Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Rede Wireless 802.11b


cristianorp

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por GustavoMaia@31 de dezembro de 2005, 23:10

Eu gostaria de saber o que eu preciso e como eu faço para eu ter uma rede sem fio em casa de dois computadores em windows xp nos 2 computadores. Obrigado.

Se a rede é somente entre 2 computadores, você precisará apenas de 2 placas de rede wireless.

Esse tipo de rede entre 2 micros chama-se rede "ad-hoc". Basta configurar o endereço em cada uma das placas, o grupo de trabalho e compartilhar as pastas desejadas.

Já se você quer COMPARTILHAR banda larga sem fio com 2 micros, aí é diferente.

Abs!

T+!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Aproveitando o assunto, se eu tenho speedy entrando pelo cabo de rede normal em um pc, coloco uma placa wirelees nele e em mais um pc, então faço essa rede apenas com os dois (ad-hoc) e como compartilho a internet para o segundo pc via wireless ? :blink: Eu to acostumadoa fazer tudo com plakinha de rede, cabinhos... tudo na maior trankilidade agora sem fio fico a duvida :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por diegogatti@31 de janeiro de 2006, 10:56

Aproveitando o assunto, se eu tenho speedy entrando pelo cabo de rede normal em um pc, coloco uma placa wirelees nele e em mais um pc, então faço essa rede apenas com os dois (ad-hoc) e como compartilho a internet para o segundo pc via wireless ? :blink:  Eu to acostumadoa fazer tudo com plakinha de rede, cabinhos... tudo na maior trankilidade agora sem fio fico a duvida  :(

você deveria ter aberto um tópico, mas vamos lá:

1) você quis dizer colocar uma placa wireless em 2 PCS, uma no que está com o Speedy e em outro sem nada, é isso?

2) Caso a resposta acima seja positiva, você pode aproveitar a conexão do PC com o Speedy e transformá-lo num PROXY com o programinha GRÁTIS e BRASUCA WinConnection. você precisará de 2 programinhas: O Servidor Proxy para o PC com Speedy e um "Client" para o outro. O único inconveniente disso é q o PC com Speedy precisará ficar ligado o tempo todo em q o outro PC estiver conectado à internet.

3) Caso essa não seja a configuração desejada, você terá apenas sua rede ad-hoc (não instale o WinConnection). Se quiser que qualquer um dos micros acesse a net sem precisar do outro, você terá que plugar outra placa wireless no segundo PC e um Wireless Access POint, tipo D-Link DWL-2100 AP, na saída do roteador. Ficaria assim:

Modem -> uma saída do roteador -> PC com Speedy "a cabo"

Modem -> outra saída do roteador -> WIreless Access Point -> PC com outra placa wireless.

T+!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Zanini@03 de janeiro de 2006, 20:01

Se a rede é somente entre 2 computadores, você precisará apenas de 2 placas de rede wireless.

Esse tipo de rede entre 2 micros chama-se rede "ad-hoc". Basta configurar o endereço em cada uma das placas, o grupo de trabalho e compartilhar as pastas desejadas.

Já se você quer COMPARTILHAR banda larga sem fio com 2 micros, aí é diferente.

Abs!

T+!

:bye:

Olá,

já que me parece que você entende do assunto, la vão as perguntas de um leigo em Wireless:

- Tenho um desktop ligado a internet via modem Virtua. Posso via portas USB conectar sem fios um notebook ao desktop, e que o notebook use o acesso a internet via desktop ? O que preciso comprar ? Adaptador Bluetooth USB para cada micro ? Sei que em rede "ad-hoc" o desktop vai precisar estar ligado, mas não ha problema nisso. Please, ilumine uma anta em Wireless ;-)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por jpheraud@08 de fevereiro de 2006, 18:13

Olá,

já que me parece que você entende do assunto, la vão as perguntas de um leigo em Wireless:

- Tenho um desktop ligado a internet via modem Virtua. Posso via portas USB conectar sem fios um notebook ao desktop, e que o notebook use o acesso a internet via desktop ? O que preciso comprar ? Adaptador Bluetooth USB para cada micro ? Sei que em rede "ad-hoc" o desktop vai precisar estar ligado, mas não ha problema nisso. Please, ilumine uma anta em Wireless ;-)

Abraços

OLá!

