Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Rede Wireless 802.11b


cristianorp

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Por Favor Galera,

Estão construindo uma casa na frente da minha e é meu primo que vai morar la

queria fazer uma rede wireless outdoor entre minha casa, a casa do meu primo e a casa do meu tio q fica no maximo a 100 metros da minha....

por favor queria saber se da pra fazer

o equipamento que devo usar....

e como montar essa rede....

queriamos compartilhar uma conexão de internet entre nos assim fica mais barato....

mas não é só isso...queremus usar tambem para jogos....

queriamos uma rede em que todos pudessem enviar e receber informações...

por favor respondam.....

valeu aí..

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li grande parte dos tópicos, mas ainda tenho uma dúvida de como montar uma conexão internet via rádio e um roteador wireless.

Existe uma antena no condominio que recebe o sinal e esse sinal é distribuido para os assinantes do condominio, no meu ap tenho um modem (que recebe o sinal via rádio através da linha telefonica) ligado no micro. Gostaria de ligar o roteador wireless para conectar a internet com o note (via wireless) como ficaria essa conexão do modem com o roteador? para acessar a internet meu micro precisa estar ligado? a configuração do IP, Gatway e DNS será a mesma que uso no micro?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

POR FAVOR, ALGUEM PODE ME AJUDAR

EU TENHO UMA REDE NORMAL NA EMPRESA COM SPEEDY COM FIO FICA A 3KM DA MINHA RESIDENCIA, TEM COMO EU USAR MINHA A INTERNET NA MINHA RESIDENCIA COM O MEU DESK TOP SEM TER QUE COLOCAR UMA LINHA TELEFONICA E CONTRAR OUTRO SPEEDY. ALGUEM PODE ME DAR UMA SUGESTÃO??

NA MINHA RESIDENCIA E NO TRABALHO USO WINDS. XP

MEUS CONTATOS:

[email protected]

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

Gostaria que se possivel me ajudassem.

Vou ter que instalar uma rede sem fio em um consultorio dentario, é a primeira vez que vou fazer isso.

Inicialmente são dois computadores, sendo um notebook Compaq novo compativel com rede 802.11g e um desktop Itautec

Internet Virtua da NET para ser compartilhada entre os dois micros, com acesso independente.

As perguntas:

1º - Quanto devo cobrar pelo trabalho, pretendo deixar a rede com toda a segurança ativada, antivirus, firewall e SO's atualizados.

2º - O que vou precisar comprar, se possivel com marcas e especificações e estimativa de preço.

3º - Em relação ao Virtua como devo proceder para compartilhar a internet atraves da rede sem fio.

Acho que é só isso que preciso saber por enquanto, desculpe a quantidade de duvidas, mas primeira vez é complicado.

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, por favor me ajudem!

Sei que isso deve ser simples, mas estou com dificuldades de montar uma rede wireless lá em casa. A situação é a seguinte:

Tenho um pc (WinXP) com velox que está ligado em um roteador D-link wireless. E tenho outro pc em outro comodo, no qual eu tenho um access point da D-link tb wireless, que serviria como receptor da conexão. Sei que deveria ter comprado simplesmente um adaptador USB wireless, mas agora não dá mais para trocar. Alguma boa alma, poderia me dar uma luz, do que fazer.

Abraço.

Eduardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem galera li as resposta e acho que não sano uma duvida minha, bem comprei um notebook e na minha casa a internet é banda larga, e tenho um modem ADSL D-Link G500, então a ligação é por cabo rj45, e gostaria de saber se tem algum parelho que de para jogar internet sem fio para o meu note, será que tem como ?

Eu tb gostaria de saber, eu tenho o modem d-link 500G e gostaria de saber se ele é capaz de distribuir o sinal wireless se eu colocar uma antena nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:eek:

Everton Soares

Vou contar minha experiência, de forma resumida:

Eu preciso ligar a fábrica até minha casa no centro da cidade. A distância é 5 kms em linha reta.

Levantei primeiro as informações do GPS. E depois tracei uma reta e percorri a mesma para identificar possíveis obstáculos que poderiam determinar a altura da antena. Porque é possível comprar torre de 12 metros daquelas antigas torres de antena de tv por menos de 120 reaus. Mas, se eu precisasse fazer duas antenas de 30 metros cada, aí calculo que o custo ficaria em 4 contos cada e por aí vai..

Comprei :

2 antenas de 24DBI, de grade, da visiontec, boas.

