Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luzes de navegação para drone


Posts recomendados

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e gostaria muito da ajuda de vocês.

 

Hoje é difícil montar uma programação voltada a microcontroladores e quando você solicita orçamento é sempre uma fortuna.

 

Sou hobista e gostaria de montar iluminação de navegação para esta aeronave baseando nas luzes de aeronaves reais.

Tentei até ser auto didata mas não cheguei muito longe, apenas consegui simular um led piscando no ISIS, o famoso hello word!

Gostaria muito de uma ajuda na programação, alias acho que em tudo pois conheço o básico em eletrônica.

 

O circuito baseia-se em um pic com leds fixos sendo um vermelho e outro verde, um beacon e duas estrobos acionados pelo controle remoto do drone.

 

o beacon é uma luz que dimeriza o led ate 80% e depois pisca 100% e diminui a intensidade, a estrobo pisca duas vezes seguidas tem um delay e volta a piscar duas vezes e a outra estrobo pisca a cada X tempo apenas uma vez.

 

Existem varios artigos gratuitos na internet mas não consegui compilar nenhum, infelizmente.

 

Se alguem puder me ajudar ficarei muito agradecido.

 

Segue um link para ajuda:

http://picprojects.org/projects/navlights/index.htm

 

Este projeto eu ate montei o circuito no ISIS mas não consegui compilar a programação em hex no microC.

 

Obrigado..

 

Marcelo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Agradeço muitíssimo mas acho que tomaria muito do seu tempo pois tudo iniciaria do zero, correto?!?!

 

Queria apenas compilar o programa do link em um PIC e fazer algumas modificações se possível, mas infelizmente ainda sou um zero a esquerda nesta área...rsrs..

 

Mas se você quiser e tiver tempo para ajudar ficaria muito agradecido, pois, assim que me livrar deste circuito vou tentar entrar com um projeto para controlar um aquário...rsrs

 

Atenciosamente,

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk 

 

Por ser novato aqui não queria incomodar...rsrs se possivel apenas facilitar...

 

Neste link que passei eu copiei todo o codigo mas não deu certo, possivelmente algo simples que eu não sei lidar ainda.

 

A sua proposta é muito boa, como disse se tiver tempo e disposição gostaria da ajuda.

 

Atenciosamente,

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mbertalha ,

 

Não tenho mais disposição para tratar sobre Pics. Hoje em dia só utilizo Avrs. Se você resolver ir por este caminho, eu te ajudo, mas você tem de aprender algumas coisas sobre eles antes de tentar programar, concorda ?

 

Fazer o que você quer é simples, é só determinar como cada Led tem de trabalhar e as diversas situações possíveis, como decolagem, voo pleno, aterrissagem, etc.

 

E claro que alguns desses Leds tem de ser mais fortes do que outros, justamente para as piscadas rápidas terem mais efeito.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Paulo, sim tenho muito a aprender e com certeza não posso apenas contar com a boa vontade sem botar a mão na massa,,,rs

 

Claro que poderia e vou usar led de 1watt mas preciso galgar um degrau de cada vez, quando o programa estiver pronto parto para a parte de potencia do leds, tendo em vista que serão utilizadas as baterias de LIPO e conforme o tempo passa vão perdendo carga e a fonte do led deverá acompanhar essa variação de tensão.

 

Na realidade daria para fazer um monte de coisas ate com luzes de pouso acionadas pelo radio controle, mas para o caso de um drone que pousa na vertical em um primeiro momento isso é desnecessario,

 

Com relação as fases do voo...

Quando a aeronave esta para no gate/ ficam acesas as luzes de anti colision e as das asas...

anti colision é uma estrobo branca na ponta traseira do avião e as beacons em cima e na barriga da aeronave

asas verde e vermelha

 

quando a aeronave esta em push back e acionamento e é autorizada a taxiar são ligadas as luzes do trem de pouso dianteiro

 

quando a mesma é autorizada a decolar (no caso dos boeings NG) são acionadas as luzes de solo (asas) as estrobos nas asas e um luz fixa atras dessas estrobos fixa branca. alem da iluminação de asa e de logo,

 

Quando em voo e o trem de pouso é recolhido é desligada a luz de taxi, a partir dos 10.000 pes as luzes de asas, o restante permanece ate a aeronave pousar e sair da pista para o taxi ate o gate,

Ufa...é difícil...rsrs... Muitas horas de voo no flight simulator nos boeing 737-700NG...Qualquer duvida é só chamar...rs

 

Atenciosamente, 

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...