Obrigado à parte q me toca, mas não entendo nem a metade do que eu gostaria de saber sobre o assunto... :P

Respondendo à sua pergunta: Sim, é possível essa conexão! você pode fazer:

1) Com bluetooth, uma pequena rede para troca de arquivos. No entanto, não posso afirmar se funcionará para acesso à internet (mas acredito que sim);

2) você pode usar 2 adaptadores Wi-Fi USB, configurá-los e fazer sua rede sem fio.

Em ambos os casos você terá que usar o programinha WinConnection(GRÁTIS até 3 usuários) que mencionei no tópico anterior. Instale o WinConnection proxy no micro com a internet a cabo e o WinConnection Client no notebook. Configure o programinha e você poderá acessar a net via desktop. Não esqueça de configurar os firewalls de ambos os micros (caso haja) para aceitar os endereços dos 2 adaptadores de rede USB.

QUer um bom livro sobre o assunto?

Kit do Iniciante em Redes Sem Fio - O Guia prático sobre redes Wi-Fi para Windows e Macintosh. 2.a Edição

Autores: Adam Engst e Glenn Fleishman

Editora: Pearson (Makron books)

Paguei R$75 nesse livro na Ciência Moderna, tempos atrás.

D uma olhada AQUI para ver alguns preços dele ou AQUI NA Saraiva para ver detalhes do mesmo.

qualquer coisa é só postar!

Boa sorte!

T+!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por d3x73r@10 de fevereiro de 2006, 12:23

estou tebntando montar uma wireless em casa porém quando consigo conectar as taxas de transferencia simplesmente despencam!

notei que a comunicacao com o modem tambem é comprometida.

alguem pode me explicar o que pode estar acontecendo?

você não disse:

1) Qual o equipo;

2) Q lugar da sua casa está o transmissor e o outro lugar onde está o micro "recebedor" (tipo 1 na cozinha e outro no quarto, etc);

3) distância física entre os 2 pontos;

4) Se há paredes entre as estações e de q tipo (concreto, madeira, etc);

5) Altura do "ponto" transmissor (se está no chão, atrás domicro, etc).

T+!

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

tenho 2 assecc point edimax EW7203APG funcionando em p2p com antenas externas ligando o ponto 1º ao 2º que estão separados em uma distancia de uns 7 km. Gostaria de ligar um 3º ponto usando um assecc point TRENDnet TEW-210APB tambem com antena externa que esta entre o ponto 1º e 2º na mesma direção gostaria de saber como configurar os access point?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola pessoal!

Olha só, estou com um problema com uma conexão wireless em um roteador linksys. Configurei pra um amigo o roteador e o notebook dele e estava funcionando ok. Depois de umas semanas ele levou o notebook pra casa de um amigo dele pra fazer um trabalho e quando voltou o notebook dele não pegava mais sinal nenhum na placa de rede wireless. Agora só funciona ligando via cabo mesmo. Bem, eu dei uma olhada no roteador dele hoje e tudo está como antes, nenhuma configuração foi alterada. Acho que o problema está no notebook dele. Ele disse que não mexeu em nada, mas sabe como é né! Bem, aparentemente está tudo ok com o notebook, a placa wireless está instalada e ativa mas simplesmente não capta sinal algum. Estranho porque na casa dele pegava sinal de outras redes wireless e agora não pega nada. Eu observei uma coisa que pode ser o que está causando o problema. No UTILITARIO DE CONFIGURAÇÃO DE REDE WIRELESS do win XP que fica aparecendo na barra ao lado do relogio, está marcado com um "x" como se estivesse desabilitado e quando você passa o mouse por ele aparece a frase "wireless network connection - Radio is disabled" ou seja, Radio desabilitado. O que significa isso? Procurei em tudo, painel de controle, no proprio configurador wireless pra ver se tinha uma opção pra habilita-lo, na ajuda do Windows e nada. Acho que o problema está aí mas não sei como resolver. Se alguem puder me dar uma mão eu agradeço muito. Valeu de novo!