2 pigtails da hytronic , bons

2 cabos de 1,5metros coaxial para rádio de qualidade

2 pares de conector para cabo coaxial

2 painél metálico de 40 x30 cms

2 AP - D-link DWL-900AP+ (gerenciavel via web, 5 funções em 1, baratin, baratin, nível de potência gerenciável, encriptação até 256bits - Se for para botar defeito nele, diria que faltava apenas uma função gráfica de qualidade de sinal recebido, para melhor orientação das antenas).

Fixada a antena e feito os cabos coaxiais, pendurei o painél metálico que será o abrigo do AP, porque ele ficará apenas 1,5 metros abaixo da antena. Motivo: O cabo coaxial de radio, além de caro (em torno de 5 reais o metro), perde sinal a cada 10 metros. Então é vantajoso pendurar o AP lá em cima, perto da antena de grade. Depois conectei o pig tail neste cabo coaxial e enfim conectei-o ao AP.

Depois de feita a conexão ethernet do AP, bastou configurá-lo como AP, criar o SSID (no caso,um nome para a sua rede wireless) e escoher um mesmo canal adequado para os 2 APs.

E boa. Durante o teste, sem obstáculos o sistema funcionou.

Além disso, não é bolinho orientar com precisão essas duas antenas. Para isso, conto com um amigo com um notebook equipado com cartão de rádio e software Network Stumbler (free e ainda por cima excelente), para identificar o melhor nível de sinal obtido.

Agora o meu problema são os obstáculos perto de minha casa, porque além da altitude, tem um galpão enorme de alumínio de 15 metros de altura, fora os eucaliptos. E como minha antena fica mais de 26 metros de altura, não está muito fácil subir lá com o notebook para testar a nova orientação (agora com obstáculos).

Por isso, nesse momento, estou procurando um soft que analiza a qualidade do sinal a partir do AP e não do cartão (tô achando difícil encontrar o dito cujo), para eu não ter que subir tão alto com o notebook.

Flaouws

fschurts

Nussi fio.... hauhuaaha:eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Ola pessoal!

Olha só, estou com um problema com uma conexão wireless em um roteador linksys. Configurei pra um amigo o roteador e o notebook dele e estava funcionando ok. Depois de umas semanas ele levou o notebook pra casa de um amigo dele pra fazer um trabalho e quando voltou o notebook dele não pegava mais sinal nenhum na placa de rede wireless. Agora só funciona ligando via cabo mesmo. Bem, eu dei uma olhada no roteador dele hoje e tudo está como antes, nenhuma configuração foi alterada. Acho que o problema está no notebook dele. Ele disse que não mexeu em nada, mas sabe como é né! Bem, aparentemente está tudo ok com o notebook, a placa wireless está instalada e ativa mas simplesmente não capta sinal algum. Estranho porque na casa dele pegava sinal de outras redes wireless e agora não pega nada. Eu observei uma coisa que pode ser o que está causando o problema. No UTILITARIO DE CONFIGURAÇÃO DE REDE WIRELESS do win XP que fica aparecendo na barra ao lado do relogio, está marcado com um "x" como se estivesse desabilitado e quando você passa o mouse por ele aparece a frase "wireless network connection - Radio is disabled" ou seja, Radio desabilitado. O que significa isso? Procurei em tudo, painel de controle, no proprio configurador wireless pra ver se tinha uma opção pra habilita-lo, na ajuda do Windows e nada. Acho que o problema está aí mas não sei como resolver. Se alguem puder me dar uma mão eu agradeço muito. Valeu de novo!

Rodrigo

[email protected]

Das duas uma: ou o rádio está desligado ( normalmente tem um led e um botão ou combinação de teclas para ativar/desativar o rádio do notebook), ou a placa está desabilitada no gerenciador de dispositivos(Painel de Controle > Sistema > Aba Hardware > Gerenciador de Dispositivos), aí procura na lista de dispositivos o adaptador de rede sem fio, que deve estar com o X do lado), dá um botão direito nela e manda Ativar.

Acho que isso deve resolver....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li grande parte dos tópicos, mas ainda tenho uma dúvida de como montar uma conexão internet via rádio e um roteador wireless.

Existe uma antena no condominio que recebe o sinal e esse sinal é distribuido para os assinantes do condominio, no meu ap tenho um modem (que recebe o sinal via rádio através da linha telefonica) ligado no micro. Gostaria de ligar o roteador wireless para conectar a internet com o note (via wireless) como ficaria essa conexão do modem com o roteador? para acessar a internet meu micro precisa estar ligado? a configuração do IP, Gatway e DNS será a mesma que uso no micro?

