Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
dbr

Port-forwarding Em Adsl Compartilhada (para Emule)

Recommended Posts

Olá.

Primeiramente, devo dizer que não entendo quase nada sobre redes, roteadores e modems ADSL. O pouco que sei aprendi nesses últimos dias, lendo na internet. Tentarei explicar minha dúvida da forma mais clara possível, mas certamente sem o mínimo de técnica.

Compartilhamos ADSL entre 7 computadores ligados num modem (ou router?) SpeedStream 5200, aqui no condomínio. A rede está configurada com IPs dinâmicos, atribuídos automaticamente (DHPC?).

Estou tendo problemas para usar o Emule e o DC++, porque pego low-id ou só consigo conectar no modo passivo (no bom sentido). Pesquisando na internet, vi que a solução está num tal de "port-forwarding".

Já consegui entrar na página de configuração do modem e vi como fazer o forwarding. Não sei se ele pedirá senha para as alterações, não mexi em nada por enquanto. Minhas dúvidas são as seguintes:

1- Esses dias configurei minha máquina para pegar um IP fixo. O modem parece distribuir os IPs sempre de *.1 a *.10. Então configurei para pegar o *.45. Funcionou. Posso deixar sempre assim, sem mexer nas configurações dos outros 6 computadores (que continuariam a ter IP dinâmico)?

2- Deixando meu IP interno fixo (*.45, por exemplo) e fazendo port-forwarding das portas 4662 (TCP-UDP) para ele, os outros usuários terão seu acesso prejudicado ou inviabilizado? Fecharei tais portas para eles ou as mudanças só afetarão minha máquina e os outros nem ficarão sabendo da mudança? Essa é minha grande dúvida.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode fazer tranquilamente, os outros nem saberão disso, ao menos que se alguma outra pessoa for usar o emule e então queira fazer port forwarding pro ip dele aí vai dar ########.

E ninguém será prejudicado.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Obrigado pela resposta.

Andei lendo mais alguns artigos na internet e vi que se eu fizer o forwarding de uma das portas para o meu IP nenhum outro computador da rede poderá usá-las.

Então pensei em fazer o forwarding de 5 portas altas, como 55000-55005 para o meu IP. Assim, configuraria cada programa (e-mule, bittorrent, DC++ ou outro) para usar uma delas, evitando conflito com os outros computadores da rede.

Está correto o raciocínio?

Compartilhar este post

Link para o post

Os outros computadores não poderao tais portas para incoming, ou seja, para criar um server isso realmente não poderiam, mas para acesso normal de saida, outgoing, daria normalmente, acho que realmente não dara problemas amigos, mas com certeza usar portas mais altas, seria mais confiavel.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais