DDR/IDR o que hoje é obrigatório pela norma.
Você parece não usar DPS de nenhum tipo, e pelo que disse de passar os fios novamente, nem deve usar circuitos independentes.
Sala, quarto, cozinha, lavanderia, chuveiro, PC. Temos aqui pelo menos 5 circuitos independentes.

 

Seu Quadro deve passar um pouco longe disse, portanto, defino que você deve chamar um eletricista capacitado, amigo.



QDC.thumb.jpg.99acf2b47c8ed7799adb857466
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo, é fácil, você está com a faca e o queijo na mão e acho que já te disse: desligue este disjuntor interno temporariamente!!! Vai ficar sem luz? sem tomadas? Vai nada! Aí vem o pulo do gato (puts.. trocadilho tudo a ver): o que você precisa ligar? geladeira, tv, uma ou duas lâmpadas, talvez máquina de lavar sei lá. você resolve paleativamente isso com extensões advindas do lado da entrada do disjuntor que você desligou lá no início deste post, lembra? (na verdade, ligue outro disjuntor) Com calma, cabeça fria (e a da vizinha quente) você "mata", ou melhor, anula este fio - que é o que supostamente está indo pra vizinha - e passe +1, só +1 em paralelo pra substituí-lo nos seus terminais: lâmpadas, tomadas e etc. Mantenha o neutro.

 

De quebra o gato passa a ser seu. Mas aí você fica entre a cruz e a espada. Avisa a concessionaria, libera o acesso a sua casa  e ela se vira pra achar ou se arrisca de ela te multar pelo roubo.

 

Ah sim, se seu chuveiro passar pelo dito disjuntor é um pouco menos fácil. Mas se você explicar isso prum eletricista mesmo que amador, ele deve entender direitinho e fazer as correçoes pra você. Mostre este post pra ele.

 

Fica tranquilo! Fácil d+. Ou você quer que eu vá aí? kk

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não parece estão fácil, como já expliquei, refiz toda fiação, tomada por tomada, lampada por lampada, achei duas emendas q entravam pelo bloco, tirei e passei fios novos, ai a infeliz foi cavocar no buraco do lado dela e ligou outro fio sei lá de onde, como disse, o relógio nao vira com tudo desligado, só ocorre quedas quando ela liga algo varia uns 5 ou 6 volts quando liga microondas ou maquina por exemplo., se eu desligar disjuntor ela chia, já queimou TV e micro meu, outro dia ouvi ela dizer baixo q puxou um fio porque ela só tem 220, creio q seria um gato de neutro ou terra, não entendo muito, mas um cara orientou ela.

Na minha ignorância creio q seja um neutro ou terra porque o relógio não vira quando ela usa. Só fica com quedas, estranho e desligar disjuntor e ela gritar....

Obs a infeliz não tem muro do lado dela, não q a cada seja geminada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, maspagiari disse:

 se eu desligar disjuntor ela chia, ...., estranho e desligar disjuntor e ela gritar....

 

Bom, toda minha dissertação foi baseada neste seu relato e por isso seria fácil (2me). Mas se você desliga E SUAS tomadas e lâmpadas se apagam também, de um certa forma você também está usufruindo do gato.

 

Baseando neste último dado de queda 5/6v, vislumbro outra alternativa teórica: seu neutro e/ou o dela está com maucontato ou até mesmo desconectado e a corrente está fluindo pelo terra - pela terra literalmente. Mas é só intuição.. não consigo expressar mais que isso ok? 1 teste é você ligar SEU microondas ou ferro de passar e medir a queda que eles causam....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

 

Bom, toda minha dissertação foi baseada neste seu relato e por isso seria fácil (2me). Mas se você desliga E SUAS tomadas e lâmpadas se apagam também, de um certa forma você também está usufruindo do gato.

 

Baseando neste último dado de queda 5/6v, vislumbro outra alternativa teórica: seu neutro e/ou o dela está com maucontato ou até mesmo desconectado e a corrente está fluindo pelo terra - pela terra literalmente. Mas é só intuição.. não consigo expressar mais que isso ok? 1 teste é você ligar SEU microondas ou ferro de passar e medir a queda que eles causam....

 

Ele não está usufruindo do gato, apenas ela, até porque o cabo utilizado de dentro da casa já passa pelo relógio de responsabilidade dele, amiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Streme , Cara, sou eletricista e não me entra na cabeça que não encontre uma falcatrua dessas. Fio se segue do começo ao fim. Se desliga o DSJ e a broaca chia, então siga este fio até o fim. Vai achar tudo que está ligado nele. Mesmo que seja o neutro, siga e desligue de sua rede. Refaça o padrão de entrada novo, se necessário e instale fiação nova desde a entrada do padrão até seu CD com dutos de alumínio ou galvanizado (meu preferido, apesar de caro) por ser difícil de burlar, tanto aparente como enterrado. Quebre parede se for preciso. Não há nada neste mundo que te impeça de resolver esse problema e fazer o que for necessário para tirar esse gato. O que falta (ao que parece) é competência dos eletricistas. Do outro lado, quem faz as ligações para ela? Converse com um advogado e previna-se legalmente e desmanche o que for necessário para resolver essa encrenca. Do meu ponto de vista, não é difícil porque sei como fazer. Tire fotos para podermos entender como está a situação, por favor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Streme disse:

 

Ele não está usufruindo do gato, apenas ela, até porque o cabo utilizado de dentro da casa já passa pelo relógio de responsabilidade dele, amiga.

