Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Israel Teixeira

Ajuda interrupção externa pic18f4550

Recommended Posts

O programa funciona da seguinte forma: Fica piscando um led (RA0), e ao apertar o botao (RB5) é executado a função de interrupção, que acende um led (RA1) por 300ms e limpa a flag de interrupção externa, fazendo com que o programa saia da interrupção, mas nao é isso que esta aconcende. Ao apertar o Botao, o led (RA0) deixa de piscar e o led (RA1) acende, mas nao apaga mais, ou seja, o programa nao esta saindo da interrupção.

 

 

 

 

 

void interrupt (){
     PORTA.RA1 = 1;
     delay_ms(300);
     PORTA.RA1 = 0;
     INT0IF_bit = 0;  // Limpa flag de interrupção externa;
}


void main() {

     TRISA = 0x00;
     PORTA = 0x00;

     TRISB = 0xFF;
     PORTB = 0x00;
     
     GIE_bit = 1; //habilita interrupção global
     RBIE_bit = 1; //habilita interrupção na porta RB
     INTEDG0_bit = 1; //interrupção externa INT0 na borda de subida
     PEIE_bit = 0; //desabilita interrupção por periferico
     INT0IF_bit = 0;

     TRISB = 0xFF;
     PORTB = 0x00;

     while(1){
              PORTA.RA0 = 1;
              Delay_ms(200);
              PORTA.RA0 = 0;
              Delay_ms(200);
     }

}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você está usando o mesmo delayms() no loop e na interrupt? compilador não deu um warning qualquer? Bom se ele não deu considere-se dado. Talvez ele fique perdido entre um delay e outro. Ou são funções diferentes Delayms() e delayms()...? credo... confuso. tenta criar outro delay...

 

off topic.. você pode  resumir 1 pouco

 

while(1){
              PORTA.RA0 ^= 1;
              Delay_ms(200);

}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, é o mesmo delay_ms, nao percebi que um estava com letra Maiuscula. Sou novo em programação, e pelo que vi até agora nao faz mal usar delay_ms em varios locais do programa, ainda mais com uma aplicação simples dessa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claro.. sem problema ao usar em vários locais mas em momentos diferentes. Imagine o seguinte.. o sistema está dentro do delay do loop. O delay usa algumas posições de memória pra seu uso.  De repente é interrompido e chama o delay de novo. Este vai realimentar as mesmas posiçoes de memória com outros valores. Quando voltar da interrupt.. 'cadê meus dados anteriores?' Imagine o nó na cabeça que deve dar no coitado. Mas se seu compilador consegue explicar pro mc como tratar esta recursividade sem xiar, então tudo bem. Problema deles.

 

Ah e desculpe.. de nada.

Editado por Isadora Ferraz
1 pouco + de informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

huum, entendi. usei outra função e funcionou. Mas o esquema do delay_ms que você disse ali é interessante, vou ve certinho isso.

 

Obrigado...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×