Rodrigo

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, então to com um problema aqui. Eu comprei um roteador dlink 524 que funciona perfeitamente. Junto com ele comprei uma placa PCI wireless da Encore, mas essa não está funcionando no windows98.

Tentei instalar em 2 pcs diferentes um deles usa win98 e o outro winME e no primeiro deles tentei no win2000 também mas em todos obtive o mesmo resultado. A placa não é encontrada corretamente.

Após o windows achar a placa, eu instalo os drivers, e ele pede pra reiniciar. Reiniciado, vou no Gerenciamento de Dispositivos mas a placa se encontra com o famoso "!" (ponto de exclamação) amarelo. Quando vejo nas propriedades diz: "A placa não foi encontrada corretamente ou o windows não encontrou os drivers. (Codigo 10)"

Mas quando tentei usar no meu PC, que tem WindowsXP e que o Router está instalado, o windows automaticamente acha a placa, pede os drivers, instala os drivers e logo após, o WindowsXP, sem reiniciar, acha uma uma conexão Wireless e pede pra eu Aceita-la ou Bloquea-la, mesmo vindo do meu próprio PC!

Estou ficando maluco já. Não sei se é a placa que não se encontra com PCs antigos ou não sei o que mais... Me ajudem please!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Everton...

Eu trabalho num provedor de internet via Wireless e temos clientes com 3 Km de distância em linha reta do provedor, o maior problema são as árvores, pois elas causam interferência. Eu te aconselho a utilizar duas placas boas (Dlink, Samsung ou Realsat) e configurar elas em AD-HOC (ponto a ponto), você não precisa gastar com torres e AP, basta você verificar os obstaculos entre os dois pontos, você deve colocar antena externa (eu uso Zirok - Homologada pela Anatel) ligada na placa atraves de um cabo RGC 213 e apontadas uma para a outra, visto que o principio do funcionamento da rede Wireless é um ponto ter visada para a outra.

Amigo... tipo assim... você disse "uma para a outra" mas isso não seria uma coneccao ponto-a-ponto?

a zirok seria dos clientes certo?... o sinal de seu provedor é distribuido com qual equipamento.. painel setorial ou antena omni? valeu!!

Olá amigos,

Eu comprei um router Linksys Cisco WRT54G, uma antena omnibidirecional 18dbi à 3m de altura (2m de cabo entre a antena e o router) e 25 placas de rede wireless LG 5400G. Configurei o router e depois as plaquinhas em cada máquina e pronto! tá tudo certinho (estou usando apenas a 10 dias). Aconselho quem quiser fazer sem problemas. Investi pouco dinheiro em tudo e funciona 100%

A máquina mais distante do router que tenho é 1 km, com árvores e construções, porém terreno plano e estou transitando em 36mbps (70% do sinal máximo).

A parte de segurança fiz pelo router com WEP e restrição pelo nrs. MAC; e pelo servidor através do domínio (usuário e senha).

Abraços,

climb1

Oi. 1km parece pouco né? será que não vai mais longe? talvez se utilizar um amplificador...

q antena você utiliza nos clientes? na sua rede tem sinal de ADSL também? o sinal fica lega:...

abraço amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também coloquei uma antena externa para jogar o sinal em 360° uso um airlink para distribiuir o sinal da minha dsl 800kbps, mais não surtiu efeito a descriminiçao da antena dizia que chegaria a 20km pra se chegasse a 1km já estaria contente mais no foi bem assim coloquei a antena em uma torre de 8m e o sinal chega ruim at na minha maquina que esta em baixo da antena o q pode ser?

Amigo... não entendo nada de wireless.. mas tipo assim, no seu micro em baixo da antena acho q não vai chegar sinal nenhum já q a antena omini possui angulos de iradiação na horizontal e na vertical.... na horizontal é 360º e na vertical é 90º. logo.... D= 8 / tan45º D = 8m

então.. matematicamente.. e, na teoria, com uma torre de 8m só se obtem sinal a 8 m de distância da mesma. Mas torno a afirmar q não entendo nada de wireless.

abraços

post-74818-13884913361756_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Pessoal socorro!