Amigo, me baseio nesta afirmação

12 horas atrás, maspagiari disse:

...porque o relógio não vira quando ela usa. ...

Se ela usa e o relógio dele não vira, nada mais "justo" se ele usar e não virar né... As duas correntes ao meu ver passam pelo mesmo disjuntor

 

É isso aí @Dom Bonilla .. relativamente simples. Além das fotos, videos podem ajudar...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, maspagiari disse:

Não parece estão fácil, como já expliquei, refiz toda fiação, tomada por tomada, lampada por lampada, achei duas emendas q entravam pelo bloco, tirei e passei fios novos, ai a infeliz foi cavocar no buraco do lado dela e ligou outro fio sei lá de onde, como disse, o relógio nao vira com tudo desligado, só ocorre quedas quando ela liga algo varia uns 5 ou 6 volts quando liga microondas ou maquina por exemplo., se eu desligar disjuntor ela chia, já queimou TV e micro meu, outro dia ouvi ela dizer baixo q puxou um fio porque ela só tem 220, creio q seria um gato de neutro ou terra, não entendo muito, mas um cara orientou ela.

Na minha ignorância creio q seja um neutro ou terra porque o relógio não vira quando ela usa. Só fica com quedas, estranho e desligar disjuntor e ela gritar....

Obs a infeliz não tem muro do lado dela, não q a cada seja geminada....

 

É possível que esteja entrando para ela, uma tensão de retorno por alguma coisa, algo como ter interrupção no neutro e retorna pelo filamento de uma lâmpada, por exemplo. Um aparelho conectado à uma tomada também pode dar retorno é disso que ela se utiliza. Talvez o gato saia de uma tomada. Cada colocação sua, me parece mais fácil resolver. Mande fotos. Outra coisa, cavoque, abra buracos, fuce no chão e ache esse maldito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@maspagiari , Essas casas que possuem "Parede Simples" dividindo as duas casas, (programa "minha casa, minha vida" do governo), geralmente vinham com um aquecedor solar para o chuveiro, se a sua tiver esse dispositivo, verifique a fiação que vai lá para o tambor de aquecimento, (em cima da casa), Sua vizinha pode estar te roubando energia por ali!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo, me baseio nesta afirmação

Se ela usa e o relógio dele não vira, nada mais "justo" se ele usar e não virar né... As duas correntes ao meu ver passam pelo mesmo disjuntor

 

É isso aí @Dom Bonilla .. relativamente simples. Além das fotos, videos podem ajudar...

 

Então tem uma gabiarra doida nessa casa, porque ele desliga o disjuntor e corta o gato, também afirma que o relógio não gira se o gato está ativo. Como pode? kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, desculpem a demora, pois segui a dica da Isadora e funcionou, o cara ficou doido por 2 dias, pois liguei geladeira, lampada e tomada da cozinha, e luz do banheiro, só isso, resto desliguei tudo fiação, vocês podem não acreditar !ad o cara passou s madrugada inteira cavocando a parede do Lado dele e eu ouvia como um barulho estranho na parede, tipo fio puxando, ai lá pelas 5 da manha desistiu.

Ai me aventurei e liguei a lampada de meu quarto e das crianças, pronto, a mulher dele deu um grito de felicidade e começou o pisca pisca.... Desliguei hj de novo, a minha enorme e grande duvida, é q repassei Fios novos nesses conduites como ele puxou? Parece piada, ele inventou o gato WiFi? Resumo: voltei ao passo 1 da Isadora e a mulher ta doida lá.

De madrugada já estou esperando ele cavocando a parede.... Eu já quebrei parede, já troquei fios das tomadas, já refiz fiação e o infeliz vai lá cavocar fazer gato.... Sim, parece ser do chão, inspecionei relógio a elektro TB e não achou nada, inclusive iluminou com lanterna a parede do infeliz e não achou nada, sei q parece coisa de louco, mas...

A entrada de luz dele não tem nada a ver, fica nos fundos, uma vez ouvi a querida esposa dele dizer q precisava do fio para 110 porque só tem 220, creio q seja o neutro, pois o relógio não gira com o gato ligado, mas essa oscilação já queimou várias coisas da minha casa.... E infelizmente grana eu não tenho, to me virando com esta crise pois tenho 2 filhas pequenas, sei q o certo é refazer o para o interno tido novo, !SS queria saber TB o q esse infeliz faz, pois não tenho a minima ideia...