Grato pela ajuda.

O que eu fiz no teu caso é o seguinte:

Coloquei uma placa wireless no computador, instalei o software da placa. Quando eu reiniciei a máquina, o programa que controla a placa de rede ficou rodando no tray, cliquei com o botão direito do mouse no ícone e selecionei Switch to AP Mode, ou seja, coloca a placa como AP, setei um SSID pra rede e configurei criptografia. Peguei o notebook, dei uma busca por redes disponíveis, quando apareceu o meu SSID, mandei conectar, digitei a senha da criptografia aí tava pronto a conexão entre os computadores. Para puxar a internet, entrei nas conexões de rede do micro, fui na conexão de rede local, entrei em propriedades, fui na aba Avançado e selecionei "Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à Internet" dá Ok que o Windows já ajeita tudo: Compartilha a conexão da internet, seta o endereço da tua placa de rede sem fio(IP:192.168.0.1/NetMask:255.255.255.0 - Não mexe nessas configurações) e já coloca ela como servidor DHCP. Reseta o note, faz ele conectar a rede sem fio(provavelmente ele vai detectar e conectar sozinho) e tu já tá acessando a net. Detalhe: O micro tem que estar ligado para que tu possa acessar a internet pelo note.

Se o modem é externo, tu poderias tentar usar um AP que tenha mais de uma entrada LAN para fazer:

Modem -> Porta WAN do AP -> Porta LAN do AP - > Micro

|-> Rede sem Fio - > Note

Só que é um risco que tu corre porque muitas vezes o provedor de internet controla o acesso pelo MAC da placa de rede do micro, aí complica e tu pode botar dinheiro fora.

Espero que tenha ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

segui os procedimentos do tutorial do Gabriel Torres de como fazer uma rede SEM roteador para ligar meu PC(c/ ADSL) no laptop! comprei a placa de rede(encore) que segue o padrão 802.11g!:lol::lol:

Depois que segui exatamente as regras do tutorial fui no lap para abri a net e a mesma nao funcionava(apesar de constar que o sinal estava em excelente:(). então, fui no roteador para mudar a faixa de ip de 192.168.0.x para 192.168.1.x mas pensei o seguinte: como o endereço do roteador é 10.1.1.1, acredito que a faixa de ip esteja em 192.168.1.x mas...isso nao vem ao caso agora. Dpoois de reconfigurar o router(deixei para ele conectar o speedy automaticamente) a internet passou a funcionar no laptop com sinal excelente e funcionando nos 54Mbps:D. Mas agora surgem certas duvidas:(_(

1°: estava certo quando pensei q o router estava configurado na faixa de ip 192.168.1.x :huh:?? como posso ter certeza que a faixa de ip está correta??:mellow:

2°: neste exato momento estou acessando a internet pelo laptop(sinal excelente) e ele está a 2metros de distancia do PC . acontece que em alguns momentos, o sinal se perde e ele reconecta(nao há nenhuma parede atrapalhando o sinal, apenas uma TV ligado do lado do lap). isso me dxa frustado, porque é desagradavel estar numa conversa no MSN e o sinal cair. queria saber o porque da instabilidade do sinal, o que pode ser?? será que tem haver com a faixa de ip entre router e as placas de rede sem fio??:confused:

3º: usano essa rede PC-laptop nao é estão segura, concordo, mas é difícil para alguem penetrar na rede, certo??:mellow:(vizinhança barra pesada)

bom, por hora, essas são minhas duvidas mas com o passar do tempo surgirão outras e espero que vocês possam me ajudar com a rede! não ter que passar metros de cabos de rede já é um grande avanço(e economia também)! obrigado e espero a ajuda de vocês!^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
mais um detalhe que notei: no lap a net geralmente cai quando to com o MSN, WMP e internet aberto ao mesmo tempo.

