Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP 2000+ Queimou


Doody

Na sua opnião qual foi a causa?  

  1. 1. Na sua opnião qual foi a causa?

    • Defeito de fabricação do processador
    • Temperatura/Cooler insuficiente
    • Pasta termica que caiu fora do DIE
      0
    • Uso de muitas tarefas simultâneas forçou demais o proc.
      0
    • Fonte Satéllite 500W
    • Placa Mãe Pcchips M848LU
    • Estabilizador
    • Fragilidade dos Processadores AMD
    • Todas as respostas
      0
    • Nenhuma das respostas


Posts recomendados

Oi pessoal.

O processador Athlon XP 2000+ (com apenas 6 meses de uso) do meu irmão queimou.

Ele estava usando muitos aplicativos simultaneos ao mesmo tempo e ainda por cima descompactanto um jogo muito pesado quando o computador ficou lento e instável. Quando ele reiniciou o computador, percebeu no boot que o processador estava trabalhando a apenas 1250Mhz. Então ele reiniciou mais uma vez para entrar na Bios e o computador não ligou mais. Depois de vários testes não restou dúvidas: O processador queimou.

Pude perceber isso porque existia uma mancha escurecida comprida ao lado do DIE cobrindo as pontes. Ao colocar o meu Duron 1800Mhz o computador funcionou sem problemas.

Entretanto ficou a dúvida do motivo pelo qual o processador queimou. Sempre é bom saber o motivo para que se possa evitar a repetição do mesmo erro no futuro. Porém ainda não sei ao certo o que foi, por isso estou querendo saber a opnião de vocês.

O que vocês acham que ocasionou a queima?

Abaixo a configuração:

Processador Athlon XP 2000+

Cooler Troni (segundo a loja, suporta até Athlon XP 2200+)

Placa Mãe Pcchips M848LU

Placa de Vídeo ATI Radeon 9200SE

Placa de som Crystal

Placa de Rede

Drive de diquete

384 Megas de Memórias RAM (1 pentes 256 DDR 266 e 1 Pente 128 DDR 333).

HD Western Digital 40 Gigas 7200RPM e Samsung 4 Gigas 5400RPM.

Fonte Satéllite 500W (com boas tensões medidas pelo programa Speed Fan).

Combo LG.

Temperatura média do Processador que era medida em dias normais pelo programa Speed Fan antes da queima (52 graus).

Obs: Havia pasta térmica fora do DIE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Doody, você consegue mandar uma foto desse processador?

você está falando que tem uma mancha escura não no die, mas no encapsulamento, próximo das pontes.

Por acaso ele usava algum copper shim?

Dê maiores detalhes que isso não parece ser o caso de cooler (apesar que pode ser inadequado, dependendo de qual a versão do processador do seu irmão, pois um Palomino 2000+ dissipa o mesmo que um 2200+ TBred A).

Outro detalhe. Essa placa da PCChips tem proteção contra temperatura. Seu irmão nunca olhou temperatura que rodava? você pode dizer quanto era.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

100% de certeza que foi culpa da placa mãe,

Eu já tive uma maldita pc-shitz que queimou 3 processadores do nada, essa marca é :muro:

Em primeiro lugar usando um placa-mãe com chipset nforce-2 ou qualquer outra de qualquer fabricante melhorzinha você jamais teria esse problema pois todas as placas hoje em dia tem um seguro sistema de protecão termica quando o processador atinge tempertatura elevada

A minha pc-shitz queimou os processadores devido a descarca eletrica, acredito eu que algum dos seus capacitores que fez a :priv:

é por isso que eu hoje em dia antes da compra de qualquer hardware eu sempro me lembro:

A economia é a base da Porcaria

PC-Shitz never more :naonao:

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Provavelmente o cooler estava subdimensionado ou mal colocado. Ou então foi colocada pasta térmica demais.

Cara, se o processador esta com uma mancha escura, ele sofreu um super aquecimento, não aguentou o trampo do Uso de muitas tarefas simultâneas forçou demais o processador e queimou!!!

Se fosse por isso eu já tinha queimado dezenas de processadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucbatera@23 jul 2004, 02:22

Cara, se o processador esta com uma mancha escura, ele sofreu um super aquecimento, não aguentou o trampo do Uso de muitas tarefas simultâneas forçou demais o processador e queimou!!! :zoio:

falou! :rolleyes:

mais uma prova! :santo:

Você pensa que o Pentium é imortal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,acho q a "culpa" de ele ter queimado envolve diversos fatores, pelo que pude concluir pelo q você falou:

cooler (não economize nisso, nada de cooler de 10 conto) :chicote:

pasta térmica fora do Die (ela apresenta uma certa condutividade) :chicote:

com essa combinação, a temperatura ficou "solta". começou a forçar o proc para rodar td ao mesmo tempo, e a temp foi pro espaço, já era. :priv:

PORÉM: a culpa afinal é da placa-mãe: deveria ter desligado ao perceber a temp fora do normal, pois esse é um recurso dela, e que não funcionou.

