Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Debian


MarcosFilho

Posts recomendados

aí pessoal.....

Bom instalei o Debian na maquina e agora quero instalar alguns programas só que os tais estão em RPM e me falaram que o comando "alien" converte pacotes RPM para DEB, só que no meu Debian não tem esse comando, que pacote tenho que instalar para te-lo, e antes de eu partir, com que comando posso configurar minha placa de som já que no Debian vejo que muita coisa muda em comparação com os outros....???

Espero a ajuda de vocês, valeu até aqui.....

:priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para instalar o alien:

# apt-get update (acho que já tenha utilizado, mas é sempre bom)

# apt-get install alien

depois de instalado, o comando sera esse:

$ alien -d pacote.rpm

Quanto a placa de som, diga qual é ela, que facilita, pois não sei se existem algum comando para configura-la!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa dica do kobal... outro lugar para pesquisar os pacotes é aqui... http://www.debian.org/packages

mas se não achar mesmo... o jeito é usar o alien "(...) que está disponível em http://www.kitenet.net/programs/alien , e sua última versão é 7.24. Está disponível para todas as distribuições, com isso em geral bastando instalá-lo conforme o método de instalação de pacotes da sua distro.

Esta ferramenta converte entre RPM (usado em RedHat, SuSE, Mandrake e derivados), DEB (usado em Debian e derivados), TGZ (usado em Slackware) e SLP (usado em Stampede); ou seja, desempacota-o no formato original e reemacota-o no novo formato.

Utilização

A sintaxe de utilização é:

#alien <switch> <pacote>

onde os principais switches são:

-d, --to-deb = converte para DEB
-r, --to-rpm = comverte para RPM
-t, --to-tgz = converte para TGZ
--to-slp = converte para SLP
-h = ajuda dos switches

Por exemplo:

#alien -d foo.bar.rpm
converte o RPM foo.bar.rpm para DEB foo.bar.deb
#alien --to-slp foo.bar.tgz
converte o TGZ foo.bar.tgz para o SLP foo.bar.slp

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www2.uol.com.br/olinux/imagens/artigos/administracao/alien_working_tn.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Um exemplo de uso do alien está na figura. Um pacote de RPM foi convertido para DEB. Observe que o alien descompacta o RPM e recompacta em DEB, tentando criar um pacote o mais "parecido com o Debian" possível.

Notas:

O uso do alien só faz sentido com pacotes binários; tarballs de fontes ou SRPMs não devem ser usados com o alien;

O pacote resultante do alien pode não seguir as regras de colocação de arquivos e diretórios da sua distro. Isto é especialmente importante para quem converte pacotes RH 6 (que não segue o padrão File Hierarchical System) <-> Debian 2.2 (que segue);

Se vai haver conversão de pacotes de/para DEB/RPM, é necessário ter o dpkg ou o rpm instalados na sua máquina; no entanto, as distros que não usam RPM têm sempre disponível o binário rpm;

Só use o alien em caso de necessidade - tente primeiro procurar o programa na versão corrente da sua distro, depois em versões de teste (Debian testing/unstable, RH RawHide, Mandrake Cooker etc);

Não li em lugar algum a necessidade, mas em todos os meus usos de alien a conversão só funcionou quando logado como root. (...)"

Artigo retirado de: http://olinux.uol.com.br e postado no forum kurumin por Ricardo Cruz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se possivel nunca... vamos frisar: NUNCA... pera, so mais um pouco: NUNCA converta com o alien... mas so se for pessivel...

Prefira pegar os sources do programa ou algo assim, o meu sistema já ficou altamente instavel com isto... tive que desinstalar, mas para descobrir o que foi...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...