 

Em 12/03/2016 às 23:35, Dom Bonilla disse:

 

É possível que esteja entrando para ela, uma tensão de retorno por alguma coisa, algo como ter interrupção no neutro e retorna pelo filamento de uma lâmpada, por exemplo. Um aparelho conectado à uma tomada também pode dar retorno é disso que ela se utiliza. Talvez o gato saia de uma tomada. Cada colocação sua, me parece mais fácil resolver. Mande fotos. Outra coisa, cavoque, abra buracos, fuce no chão e ache esse maldito.

Sim creio q seja isso, mas vou ter q quebrar todo o piso? Já quebrei paredes a toa, inclusive no local q ele cavoca. Mas creio q seja plausível Sua teoria.

Em 12/03/2016 às 00:32, Bcpetronzio disse:

@maspagiari , Essas casas que possuem "Parede Simples" dividindo as duas casas, (programa "minha casa, minha vida" do governo), geralmente vinham com um aquecedor solar para o chuveiro, se a sua tiver esse dispositivo, verifique a fiação que vai lá para o tambor de aquecimento, (em cima da casa), Sua vizinha pode estar te roubando energia por ali!...

Não, é uma casa antiga de 1966, mas a fiação foi trocada e tem disjuntores internos e externos, segui a dics do Isadora mas se eu ligar mAIS alguma fiação o infeliz faz o gato....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveita que está "na moda" e faça uma tubulação aparente:

tubulacao6.jpg

 

el%C3%A9trica-aparente-4.jpg

 

Quero ver fazer gato nisso sem entrar na sua casa... e se a patroa reclamar, é só falar que é a última moda em design de interiores :D

 

OBS: não precisaria ser na casa inteira, apenas na parede onde o cidadão faz o gato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha teoria é de que está no chão partindo de uma parede. Não quebre paredes, cavoque no chão. Seguir fio é a solução. Veja, você mesmo disse, desligou DSJ e o inferno apareceu. Esse DSJ é a chave da coisa. Siga o fio. Ele é a resposta!! Analise: para haver contato, há uma ligação!! Muito simples!! Siga o FIO MANO, POR FAVOR!! Posta fotos. Esse é um evento no Fórum sem precedentes! Quero ver o desfecho da coisa! Se pudesse, iria aí e faria o serviço de graça para você! Mas queria ver a festa do outro lado! Sentaria no jardim só para ver a raiva comendo e eu e sua família, churrasqueando e tomando ceva vendo a briga! Amigo, se pagar a viagem, resolvo para você sem stress, mas faço churrasco com certeza!!!! Esse é o tipo de briga que gosto de me meter!!! Ihaaaaáá... Tô dentro... vê ai o que pode agilizar. Daqui, é só agendar e arrumo briga!! Como não sou daí, te garanto: chuto balde e fico no aguardo...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkk também tô assim, quero ver é briga. Odeio esses espertalhões aproveitadores :angry:

 

10 horas atrás, Jorno disse:

Aproveita que está "na moda" e faça uma tubulação aparente

Poxa, gostei tanto da ideia que os cabos de tv a cabo e terra aqui de casa ficam pendurados na parede de fora, kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/03/2016 às 01:16, Jorno disse:

O problema e q não sei de onde parte o fio, e ontem descobri q estão usando o cano da caixa de agua q vai para a pia, tampei Com a mao o cano enquanto ela tomava banho e senti a sucção. Sendo q s PIS estava fechada... Ela gritou q queimou a resistência.... Sou neto de encanador , quebrei parede segui o cano ate a pia e não sei de onde puxa TB.... Já fui na policia, Sabesp, elektro. Hj veio um eletricista e disse q tem q refazer tudo do zero... Sinceramente, não vale a pena, vou ter q vender bem barato pra demolir... 

 

18 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Minha teoria é de que está no chão partindo de uma parede. Não quebre paredes, cavoque no chão. Seguir fio é a solução. Veja, você mesmo disse, desligou DSJ e o inferno apareceu. Esse DSJ é a chave da coisa. Siga o fio. Ele é a resposta!! Analise: para haver contato, há uma ligação!! Muito simples!! Siga o FIO MANO, POR FAVOR!! Posta fotos. Esse é um evento no Fórum sem precedentes! Quero ver o desfecho da coisa! Se pudesse, iria aí e faria o serviço de graça para você! Mas queria ver a festa do outro lado! Sentaria no jardim só para ver a raiva comendo e eu e sua família, churrasqueando e tomando ceva vendo a briga! Amigo, se pagar a viagem, resolvo para você sem stress, mas faço churrasco com certeza!!!! Esse é o tipo de briga que gosto de me meter!!! Ihaaaaáá... Tô dentro... vê ai o que pode agilizar. Daqui, é só agendar e arrumo briga!! Como não sou daí, te garanto: chuto balde e fico no aguardo...

Em q cidade você mora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, descobri o problema, ele usa o neutro, mas qual a solução? Por isso q o relógio não gira.... O q eu faco? O neutro entra no alto do poste, descem dois fases para os disjuntores, o q eu faco? Sei lá o ele fez, se eu ligar uma lampada a mais. Fora da cozinha, da oscilação.... Lá do alto só desce o terra do neutro....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...