(as configs do not sao CoreDuo, 1GB de ram, XP,... e o ADSL do meu PC é de 500)

Também tenho esse problema, na verdade cai raramente?

as redes wi dependendo do equipamente e do que tem na volta elas caem,

se alguém ligar um telefone sem fio, do lado ja tem interferência.

e é fácil acessar a rede sim, a segurança wi estão mt fraca porém está melhorando.

com programas e um pouco de conhecimento é fácil derrubar a rede e entrar como administrador ...

existem até sites com tutoriais para isso e programas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

to com um problema que eu acho que é simples de resolver.eu moro um pouco lonje da cidade e aqui não tem net rapida de respeito.eu tenho uma lanhouse e preciso de um serviço mais sério.eu subi em um morro com um notebook levando aquele modem da vivo para internet via celular.deu 300k.isso para mim ja toca minha lan tranquilamente,só que esse moro fica a uma distancia de 4Km da minha lan em linha reta.não tem barreia nem nada e eu queria por um servidor la e mandar o sinal para mim(uma ponto a ponto simples)eu ja tenho minha antena de radio cliente e meu roteador wireless .será que se eu por uma antena da mesma da minha lá com o roteador e apontar para cá vai funcionar?senão qual a solução mais barata possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho 2 assecc point edimax EW7203APG funcionando em p2p com antenas externas ligando o ponto 1º ao 2º que estão separados em uma distancia de uns 7 km. Gostaria de ligar um 3º ponto usando um assecc point TRENDnet TEW-210APB tambem com antena externa que esta entre o ponto 1º e 2º na mesma direção gostaria de saber como configurar os access point?

Boa Noite, quem sabe você pode me ajudar, eu quero mandar o sinal de ADSL para casa do meu Primo que esta a 1200 km estava pensando em usar W. LINKSYS WRT54GS ROUTER mais uma antena de grade 25 dbi um conjunto desse em cada ponto, acredito que similar ao seu, muitas pessoas me indicaram o EDIMAX - EW-7209APG - 400mW o qual é ate mais barato, você saberia me falar alguma coisa arespeito, que produto seria o mais certo a ser usado, grato, se mais alguém tiver uma boa ideia, agradeceria uma ajuda, [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal...

Tenho um modem pra conexão do velox (é o Roteador de ADSL do SmartAX MT800 da Huawei) e comprei um roteador wireless (é o DI-524 da D-link) para criar a rede wireless do meu pc com meu notebook. Conectei tudo direito, conforme os manuais. Porém após ligar os PC's ocorreu um problema. O modem não conecta mais na internet, pois o PC não parece estar se comunicando com o DI-524.

Conversando com um colega meu, que mora em outro estado, ele me falou que eu teria que reconfigurar meu modem para ele parar de funcionar como roteador. Segundo ele, só assim meu pc conseguiria conectar na net novamente. Mas não encontrei como reconfigurar o modem. Alguém pode me ajudar com um tutorialzim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha amigos eu ja tenho uma rede wireless padrão 802.11b mas eu tenho um problema no msn q eu posso fazer !!!

eu uso um speedy de 1 mega! ,p/25 clientes routeador ds link, ap Linksys Wrt54g -2,4 Ghz + um amplificador hyperlink de 3WWTS

no micro 1 placa pci de rede d-link dfe-550tx + uma omboard marvel yukon 88e8001/8003/8010/pci gigabit ethernet controller

por mais q o sinal chega perfeito na casa do cliente no msn sempre da erro Gateway padrão offiline muitas pessoa falaram p/ mim arruma a hora no servido so satup mas nao adianto qualquer ajuda e bem vinda !!!

agradeço desde ja a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:mad:

Por favor alguem me ajuda...

estou tentando fazer uma pequena rede sem fio em casa... porém quando eu configuro o Roteador pelo Assistente eu não consigo acessar a Internet, os pacotes enviados e recebidos estão normais mas não acessa nem ferrando!..... e eu configurei igual ao tutorial que no Site Clube do Hardware, inclusive o roteador é o mesmo da D-Link.... se alguem souber o que esta acontecendo ou q pode estar acontecendo eu agradeço!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, comprei um roteador BELKIN -2.4ghs-802.11g, comprei um notebook com wireless.

Como não tenho muita pratica fiz a instalação pelo CD do roteador, estou com os equipamentos funcionando, porém a velocidade de transmissão caiu muito, alguem poderia me orientar o que fazer?? minha internet é a cabo (condomínio)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, aproveitando o assunto amplamente discutido gostaria de expor meu problema também.

Não tenho grande experiência em instalar roteador (foi a primeira vez que fiz isso), comprei esse roteador da Encore, o Wireless-G Router ENHWI-G3, fiz a instalação na máquina que eu acessava a internet com um Modem Speedtouch 510 com Speedy, até aí tudo bem, ele acessa a internet sem problemas.

Tenho mais 2 notebooks (laptops) e gostaria de não usar cabos para ter acesso a conexão com a internet e aos arquivos da máquina que está o roteador.

Usando cabos não tenho problema, o problema está quando tento fazer a conexão via wireless.

