Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso conectar um no break ao meu compressor?


Posts recomendados

Minha energia esta sendo insuficiente para manter o compressor( 2 cilindros, 140Ibf/pol2, csl 6 40l, 1hp) ligado, como na minha profissão preciso que ele fique ligado por todo tempo em que atendo meus pacientes não posso ficar sem ele. A energia quando ele é ligado fica variando de 175 a 185, me aconselharam a comprar um nobreak pois teoricamente estabilizaria a energia na hora que o compresso disparasse. O meu primeiro compressor queimou e agora estou com medo de queimar esse segundo, nesse caso o nobreak seria a melhor solução para meu problema temporário de energia? O que vocês acham?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Priscila Eveline compressores tem uma particularidade: a corrente de partida é muito alta, então o no-break necessário terá que ter muita potência e custará bem caro, provavelmente será mais caro que o próprio compressor.

 

Esse compressor está instalado num prédio? A instalação elétrica já foi revisada? Não é comum uma instalação apresentar valores de tensão tão baixos, talvez os cabos sejam muito finos ou haja algum mau-contato. A tomada do compressor deve ser exclusiva e vir diretamente do quadro de distribuição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardov, me recomendaram usar o nobreak de 1,2kva. O problema da minha energia é na rede por conta de um transformador na rua que está insuficiente, já acionei a empresa de energia e me deram um prazo de 2 meses para regularizar a energia. No meu caso o suprimento do nobreak não seria da energia por completo, seria mais como suporte para a energia que dá baixa tensão somente na partida do compressor e não posso ficar esse período sem trabalhar.

IMG_20160310_122140332_HDR.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1,2Kva não são suficientes para esse compressor e por ser um motor, acredito que o no-break precisaria ter onda senoidal pura.

Essa brincadeira vai lhe custar mais de de R$2000... (talvez chegando perto dos R$3000) Você poderia absorver este custo? lembrando que a cada aproximadamente 2 anos vai ser necessário trocar as baterias, é um equipamento que precisará de manutenção periódica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Priscila Eveline pode até ser o transformador na rua, mas uma instalação ruim piora a situação. A instalação já foi revisada? Sabe me dizer se a tomada é exclusiva para o compressor?

 

Talvez um no-break de 1,5 kVA atenda, mas tem que ser um no-break do tipo senoidal puro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Priscila Eveline disse:

A instalação já foi revisada. O problema é realmente fora. O compressor tem uma tomada exclusiva. No caso Ricardo seria um nobreak online?



Sim, de um destes dois tipos (simples conversão ou dupla conversão):

https://www.atera.com.br/lista.asp?f1=45&f2=12&f3=&f4=

Neste caso não sei se seria necessário ser de dupla conversão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Priscila Eveline disse:

Jorno, você teria outra solução melhor, financeiramente falando?

Minha necessidade não supera 3meses.

 

Talvez um estabilizador industrial, mas também não são exatamente baratos.

Um estabilizador doméstico não sei se aguenta um compressor ou se sequer consegue compensar uma queda de tensão tão grande, geralmente só compensam 10v ~ 15v, o que ainda lhe deixaria bem longe dos 220v.

 

Quando se está lidando com motores, infelizmente tudo é muito difícil/caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As pessoas confundem muitas vezes dupla conversão com geração senoidal o que é errado..

 

Um no-break pode ser:

 

Off line ou interativo, isto é, só parte seu inversor, só põe a operar se faltar energia. Ao partir esse gerador pode gerar forma de onda senoidal ou retangular;

 

On line onde seu inversor opera o tempo todo e para tanto só é tolerável que ele seja senoidal puro pois ao contrário seria muito prejudicial às fontes em geral. Na maioria das vezes eles são de dupla conversão.

 

 

O no-break para operar um compressor pode até mesmo ser interativo mas com certeza tem que ser capaz de entregar coisa de 2 a 3 vezes a potência nominal desse compressor em Watts.  Cuide para não comparar a potência em VA de um com a potência em Watts de outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo comprei um estabilizador para este caso de 1500, mas me disseram que eu deveria trocar por um nobreak. Você me indica continuar com o estabilizador de 1500?

Jorno o tecnico de instalação do compressor me falou que se estiver acima de 200v ele ja funciona sem grandes problemas.

Qual seria melhor? Estabilizador de 1500v ou Nobreak de 1500v? Se meu compressor é 1 Hp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Priscila Eveline  terá que fazer um teste: ligue no estabilizador. Se funcionar, está resolvido. Se não funcionar teria que partir para o nobreak. O problema maior é na partida do compressor, no funcionamento em regime essa variação da tensão não afeta tanto.

Certifique-se de deixar o compressor em ambiente bem ventilado para que haja dissipação do calor. O compressor aquece mais quando a tensão é baixa e pode ser danificado. Neste caso a concessionária de eletricidade é a responsável e tem que arcar com os custos de reparo ou substituição (por não fornecer energia nos padrões adequados).

 

Você poderia postar imagem da etiqueta desse estabilizador ou informar o modelo?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Priscila Eveline esse aparelho aí não serve,  como pode ver na etiqueta a Tensão de Saída é 115 volts e o compressor, pelo que entendi,  é 220 volts.

 

Procure um 'estabilizador para eletrodomésticos' entrada 220 volts e saída 220 volts, 1500 VA ou maior. São encontrados comumente em lojas de materiais elétricos ou eletrônicos. Ex.

http://www.forceline.com.br/novosite/Busca.aspx?idlinha=9&idsublinha=344&codigo=&idprodu

to=3302

http://upsai.com.br/progel.html

 

Os estabilizadores para informática não servem para motores, a menos que o fabricante indique especificamente este uso nas instruções ou no manual.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...