Não entendo quase nada de Wireless, falei com uns colegas e me ensinaram, mais ou menos, a montar uma rede Wireless no meu prédio, para compartilhar a Internet (ADSL) meu problema é o seguinte:

Moro no andar terreo e tenho dois PCs, do lado tenho um vizinho (3 paredes) que usa um PC, e no andar de cima (1º andar) outro PC. me falaram que pode ser feita uma rede Wireless, que me atenda, e para isso preciso de:

1- Modem adsl externo (já que o que uso hoje é PCI);

1- Roteador Wireless (AP);

1- Placa de rede Wireless (para cada PC.

As minhas duvidas principais são:

Funciona?

Vai chegar sinal no andar de cima?

Este SINAL vai atravessar as paredes e tudo mais?

Se não funcionar deste jeito alguém me dê umas dicas ai, não querendo fazer cabeada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

e ai pessoal,,,

É p seguinte, estou qurendo montar uma rede sem fio em minha casa, mas gostaria de uma ajuda pois eu não sei como fazer... vou mostrar como eu estou querendo montar pra que vocês entendão,,,,

Minha internet é a Radio(((Wireless)))

tenho um Notebook(((Wlireless)))

e meu PC (((cabo ou Wireless)))

eu estou querendo receber o sinal da internet direto da minha antena externa (((o sinal chega Wireless)) em

um """EQUIPAMENTO"""(((que até então eu não sei qual usar, router, switer, aces point))),,,,, e deste """EQUIPAMENTO""" transmitir para o meu PC o sina da internet ((((pode ser por cabo ou por sinal wireless)))), e tambem enviar para o meu Notebook ((((so que ai tem que ser via wireless, pois o notebook vai estar do outro lado da rua)))),,,,

um detalhe importante é que eu não quero que o meu PC fique ligado para que eu possa acessar a internet do notebook...

Eu gostaria de usar somente um """EQUIPAMENTO""" para poder rceber e e enviar o sinal wireless....

E gostaria de saber qual irei Usar,,, de preferenica gostaria que fosse indicado um link para isso :rolleyes:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Senhores

Comprei um notebook com Wi-fi e meu tio me deixou usar a rede particular dele, a casa dele está a uns 500 600 metros, tentei localizá-la, achei uma vez ou outra, e cai sempre.... a perguna... tem como aumenta a recepção do meu note, pra que eu use sem problemas esta rede? anteno ou coisa parecida?

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, galera!!!!

Estou abrindo uma LanGame c rede wireless. So q nunca montei uma rede wireless. já andei olhando alguns tutoriais e pelo q percebi a configuração não he mt complicada não, so q gostaria de algumas dicas, principalmente sobre referencias e velocidades de placas de rede e routers adequados para essa instalação. Vou colocar 9 máquinas, sendo uma o server. O ambiente não tem nenhuma divisoria, apenas uma sala de 25m².

Agradeço pela atenção!!!!

Thyago Cerdeira

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

pessoal alguem sabe onde consigo manual do roteador linksys wrt54gs (speedbooster)em portugues pois comprei um e comprei tambem uma placa pci wireless 108g e agora preciso sabe como ligar em speed a rede wireless????me ajudem por favor não sei nada, nem por onde começar a montagem e configurações de minha nova rede sem fio???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

bem galera li as resposta e acho que não sano uma duvida minha, bem comprei um notebook e na minha casa a internet é banda larga, e tenho um modem ADSL D-Link G500, então a ligação é por cabo rj45, e gostaria de saber se tem algum parelho que de para jogar internet sem fio para o meu note, será que tem como ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, galera!!!!

Estou abrindo uma LanGame c rede wireless. So q nunca montei uma rede wireless. já andei olhando alguns tutoriais e pelo q percebi a configuração não he mt complicada não, so q gostaria de algumas dicas, principalmente sobre referencias e velocidades de placas de rede e routers adequados para essa instalação. Vou colocar 9 máquinas, sendo uma o server. O ambiente não tem nenhuma divisoria, apenas uma sala de 25m².

Agradeço pela atenção!!!!

