Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Rede Wireless 802.11b


cristianorp

Posts recomendados

Como montar uma rede sem fio padrão 802.11b

Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.

O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar.

Configuração do Windows

Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.

Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar.

Acesso à internet

Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.

Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet.

Proteção contra intrusos

Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem. Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro. Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai galera

tenho adsl em rede no meu escritorio com um modem dlink 500g e um hub com dois micros instalados.

gostaria de saber se existe alguma forma de compartilhar a internet com um micro instalado em minha casa atraves de dispositivo de rede via radio ou REDE WIRELESS, e como faço para funcionar.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cristianorp@22 jul 2004, 21:52

Como montar uma rede sem fio padrão 802.11b

Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.

O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar.

Configuração do Windows

Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.

Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar.

Acesso à internet

Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.

Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet.

Proteção contra intrusos

Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem. Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro. Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm.

Seguinte.. gostei muito de seu tópico.. mas estou com uma dificuldade tremenda para fazer a rede entre dois micros funcionarem no winxp... sera que poderia me ajudar:?? as redes se reconhecem mas nada de pinga...

Abraços :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal.

Ate asi tudo bem, mais eu não preciso de uma antena para utilizar este sistema a longa distancias¿ Ate quantos metros não preciso usar esta entena¿ Somente a placa Wireless.

Ouvi falar de um sitema que você torna o modem em ROTEADOR, e pode compartilha-lo, jogar para as demais maquinas. Funciona Legal¿

abraço

Obrigado

Ricardo :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Postado Originalmente por RONCO TUNING@04 ago 2004, 21:59

Fala pessoal.

Ate asi tudo bem, mais eu não preciso de uma antena para utilizar este sistema a longa distancias¿ Ate quantos metros não preciso usar esta entena¿ Somente a placa Wireless.

Ouvi falar de um sitema que você torna o modem em ROTEADOR, e pode compartilha-lo, jogar para as demais maquinas. Funciona Legal¿

abraço

Obrigado

Ricardo :joia:

As conexões via wireless entre provedores e clientes não são seguras .

Já ouvi vários relatos muito preocupantes .

Não sei se teria isso não .

Obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por RONCO TUNING@04 ago 2004, 21:59

Fala pessoal.

Ate asi tudo bem, mais eu não preciso de uma antena para utilizar este sistema a longa distancias¿ Ate quantos metros não preciso usar esta entena¿ Somente a placa Wireless.

Ouvi falar de um sitema que você torna o modem em ROTEADOR, e pode compartilha-lo, jogar para as demais maquinas. Funciona Legal¿

abraço

Obrigado

Ricardo :joia:

Caro,

Pode ser que você nem precise de antena externa. Claro que vai depender da distância deste segundo ponto. Dependendo do rádio, você consegue fechar rede de 200, 300, até 400m sem a necessidade de uma antena. Já com antena você pode fechar link de até 60Km.

Sobre o tal sistema que torna um modem em roteador eu não conheço. Porém existem alguns modens que fazem roteamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por ventriloquo+21 ago 2004, 23:18QUOTE (ventriloquo @ 21 ago 2004, 23:18) RONCO TUNING@04 ago 2004, 21:59

Fala pessoal.

Ate asi tudo bem, mais eu não preciso de uma antena para utilizar este sistema a longa distancias¿ Ate quantos metros não preciso usar esta entena¿ Somente a placa Wireless.

Ouvi falar de um sitema que você torna o modem em ROTEADOR, e pode compartilha-lo, jogar para as demais maquinas. Funciona Legal¿

abraço

Obrigado

Ricardo :joia:

As conexões via wireless entre provedores e clientes não são seguras .

Já ouvi vários relatos muito preocupantes .

Não sei se teria isso não .

Obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Infelizmente nesse forum não tem ninguém que possa comentar sobre wireless a longa distancia a unica coisa que se ouve é hifi e redinhas sem fio de 100 metros, o que eu e outros amigos precisam saber sobre esta modalidade e seus equipamentos e a distancia, que equipamentos devem ser usados etc, sugestões de pessoas que nunca lidaram com este tipo de enlance não irão ajudar muita. coisa.... se alguem puder me ajudar o caso e seguinte:

Quero comprar um AP DWL-2100 + uma placa DWLG520 com antenas para distancia de 2km entre a matriz e filial com distancia sem obstaculos e com visual, queria saber de alguma pessoa que ja lidou com esses equipamentos se da certo, algumas dicas etc.

Aguardo respostas...

Att. Everton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pymo@28 out 2004, 12:06

Se tenho uma rede domestica WIRELESS e um modem como roteador ligado ao Velox 256. A Conexao será dividida entre as maquinas conectadas ou todas vão acessar a 256k??

Vai ficar dividido, teoricamente.

Se você tem um link de 300k e pendurar 2 micros neste link, teoricamente cada micro terá 150kbps de banda. E se pendurar 4 micros, cairia para 75kbps e por aí vai.. Mas a conta que se faz não é bem assim. Por isso que eu disse que é teoricamente.

Explico: Dentre outras coisas, para cair a velocidade tanto assim, os dois micros tem que estar fazendo download de arquivo grande ao mesmo tempo para a velocidade efetiva ficar em 150kbps.

E depende ainda da qualidade dos links onde cada um esteja acessando.. Por exemplo, tem servidor que pode estar lotado e permitindo o download a taxa de apenas 3kbps.. E o outro micro poderá estar usando o resto da banda do seu link..297kbps teóricos..

Então, em outro momento, em vez de fazer download, se tiver os 2 micros acessando e lendo páginas da internet (o cara lê, depois clica, lê outra coisa, clica...), ao invés de fazer um longo download, ficará quase imperceptível essa queda.

Tanto é verdade que foi possível para mim compartilhar um link de 600kb em 8 vizinhos. Teoricamente cada um teria uma banda efetiva de 75kbps. Mas como existe intervalos, onde há apenas picos de demanda para cada um carregar uma página, praticamente parecia que todo mundo estava a 300 kbps cada um... ou mais..

E é claro... solicitei a turma fazer grandes downloads de madrugada, quando tem menos gente pendurado no nosso link ADSL Quake3 Interblocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por evertonsoares@22 out 2004, 09:03

Infelizmente nesse forum não tem ninguém que possa comentar sobre wireless a longa distancia a unica coisa que se ouve é hifi e redinhas sem fio de 100 metros, o que eu e outros amigos precisam saber sobre esta modalidade e seus equipamentos e a distancia, que equipamentos devem ser usados etc, sugestões de pessoas que nunca lidaram com este tipo de enlance não irão ajudar muita. coisa.... se alguem puder me ajudar o caso e seguinte:

Quero comprar um AP DWL-2100 + uma placa DWLG520 com antenas para distancia de 2km entre a matriz e filial com distancia sem obstaculos e com visual, queria saber de alguma pessoa que ja lidou com esses equipamentos se da certo, algumas dicas etc.

Aguardo respostas...

Att. Everton

Everton Soares

Vou contar minha experiência, de forma resumida:

Eu preciso ligar a fábrica até minha casa no centro da cidade. A distância é 5 kms em linha reta.

Levantei primeiro as informações do GPS. E depois tracei uma reta e percorri a mesma para identificar possíveis obstáculos que poderiam determinar a altura da antena. Porque é possível comprar torre de 12 metros daquelas antigas torres de antena de tv por menos de 120 reaus. Mas, se eu precisasse fazer duas antenas de 30 metros cada, aí calculo que o custo ficaria em 4 contos cada e por aí vai..

Comprei :

2 antenas de 24DBI, de grade, da visiontec, boas.

2 pigtails da hytronic , bons

2 cabos de 1,5metros coaxial para rádio de qualidade

2 pares de conector para cabo coaxial

2 painél metálico de 40 x30 cms

2 AP - D-link DWL-900AP+ (gerenciavel via web, 5 funções em 1, baratin, baratin, nível de potência gerenciável, encriptação até 256bits - Se for para botar defeito nele, diria que faltava apenas uma função gráfica de qualidade de sinal recebido, para melhor orientação das antenas).