Se tivesse funcionado, você estaria com seu proc até hoje. :cry:

Certo?

Culpa da placa-mãe então :######: , mas não foi ela sozinha... (coitada) :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucbatera@23 jul 2004, 02:22

Cara, se o processador esta com uma mancha escura, ele sofreu um super aquecimento, não aguentou o trampo do Uso de muitas tarefas simultâneas forçou demais o processador e queimou!!! :zoio:

falou! :rolleyes:

mais uma prova! :santo:

Coloca um cooler Troni no seu P4... com certeza a temperatura vai ficar em 15 graus não é mesmo ?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês acham que a princípio a culpa doi da placa-mãe? Bem, estas "boas" placas que vocês tanto tem, se eu deixar um micro ligado e retirar o cooler da CPU, nenhuma placa-mãe das sabidas " boas" farã com que a CPU se queime?

Não acredito que só porquê a placa-mãe M848LU da PCSHITS é de má qualidade (aliás, esta foi recomendada pelo Gabriel Torres, e por isto que eu também comprei uma...) que iria danificar a CPU por temperatura. Acho que, grande partes das placas-mãe, caso venha a ocorrer alguma dano no cooler que seja rápido o suficiente para que a placa-mãe efetue a proteção, nenhuma CPU terá total proteção.

Neste caso, não ví se o cooler foi encontrado em funcionamento. Mas, se a CPU é XP2000, e o cooler aguenta até XP2200, está muito próximo do limite. Deveria ter sido instalado um cooler para aguentar até um XP2800 (Vcom21B, por ex.)

SDS,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não falei nada, vocês ficam pensando outra coisa!

eu quis dizer para ele postar mais provas! :P falto a "?"

ta vendo como vocês pensam outras coisa, No Stress!

agora uma coisa eu garanto, já q entrou no assusnto, pode mim dar qualquer cooler ai, para ver o meu P4! além dele trabalha com 22°C com cooler original

se caso der um sobre aquecimento ele desliga, e não queima!

falou! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lucbatera@23 jul 2004, 16:10

Cara, eu não falei nada, vocês ficam pensando outra coisa!

eu quis dizer para ele postar mais provas! :P falto a "?"

ta vendo como vocês pensam outras coisa, No Stress!

agora uma coisa eu garanto, já q entrou no assusnto, pode mim dar qualquer cooler ai, para ver o meu P4! além dele trabalha com 22°C com cooler original

se caso der um sobre aquecimento ele desliga, e não queima!

falou! :rolleyes:

Hoje em dia qualquer placa mãe vem com essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por sledgehammer@23 jul 2004, 02:44

Doody, você consegue mandar uma foto desse processador?

você está falando que tem uma mancha escura não no die, mas no encapsulamento, próximo das pontes.

Por acaso ele usava algum copper shim?

Dê maiores detalhes que isso não parece ser o caso de cooler (apesar que pode ser inadequado, dependendo de qual a versão do processador do seu irmão, pois um Palomino 2000+ dissipa o mesmo que um 2200+ TBred A).

Outro detalhe. Essa placa da PCChips tem proteção contra temperatura. Seu irmão nunca olhou temperatura que rodava? você pode dizer quanto era.

Oi sledgehammer.

Infelizmente não tenho câmera digital para tirar uma foto, mas caso eu consiga alguma esprestada eu fotografo e posto aqui, ok?

Isso mesmo que você falou, a mancha não é no DIE e sim no encapsulamento, cobrindo a ponte L6 e encontando nas pontes L8 e L11. Para você ter uma ideia melhor, basta você pegar um processador Athlon XP 2000+ e olhar aqueles dois pinos de borracha que servem de base para o Cooler. É lá onde se localiza a mancha, exatamente entre aqueles dois pinos de borracha. A mancha não é muito escura, a olho nu parece ser uma queimadura superficial. Ela só é mais visível quando o processador é colocado contra a luz. A mancha mede cerca de 3 centímetro de comprimento.

Ele não usava Copper Shim.

O processador é (era) um Athlon XP 2000+ Thorton. O meu irmão sempre acompanhou a temperatura do processador utilizando o programa Speed Fan. Pelo programa a temperatura era em média de 52 graus em condições normais, mas não chegamos a medí-la em Full depois de rodar um jogo por exemplo, mas acredito que não passava dos 57 graus.

Li aqui no fórum que um Athlon XP 2000+ só queima depois dos 85/90 graus, sendo assim, acho que ainda tinha um boa folga.

A não ser que tenha sido falha de leitura do programa Speed Fan, porém não acredito muito nessa possíbilidade pelo fato de que ele ler a temperatura que está registrada na Bios da Placa Mãe.

Outro fato que esqueci de mencionar, foi que a uns 3 meses atrás, o cooler da fonte queimou, sendo assim o Gabinete esquetou muito até que a placa mãe ECS L7VMM2 (era a placa utilizada antes da Pcchips M848LU) reiniciasse o computador.

