Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

áudio frontal não funciona no ubuntu 10.04


SimPos

Posts recomendados

Antemão aviso que o mini-jack do gabinete está ok, o problema foi na troca da placa-mãe, uma placa-mãe inclusive mais recente, sendo que o áudio traseiro da placa-mãe também está ok, pois já pude escutar pelo headphone.

 

Eu utilizo o sistema Linux Educacional 4.0 numa escola pública, que é com Ubunto 10.04, o conector de áudio do gabinete já está plugado corretamente na placa-mãe, até porque não tem erro pois é numa conexão única.

 

Estranho que na placa antiga, ele estava funcionando corretamente, e no painel de volume está tudo no máximo, inclusive o headphone.

 

Também já verifiquei pelo terminal alsamixer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez não funcione pelo fato do sistema ser bem antigo para padrões Linux. Ele não recebe atualizações, então não recebe Kernel's novos com drivers novos.

 

Você pode levar um LiveCD de um Ubuntu mais recente (como o 16.04) e ver se funciona, sem precisar instalar o sistema. Se funcionar, já sabemos que é o Ubuntu 10.04 o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, AmarildoJr disse:

Talvez não funcione pelo fato do sistema ser bem antigo para padrões Linux. Ele não recebe atualizações, então não recebe Kernel's novos com drivers novos.

 

Você pode levar um LiveCD de um Ubuntu mais recente (como o 16.04) e ver se funciona, sem precisar instalar o sistema. Se funcionar, já sabemos que é o Ubuntu 10.04 o problema.

 

Boa dica, recomenda qual edição e versão ubuntu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr Amigo, o áudio frontal funcionou com o UbuntuMate live, descobrimos que há algo com meu ubuntu 10.04 do Linux Educacional 4.0.

 

O problema que eu não posso substituir, tanto por ser um Linux escolar, e pelo trabalho em repor em todas as máquinas, você não saberia uma medida de reparo? Pois como eu disse, a placa-mãe anterior funcionava, mas essa nova placa o sistema não transmite áudio para mini jack frontal, apenas na traseira do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Então use um cabo extensor, custa em torno de 7 reais.

 

Não dá amigo, escola pública não custeia nem adaptador, e essa gestão está horrível, esses 7 reais virariam novela, e o cabo extensor facilmente seria extraviado, pois é num laboratório de informática com 30 crianças endemoniadas, negócio é o plug mini jack da frente para que não puxem o gabinete para plugar atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem o que fazer, diga que eles TEM que custear os cabos ou instalar um sistema mais atual. É responsabilidade deles fazer com que os computadores funcionem corretamente.

 

Ou instala um sistema mais novo, ou compra os cabos adaptadores. Não tem de haver novela.

 

Talvez você consiga portar drivers novos para esse sistema defasado, mas é muito provável que você tenha dores de cabeça. Eu nem tentaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de enriquecer com mais detalhes sobre o não funcionamento, recordando o áudio funciona plugado atrás da mobo:

 

Notei que lá dentro das configurações de Som e Vídeo, possui dois dispositivos, um com símbolo de placa de som HDA Intel, e outro Jack Audio Connection Kit, cada um possui um botão Testar, onde um som é emitido ao clicar.

 

- No HDA Intel o som teste está ok quando plugado atrás.

- No Jack Audio Connection Kit, apesar do áudio teste não ser emitido, percebi que ao tentar testar sem o headphone engatado, o sistema avisa que não tem nada plugado, logo o driver parece estar funcionando, outro detalhe é que quando o sistema está iniciando, eu escuto pelo headphone um curto ruído sonoro, como se fosse uma raspada de leve num microfone, mas nada além disso.

 

Se alguém achar que tem jeito ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...