Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Henrique - RJ  para nao queimar retirando so na solda e bem difícil tem que usar um soprador termico  para retirar sem queimar e proteger os componentes em volta  e nao deixar o soprador passar de 300  bom e ir regulando entre 200 e 300 e o aparelho de solda so para ir ajudando retirar mais sem usar a solda ele solta todo por inteiro     na solda e soprador e mais para trocar mesmo mais o que retirou ja era

• Curtir 1
Postado

Se ao retirar com o ferro ele queima, então ao soldar um mosfet novo com ferro ele também queima ?

Será que ao retirar o mosfet com ferro danifica as trilhas internas da placa-mãe também ?

Parece que isso aconteceu aqui comigo pois os pontos de solda da placa do mosfet retirado estão com resistência em aberto.

Postado

@Henrique - RJ  sim  para colocar tem que tomar muito cuidado se nao você queima trilha!! dependendo da onde for e que para retirar e mais fácil queimar pois tem que fazer força mais temperatura e solda! e ja aconteceu comigo tb de trocar e ferra a MB
de o ponto de solda por baixo primeiro e bem pouco!! e use FLUXO DE SOLDA para retirar facilita muito  para nao queimar e pode reutillizar so  com  soprador termico man na raça tem que ter muitos anos de  "mitologia" fazer na mao e mesmo assim o risco e gigante e olha onde estão as trilas para nao colocar o ferro la e lascar!! vou te passar um video que  e quase o mesmo principio do que estou explicando !! >>>video reparo      soprador e meio carinho mais vale a pena uma revisao um exemplo igual do video de  dc jack custa em media 250 reais   se compra a maquina e faz o resto da vida!!!

• Curtir 1
Postado

Mais alguém ?

Pensei em isolar um mosfet soldado com papel metalizado e agarrá-lo com um alicate ao dessoldar ele. Penso que assim o alicate irá esfriar o encapsulamento evitando a queima durante a dessolda. Será que consigo remover sem queimar ele desse modo ?

Postado

Estava achando que os mosfet haviam queimado mas ao ler o texto do blog do link abaixo percebi que estava testando de modo errado. Aparentemente todos os 4 que retirei das duas placas estão ruins. Dois desses mosfets estando claramente em curto isto é, com resistência zero. Eles foram retirados da placa que quero consertar e eu desconfiei deles quando, com a placa ligada, uma das perninhas que deveria apresentar uma tensão de 1,6V estava em zero e a outra que deveria estar em torno de 3V estava com 6V.

http://www.ibytes.com.br/testando-transistores-mosfets-usando-multimetros-diferente-de-bipolar/

Então esses mosfets não foram queimados ao serem dessoldados das placas.

Postado

Amigo antes de retirar os mosfets da placa-mãe coloque multímetro na escala de resistência x1 ou teste de continuidade e no conector de energia do processador teste continuidade entre onde vai o fio positivo e o fio negativo. Se passar alguma continuidade tem 90 % de chance dos mosfets estarem em curto. terá que retira-los para testar.

Para retirar um mosfet e aconselhável estação de ar quente. muito difícil você conseguir retirar com ferro de solda sem danificar o componente.

Eu ja retirei e soldei também vários mosfets aqui com soprador em temperatura em 450 graus e não queimaram funcionaram normalmente depois. Ate por que em algumas placas mães as soldas só derretem acima de 350 graus.

Quando você seleciona a temperatura de 450 graus, é a temperatura da resistência do soprador e não a temperatura que ficara o mosfet. Ate por que o estanho derrete entre 230 graus. Então quando você coloca o soprador em 450 graus em cima do componente já segure-o com um alicate. assim que o estanho derreter o componente sairá. E isso acontece em 250 graus. Não danifica ele.

• Curtir 1
Postado

@brunocparra

Agradeço pela resposta.

Soldei porcamente dois desses 4 mosfets da outra placa que pareciam em um estado um pouco melhor no multímetro, com apenas um pouco de fuga conforme o texto do blog do link acima, mas ela não funcionou ainda que o led acendesse e a fonte funcionasse.

Talvez não tenha tido sucesso por serem mosfets diferentes dos originais que foram retirados antes ou então por terem sido danificados pelo ferro de 60W ou ainda pelo defeito ser em outro local.

Devo enviar essa velha placa para a assistência técnica pra ver se a recuperam por baixo custo aqui na cidade pois não dá para eu fazer mais nada de experiência com gasto quase zero. Ainda a acho útil por aceitar um Athlon XP 2200+ ( ~1,8 GHz ) soquete 462 com capacidade de 1 GB de memória SDR. 

Também a devo enviar para conserto por curiosidade pois desejo saber se os defeitos que encontrarão nela são os que desconfio serem e como deve-me custar só uns 50 reais acho que vale a pena.

O teste que você sugeriu no plug de alimentação do processador não dá para fazer aqui devido ao modelo antigo de hardware que não o tem ( lembre-se que os mosfets são reguladores de 3V e não de 12V ).

Ainda não tive a oportunidade de testar um mosfet de 3V novo com um multímetro para ter uma ideia de suas aferições normais e poder comparar com as de um mosfet usado.

Você acha que o que diz o autor do texto do link do blog acima é verdadeiro quanto ao resultado dos testes com multímetro ?

Em um multímetro digital, em escala de continuidade, o resultado dos testes tem que ser sempre " 1 " para o mosfet estar normal ?

.

Postado

Amigo para testar mosfet fora da placa eu uso multímetro analógico escala de resistência x1 ou digital em escala de continuidade. O teste e simples transistor mosfet você coloca uma ponteira no terminal do meio e a outra nos outros dois e depois inverte as ponteiras. Só ira conduzir em um terminal e se inverter as ponteiras no mesmo terminal não poderá conduzir.

porém esses mosfets de placa mães tem funcionamento um pouco diferente não são muito padrão os testes então você só consegue realmente ver no teste quando estão queimados quando eles passam resistência 0 ohm em todas as direções ou seja esta aberto. Do contrario muito difícil saber.

Dica quando for trocar mosfets de placa-mãe e não tem outro igual. Pegue uma sucata de placa-mãe de mesmo socket e mesma alimentação ( no seu caso socket 462 alimentação de 5 volts(Quando tem conector do processador a alimentação e 12 volts quando não tem e 5 volts)) e troque todo o conjunto de placa-mãe para a outra que funcionara corretamente ok. Lembrando sempre na mesma ordem transistor de entrada na entrada e os de saída na saída.

Sempre com estação de ar quente. Ferro de solda danificara seus componentes e também a trilha da placa-mãe. pois eles esquentara muito em um canto só do componente o que afetara sua estrutura.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...