Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mhc-dx5 sony, reaproveitando o amplificador do minisystem


Posts recomendados

Ganhei de um amigo um minisystem da sony que está com defeito de comandos, problemas com reset e outros. Consegui que ele funcionasse algumas vezes e deu pra perceber que o som e sua potencia estão ótimos. Levei na assistência e me disseram que não tem mais peças para ele. Gostaria de aproveitar somente suas caixas e sua placa amplificadora para fazer um amplificador padrão com uma saída auxiliar. Queria saber se é possível fazer e como se faz essa ligação.

 

Desde já agradeço a atenção!!!

 

Esse é o esquema da placa e a foto dela:

 

mhc-dx5.png

foto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Você precisará de continuar usando toda a fonte dele, tanto a de stand-by quanto a principal.

No conector CN503 ("B), você vai suar os pinos: Pino 13 (L-IN) Entrada canal esquerdo, o Pino 12 (AGND) Comum do áudio de entrada, Pino 11 (R-IN) Entrada canal direito.

Pino 7 = STK MUTE 

Pino 9 e 10 Nesses você faça um jump, e deles sairá o sinal de MUTE para acionar o Pino 7.

 

No conector CN502 ("C") você vai usar os pinos 1 e 2 Para a saída (L-OUT) saída para o falante esquerdo, os pinos 3,4,5,6 São os negativos dos falantes direito e esquerdo, use dois para cada caixa (3 e 4 Para o esquerdo  e 5 e 6 para o direito), os pinos 7 e 8 São as saídas para o falante direito (R-OUT).

 

O conector NO976 é a conexão para a plaquinha da fonte de stand-by.

O NO501 ("D") é o conector que vem do trafo grande...

Basicamente são só essas conexões que você terá que fazer.

Não ligue a sua entrada auxiliar diretamente nos pinos de entrada de som da placa, coloque um potenciômetro para servir de volume ou adquira um pré já com os potenciômetros de Graves, Agudos e volume, como esse abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710583920-kit-placa-pre-amplificador-volume-graves-agudos-montada-_JM

Ou essa outra com CI:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721372984-pre-amplificador-de-audio-estereo-_JM

 

Já um começo!...

Dê-nos um retorno des seus passos...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 18/03/2016 às 00:20, Bcpetronzio disse:

OK! Boa sorte ai! Qualquer dúvida, dê um retorno!..

Sobre o Mute (pino 7), eu não sei se é ativado com 0V ou com os 5V como sugeri!, tem que testar ai!...

Bom dia, fiz tudo como orientou e não funciona. Não entendi alguns pontos:

Fonte stand by não tem nada parecido na placa e nem dentro do aparelho.

Pino 7 mute onde o que é?

Não sendo o 5.6volts, onde estaria o 0volts?

Muito obrigado e perdoe a linguagem simples kkkkkk abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo, a mesma placa. Fiz tudo como falou e nada. Fiz o jump entre os  pinos 9 e 10 mas não sei o que fazer e como fazer com o 7. Soldei as entradas L e R, soldei as saídas e não há nem sinal de som. Estava tudo funcionando dentro enquanto o aparelho estava montado, mas fora não está rolando. Se não fosse incomodo gostaria de ajuda pois quero colocar ele para funcionar novamente. Obrigado

adicionado 2 minutos depois

Segue as fotos

IMG_20180426_164748844.jpg

IMG_20180425_111345776.jpg

IMG_20180425_111335731.jpg

adicionado 7 minutos depois

Como orientou:

IMG_20180427_230819967.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigos, desculpa mas vou ressuscitar esse post. Estou com uma situação semelhante onde fiz todas as ligações conforme orientado, porém só de encostar no fio que está no pino 7 (MUTE) ele faz um chiado saindo pela caixa de som. Quando digo encostar é com a meu dedo. Quando coloquei uma tensão de 9v ele apareceu o chiado. Tentei tando o negativo como o positivo e a mesma coisa.

O aparelho é diferente, mas o esquema de ligações é o mesmo. 

Não fiz as soldas direto nos terminais, utilizei o conector.

Por favor me ajudem para não desperdiçar esse amplificador.

Agradeço demais a atenção de todos!!!

Grande abraço.

IMG_0482.JPG

Amp 1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2018 às 14:13, BCP disse:

O ruido pode ser porque você não ligou nada na entrada do amplificador, quando se elimina o resto do aparelho, é aconselhável colocar um potenciômetro na entrada de sinal para fazer o controle de volume...

Boa tarde amigo, creio que não. O problema deve ser a falta de aterramento da placa. Como pode ser visto nela, os furos onde ela é fixada são na verdade aterramentos e eu não me atentei a isso. Liguei da mesma forma só que na placa de suporte original e funcionou. O maior problema é que durante o teste me esqueço de colocar o dissipador de volta e explodi o CI da saída kkkkkkkkk prejuízo total. Assim que consertar eu volto e posto os resultados obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
3 horas atrás, Wall Olivetto disse:

Boa tarde amigo, creio que não. O problema deve ser a falta de aterramento da placa. Como pode ser visto nela, os furos onde ela é fixada são na verdade aterramentos e eu não me atentei a isso. Liguei da mesma forma só que na placa de suporte original e funcionou. O maior problema é que durante o teste me esqueço de colocar o dissipador de volta e explodi o CI da saída kkkkkkkkk prejuízo total. Assim que consertar eu volto e posto os resultados obrigado.

Poxa que azar! :(

Obrigado pela dica do aterramento da placa!...:thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok amigos. Obrigado pelas dicas, mas acho que vou desistir desse projeto. A placa está na base original, não creio que seja falta de aterramento. Tentei com fontes de várias voltagens e tanto no positivo como no negativo. Acredito que algum componente da placa esteja com defeito se não for o próprio STK e como meu nível ainda é amador fica difícil encontrar certos erros no circuíto. Talvez ainda tente levar em algum técnico para verificar, mas aqui em Fortaleza está difícil encontrar quem queira verificar. Caso os amigos tenham algum contato de Fortaleza que possa dar uma olhada agradeço.

Grande abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@BCP Aproveitar o post...eu também peguei uma sucata de um Gradiente 2200, para ativar o standy by "jampiei" o 5v da própria pci no Stby...posso fazer isso ela ligou normal. Detalhe em azul....Agora, mais uma pergunta esse detalhe que deixei em Laranja...esse circuito que faz as tensões de 5v e 12 v correto?

gradiente 2200_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Coordenador
15 horas atrás, Adailto Neto disse:

Boa noite meu nobre gostaria de saber se pode me ajudar estou com uma placa da Sony com um atleta 4231li será que pode me ajudar com a ligação dos pinos entrada e saída de áudio desde já agradeço 

 

 

@Adailto Neto Se trata do mesmo som do autor do tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...