Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador De Fans - Linhas De -12v E -5v


Wilberto

Posts recomendados

Eu estou projetando um controlador de FANs pro meu gabinete e gostaria de, em situações extremas, aplicar uma tensão de 24V nas ventoinhas. Para isto, eu deveria ligar o fio vermelho do FAN no fio amarelo (+12V) da fonte e o fio preto do FAN no fio azul (-12V) da fonte (do conector da placa mãe).

Pelo mesmo processo ligaria o fio preto no fio branco (-5V)...

A questão é: esse tipo de ligação é arriscada? Pode prejudicar a placa mãe?

Desde já, agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo, o fan foi feito para trabalha em 12v , acho que liga 24v é um aumento significativo de tensão .

Ta certo que a potencia vai aumenta bastante (P = V x I , é né? uhauha)

Tenta faze um aumento menos "bruto" , tipo, 16v , se voce preferir coloque um potenciometro que voce possa regular a tensão entre 12 e 24 volts, o que acha?

Teh mais! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade... Eu tenho reparado que elas esquentam num instante quando estão a 24V, o que não é normal... Creio que elas durarão muito pouco... hehehe

Quanto às linhas de -12V e -5V, eu abri esse tópico porque não pretendia instalar uma fonte adicional. Mas arrumei uma fonte AT bem pequena e instalarei dentro do gabinete, logo abaixo do HD... =)

Vou repensar um pouco meu projeto...

Agradeço a ajuda de vocês... ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...