Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
claudiogyn

Duvidas Com Windows 2000

Recommended Posts

Olá estou com algumas duvidas, na configuração do windows2000, por exemplo.

Para que serve:

O DHCP, DNS, Roteamento, Gateway.

E outra dúvida é.

O numero do DNS pode ser o mesmo informado no endereço IP do Servidor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

DHCP: é um serviço que distribui IP's automaticamente pela rede, sem você ter que ir de máquina em máquina atribuindo IP's fixos...

DNS: é um serviço que traduz números IP's para nomes amigáveis para pessoas(por exemplo: 192.168.0.2 -> www.site.com.br)

Roteamento: serve para você conseguir interligar duas redes de classes distintas...

o resto eu num sei :(

quem souber, ou encontrar algum erro no que eu falei avise! :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gateway pode ser entendido como porta de saida, ele é o endereço do roteador (ou micro com funcao de roteador) que faz com q seu micro se interligue com outras redes, de classes diferentes, e/ou com a internet.

por ex. aqui na empresa temos um roteador motorola, o endereco ip dele é colocado como gateway em todos as maquinas, pois é o roteador q faz o envio dos pacotes para internet e para comunicar com a rede das outras unidades

não é uma definicao classica, mas é assim q funciona!

o numero DNS é o endereco IP do seu servidor DNS, ou seja, se seu servidor atuar também como DNS, você pode sim colocar o endereço dele como endereço DNS.

O DHCP faz aquilo mesmo q o k0d31n3 falou, só q ele não atribui apenas o endereco IP, e sim todas as configuraçoes e diversas options, necessarias para o funcionamento do TCP/IP no micro cliente. No DHCP você pode definir qual sera o gateway que os clientes usaram, o endereco do servidor DNS, etc e tal...

t+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas para uma rede funcionar eu preciso configurar o DNS e o DHCP? E o roteador que você fala que tem em sua empresa é um aparelho ou o roteador é um micro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for um domínio Windows 2000 as coisas para serem encontradas, computadores, nomes, objetos do Active Directory, você vai precisar do DNS sim.

Se for uma rede você também vai precisar do DHCP que será últil par publicar IPs e configurações automaticamente para os clientes.

O Gateway vai depender de como será sua rede... Você tem Internet ai?

Um Gateway é onde os clientes podem fazer uma pesquisa quando não for resolvido na rede local o que se deseja então o Gateway vai encaminhar a pesquisa para a outra rede, no caso a Internet, normalmente numa rede o Gateway é o servidor de Internet/Firewall.

O Gateway pode ser um computador sim ou um equipamento do tipo pronto de firewall, como o SMC Barricade que funciona como Gateway/Firewall de Internet.

Abraço,

Celso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×