Fixada a antena e feito os cabos coaxiais, pendurei o painél metálico que será o abrigo do AP, porque ele ficará apenas 1,5 metros abaixo da antena. Motivo: O cabo coaxial de radio, além de caro (em torno de 5 reais o metro), perde sinal a cada 10 metros. Então é vantajoso pendurar o AP lá em cima, perto da antena de grade. Depois conectei o pig tail neste cabo coaxial e enfim conectei-o ao AP.

Depois de feita a conexão ethernet do AP, bastou configurá-lo como AP, criar o SSID (no caso,um nome para a sua rede wireless) e escoher um mesmo canal adequado para os 2 APs.

E boa. Durante o teste, sem obstáculos o sistema funcionou.

Além disso, não é bolinho orientar com precisão essas duas antenas. Para isso, conto com um amigo com um notebook equipado com cartão de rádio e software Network Stumbler (free e ainda por cima excelente), para identificar o melhor nível de sinal obtido.

Agora o meu problema são os obstáculos perto de minha casa, porque além da altitude, tem um galpão enorme de alumínio de 15 metros de altura, fora os eucaliptos. E como minha antena fica mais de 26 metros de altura, não está muito fácil subir lá com o notebook para testar a nova orientação (agora com obstáculos).

Por isso, nesse momento, estou procurando um soft que analiza a qualidade do sinal a partir do AP e não do cartão (tô achando difícil encontrar o dito cujo), para eu não ter que subir tão alto com o notebook.

Flaouws

fschurts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá possuo dois computadores com winxp sp2 sendo que um deles tem o velox com o modem D-link 502g e um roteador wireless DI-514, no segundo PC tenho o adpatador wireless usb dwl-122, quando o roteador wirless esta ligado no pc 1 não consigo conectar o velox, mas quando tá sem eu consigo, gostaria de saber como faço para compartilhar o velox com o segundo pc em uma rede sem fio wireless, alguém pode me ajudar? alguém conhece alguma configuração? pois fiz tudo o que tem descrito no manual e não deu certo... por favor alguem me ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por evertonsoares@22 out 2004, 09:03

Infelizmente nesse forum não tem ninguém que possa comentar sobre wireless a longa distancia a unica coisa que se ouve é hifi e redinhas sem fio de 100 metros, o que eu e outros amigos precisam saber sobre esta modalidade e seus equipamentos e a distancia, que equipamentos devem ser usados etc, sugestões de pessoas que nunca lidaram com este tipo de enlance não irão ajudar muita. coisa.... se alguem puder me ajudar o caso e seguinte:

Quero comprar um AP DWL-2100 + uma placa DWLG520 com antenas para distancia de 2km entre a matriz e filial com distancia sem obstaculos e com visual, queria saber de alguma pessoa que ja lidou com esses equipamentos se da certo, algumas dicas etc.

Aguardo respostas...

Att. Everton

Everton...

Eu trabalho num provedor de internet via Wireless e temos clientes com 3 Km de distância em linha reta do provedor, o maior problema são as árvores, pois elas causam interferência. Eu te aconselho a utilizar duas placas boas (Dlink, Samsung ou Realsat) e configurar elas em AD-HOC (ponto a ponto), você não precisa gastar com torres e AP, basta você verificar os obstaculos entre os dois pontos, você deve colocar antena externa (eu uso Zirok - Homologada pela Anatel) ligada na placa atraves de um cabo RGC 213 e apontadas uma para a outra, visto que o principio do funcionamento da rede Wireless é um ponto ter visada para a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá!!!

Gostaria de expor nosso caso para saber o que é melhor para nós, já que aqui estamos querendo implementar uma rede Wireless para implementação de uma rede e compartilhamento de internet...

Bem, é o seguinte: somos em três, dividimos em um ponto central, eu numa ponta e o outro colega na outra ponta (mais ou menos como numa linha reta). A distância média entre eu e o ponto central é de +- 70 metros (arredondamos pra 100), nossas casas são do tipo "sobrado" (dois andares), o que veio a calhar porque há casas desse tipo e muitas árvores entre as duas casas. Assim há um contato visual muito bom.

Agora entre o ponto central e a casa do meu outro colega fica mais complicada, porque a casa dele que fica na outra extremidade está do outro lado da rua e um nível abaixo (ou seja, o teto dele fica no nível do chão na casa onde será o ponto central)

Testamos com este access point da Linksys, mas era um modelo Wireless-G de 2,3Ghz. As placas de rede testamos com esta da LG. Primeiro colocamos os equipamentos normalmente dentro da casa dele (minha máquina e a do ponto central na mesma casa) e pudemos testar pra ver se estava funcionando. Legal, então colocamos a minha máquina de volta em casa. Como esperava, não funcionou e na casa que está um nível abaixo também não. Então meu colega pegou a anteninha da placa de rede, colocou um coaxial de antena de TV, botou a anteninha pra fora e conseguiu uns 40% de sinal. Em casa esse mesmo esquema rendeu de 40% a 50% de sinal dependendo da posição da antena.

Bem, nos animamos muito, então pensamos em comprar uma antena externa como esta, embora não saibamos se é a mais indicada para o nosso caso. Gostaríamos de saber se esta "topologia" que consiste em...

- Access Point Linksys de 2,3Ghz (ponto central)

- Duas placas de rede wireless (as duas estações na extremidade da linha)

- Três antenas externas (para as estações na ponta e também no ponto central)

... se é a mais indicada, se conseguiremos pelo menos uns 90% de sinal mesmo com o tempo chuvoso, ou se teríamos que trocar algum equipamento.

Desde já valeu pela força, dei uma lida no post... embora tenha ficado mais confuso por não entender de wireless (e cogitando que a rede seja instalada, ainda há a configuração para encriptação/segurança do sinal...)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Olá amigos,

Eu comprei um router Linksys Cisco WRT54G, uma antena omnibidirecional 18dbi à 3m de altura (2m de cabo entre a antena e o router) e 25 placas de rede wireless LG 5400G. Configurei o router e depois as plaquinhas em cada máquina e pronto! tá tudo certinho (estou usando apenas a 10 dias). Aconselho quem quiser fazer sem problemas. Investi pouco dinheiro em tudo e funciona 100%

A máquina mais distante do router que tenho é 1 km, com árvores e construções, porém terreno plano e estou transitando em 36mbps (70% do sinal máximo).

A parte de segurança fiz pelo router com WEP e restrição pelo nrs. MAC; e pelo servidor através do domínio (usuário e senha).

Abraços,

climb1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eta onde vale a pena?

Com toda certeza as redes sem fio estão no mercado para ficar e ser tendencia dqui para frente, porém é bom resaltar a muitos que por muitas vezes as redes cabeadas (aquelas com cabinhos, HUB e tal) saem bem mais barata (as vezes ate 75% menos que as sem fio). então antes de planajar uma rede domestica ou simples para compartilhra com impressora em um escritorio ou coisa do genero, ´levantar na ponta da caneta o valor do projeto e sua viablidade.

EU SOU UM ADEPITO DA TEC. SEM FIO (mais ainda esta meia careira) :aranha:

***************

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigos li quase tudo que vocês postaram e pergunto:

Feita a instação dos equipamentos, no meu caso comprei:

1 MODEM ADSL 502G TELEMAR/D-LINK

1 PLACA PCI DWL G520+ D-LINK

1 ROTEADOR CABEADO/WIRELESS DI 624+ D-LINK

Sendo que irei colocar uma maquina ligada ao modem ADSL e ao Access point via cabo, e em outra eu instalarei a placa de rede PCI WIRELESS, mais uma vez minha pergunta é: Feita a instalação dos componentes, a configuração dos protocolos é similar a rede cabeada?

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...