No roteador fiz todas as configurações no WIRELESS para usar WEB com uma chave de 128-bit, nos dois notebooks tenho Win-xp, em um deles já tem lá em Conexões de Rede uma conexão wireless, porém nunca conecta (sempre dá connection failed), no Wireless Network Setup Wizard e tento criar uma conexão e informar manualmente a chave que já está lá roteador, porém nada acontece.

Já no segundo notebook não aparece nenhuma conexão wireless em Network Connections.

estou totalmente perdido, não sei qual o problema, não sei o que fazer.

Agradeço qualquer ajuda.

PS.

Os dois notebooks possuem o sistema operacional em inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá, tenho um notebook com wireless 802.11b, quero colocar um roteador para dividir a internet com o pc do meu cunhado que mora na edicula, mas ele quer instalar via cabo, estava vendo alguns roteadores pela internet e me interessei pelo D-Link DI524 up, que compartilha impressora, mas ele é 802.11g.

Vou perder a velocidade da banda larga(net Virtua 2MB) via wireless, por um ser 54mbps e outro 11mbps?

qual roteador indicado pra esse tipo de rede?

se eu e meu cunhado acessarmos na mesma hora a internet, pode haver queda de conexão ou perda?

desde já agradeço a colaboração de vocês, meus amigos! OBRIGADO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou tentar ajudar na resposta de algumas coisas, q o pessoal aqui do forum mtooo devagar! nao sei se estou completament certo, mas vou seguir pelas experiencias e teste, ok:

Olá, tenho um notebook com wireless 802.11b, quero colocar um roteador para dividir a internet com o pc do meu cunhado que mora na edicula, mas ele quer instalar via cabo, estava vendo alguns roteadores pela internet e me interessei pelo D-Link DI524 up, que compartilha impressora, mas ele é 802.11g.

Vou perder a velocidade da banda larga(net Virtua 2MB) via wireless, por um ser 54mbps e outro 11mbps?

qual roteador indicado pra esse tipo de rede?

se eu e meu cunhado acessarmos na mesma hora a internet, pode haver queda de conexão ou perda?

desde já agradeço a colaboração de vocês, meus amigos! OBRIGADO

é interessant usar um router pra gerenciar, porque assim nao precisa um pc ser o servidor e ter q ficar ligado 24h dia!! esse modelo q você postou parece ser bom, até porque você pod ligar a impressora! dah uma pesquisada em site americanos q vende esse equipamento, como www.newegg.com e veja os reviews dos usuarios. da para você ter uma base!

quanto a perder a banda, você nao usa 100% dos 54mbps!! se o virtua é TEORICAMENT 2MBPS, você ainda tem uma sobra consideravel!! digamos q o "gargalo" nao vai existir nao!! eu faria sem medo!

olha, rede sem fio é sempre uma surpresa! pod ser q ao mesmo tempo haja ou nao a perda da conexao!! as vezes pod haver interferencia e tal e pod ocorrer sim!! mas um com um router e poucas paredes entre os pcs/router, o sinal deve ficar excelente! depende d como é seu bairro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aproveitando o assunto amplamente discutido gostaria de expor meu problema também.

Não tenho grande experiência em instalar roteador (foi a primeira vez que fiz isso), comprei esse roteador da Encore, o Wireless-G Router ENHWI-G3, fiz a instalação na máquina que eu acessava a internet com um Modem Speedtouch 510 com Speedy, até aí tudo bem, ele acessa a internet sem problemas.

Tenho mais 2 celulares (laptops) e gostaria de não usar cabos para ter acesso a conexão com a internet e aos arquivos da máquina que está o roteador.

Usando cabos não tenho problema, o problema está quando tento fazer a conexão via wireless.

No roteador fiz todas as configurações no WIRELESS para usar WEB com uma chave de 128-bit, nos dois notebooks tenho Win-xp, em um deles já tem lá em Conexões de Rede uma conexão wireless, porém nunca conecta (sempre dá connection failed), no Wireless Network Setup Wizard e tento criar uma conexão e informar manualmente a chave que já está lá roteador, porém nada acontece.

Já no segundo notebook não aparece nenhuma conexão wireless em Network Connections.

estou totalmente perdido, não sei qual o problema, não sei o que fazer.

Agradeço qualquer ajuda.

PS.

Os dois notebooks possuem o sistema operacional em inglês.

tenta refazer toda a rede wireless baseado nesse tutorial daqui:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1331

eu me tomei base por ae e ficou muito boa minha rede!! qualquer coisa, posta ae q tentamos resolver!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...