Thyago Cerdeira

[email protected]

você não terá problema nenhum. Ligue o modem num roteador wireless (D-link e Linksys são os mais utilizados/comuns, apesar de existirem outros com mesmo funcionamento) e instale uma placa wireless em cada PC. As configurações de IP e compartilhamento são iguais a de uma rede cabeada, a única diferença ficará por conta da parte wireless.

Basicamente, você precisará configurar um nome (SSID) e uma chave de segurança (WAP/WEP) que serão iguais em todos os micros e no roteador.

pessoal alguem sabe onde consigo manual do roteador linksys wrt54gs (speedbooster)em portugues pois comprei um e comprei tambem uma placa pci wireless 108g e agora preciso sabe como ligar em speed a rede wireless????me ajudem por favor não sei nada, nem por onde começar a montagem e configurações de minha nova rede sem fio???

Tem uma guia de instalação rápido em português, que pode achar até na página da Linksys, mas manual completo só encontrei em inglês. Acredito já ter resolvido já que faz mais de um mês que postou, mas qqr coisa diz aí qual a dúvida, tentaremos ajudar...

bem galera li as resposta e acho que não sano uma duvida minha, bem comprei um notebook e na minha casa a internet é banda larga, e tenho um modem ADSL D-Link G500, então a ligação é por cabo rj45, e gostaria de saber se tem algum parelho que de para jogar internet sem fio para o meu note, será que tem como ?

Sim, você só precisa de um roteador wireless. você liga o modem no roteador e este enviará o sinal wireless para seu computador.

F l w !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nesse forum não tem ninguém que possa comentar sobre wireless a longa distancia a unica coisa que se ouve é hifi e redinhas sem fio de 100 metros, o que eu e outros amigos precisam saber sobre esta modalidade e seus equipamentos e a distancia, que equipamentos devem ser usados etc, sugestões de pessoas que nunca lidaram com este tipo de enlance não irão ajudar muita. coisa.... se alguem puder me ajudar o caso e seguinte:

Quero comprar um AP DWL-2100 + uma placa DWLG520 com antenas para distancia de 2km entre a matriz e filial com distancia sem obstaculos e com visual, queria saber de alguma pessoa que já lidou com esses equipamentos se da certo, algumas dicas etc.

Aguardo respostas...

Att. Everton

Oi Everton,

talvez esta matéria te interesse:

http://www.pcmag.com/article2/0,1895,2012018,00.asp

faça o download do pdf longdistancewifi.zip

É uma solução trabalhosa e não muito barata, mas se há interesse comercial em jogo, pode valer a pena.

Nãohá mágica nestas coisas: você precisa de um link direcional, antenas, provavelmente um booster de sinal e visada direta entre as antenas. Pouco importa se o que vai ser transmitido é video, audio ou dados, é um radio enlace do mesmo jeito.

Boa sorte,

jah_lah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde.

Vou pegando uma carona nesse post.

Vi num dos comentários que a rede wireless não é segura, mas isto é falso, encripte em WEP 128 bits e só dizendo qual é a senha, além do mais, o objetivo principal é compartilhar a internet e não arquivos, sendo assim, não compartilhe seu HD, faça isso com CD-ROM, por exemplo.

A distância de alcance é muito relativa, mas com 5 km com o AP com antena externa e o receptor com antena de 24 DBi funciona sem problemas, se não tiver obstáculos na linha de visada das antenas.

Quem está acostumado com Hub vai notar diferença na velocidade, porque a maioria as placas é 11/54 MB, enquanto que a maioria dos Hubs é 100/100 MB.

No mais, quem puder que ligue, e um abraço para aqueles que não podem.

Seja bem vindo o fim dos fios e as quebradeiras em paredes de escritórios.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pessoal, estou precisando montar uma rede, só que ela seria de um modo bem interessante.......entre o roteador wireless encore, e um dos computadores, tem por volta de 12 paredes e 3 lajes( apartamentos), e o outro 5 paredes e uma laje, os dois com placas pci encore 54 mbps............queria saber se é possivel configurar essa rede sem antena, ou caso fique melhor, como devo colocar uma antena no projeto????????????????????????obrigado

mais uma copisa, é nessesário que eu coloque um dos computadores como servidor??ou posso colocar para que qualque máquina que tenha wireless nas redondezas possa entrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...