Talvez isso tenha reduzido a vida útil do processador.

Ou será que um defeito no corte do cache L2 feito pela AMD causou a queima do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal.

O processador Athlon XP 2000+ (com apenas 6 meses de uso) do meu irmão queimou.

Ele estava usando muitos aplicativos simultaneos ao mesmo tempo e ainda por cima descompactanto um jogo muito pesado quando o computador ficou lento e instável. Quando ele reiniciou o computador, percebeu no boot que o processador estava trabalhando a apenas 1250Mhz. Então ele reiniciou mais uma vez para entrar na Bios e o computador não ligou mais. Depois de vários testes não restou dúvidas: O processador queimou.

Pude perceber isso porque existia uma mancha escurecida comprida ao lado do DIE cobrindo as pontes. Ao colocar o meu Duron 1800Mhz o computador funcionou sem problemas.

Entretanto ficou a dúvida do motivo pelo qual o processador queimou. Sempre é bom saber o motivo para que se possa evitar a repetição do mesmo erro no futuro. Porém ainda não sei ao certo o que foi, por isso estou querendo saber a opnião de vocês.

O que vocês acham que ocasionou a queima?

Abaixo a configuração:

Processador Athlon XP 2000+

Cooler Troni (segundo a loja, suporta até Athlon XP 2200+)

Placa Mãe Pcchips M848LU

Placa de Vídeo ATI Radeon 9200SE

Placa de som Crystal

Placa de Rede

Drive de diquete

384 Megas de Memórias RAM (1 pentes 256 DDR 266 e 1 Pente 128 DDR 333).

HD Western Digital 40 Gigas 7200RPM e Samsung 4 Gigas 5400RPM.

Fonte Satéllite 500W (com boas tensões medidas pelo programa Speed Fan).

Combo LG.

Temperatura média do Processador que era medida em dias normais pelo programa Speed Fan antes da queima (52 graus).

Obs: Havia pasta térmica fora do DIE.

-------------------------------------------------------------------------------------

Amigo eu sempre usai um Athlon Xp 2000+ e te digo é um excelente processador, acho q o melhor da categoria 1.6Mhz.

Bom percebi algumas coisas erradas na sua confg. vamos lá:

1 - você deveria usar um cooler correspondente a No mínimo um Athlon Xp 3000+

2 - Trabalho com hardware e realmente esta placa-mãe da muitos problemas.

3 - E pior de todas: NUNCA USE MEMÓRIAS DE FRENQUÊNCIAS DIFERENTES!!!

(Isso pode causar desde a queima da placa-mãe até queima do processador e

das próprias memórias!)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andreld@23 jul 2004, 16:27

3 - E pior de todas: NUNCA USE MEMÓRIAS DE FRENQUÊNCIAS DIFERENTES!!!

     (Isso pode causar desde a queima da placa-mãe até queima do processador e

      das próprias memórias!)

Pode chegar a queimar um processador mesmo? :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 - E pior de todas: NUNCA USE MEMÓRIAS DE FRENQUÊNCIAS DIFERENTES!!!

(Isso pode causar desde a queima da placa-mãe até queima do processador e

das próprias memórias!)

Discordo, já foi aberto um topico sobre o assunto .. já já eu coloco o link, espera eu achar.

Acho q foi a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo, já foi aberto um topico sobre o assunto .. já já eu coloco o link, espera eu achar.

Acho q foi a temperatura.

Claro, pode ter sido sim a temp. Mas só para constar, meu antigo Athlon XP 2000 chegava a 60 Graus em FUll. Usei por mais de 1 ano e nunca tive problemas! (usava uma placa-mãe ECS K7S5A-Pro muito boa por sinal)!!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Stand-By@23 jul 2004, 02:33

Esse processador foi queimado por negligencia <_<

Coloca um cooler TRONI no seu processador e vamos ver quanto tempo ele aguenta :chicote:

Oi amigo.

Não fui eu quem colocou o Cooler Troni e sim a loja onde o computador foi comprado e montado. Eu já falei muito aqui no Fórum sobre computador montado em loja, o qual eu desaprovo totalmente. A peças colocadas pelos "técnicos" são de baixa qualidade com certeza.

Mas infelizmente eu só fui perceber isso depois da queima. Agora uso um VCOM 21B. :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Doody@23 jul 2004, 16:25

Oi sledgehammer.

Infelizmente não tenho câmera digital para tirar uma foto, mas caso eu consiga alguma esprestada eu fotografo e posto aqui, ok?

Isso mesmo que você falou, a mancha não é no DIE e sim no encapsulamento, cobrindo a ponte L6 e encontando nas pontes L8 e L11. Para você ter uma ideia melhor, basta você pegar um processador Athlon XP 2000+ e olhar aqueles dois pinos de borracha que servem de base para o Cooler. É lá onde se localiza a mancha, exatamente entre aqueles dois pinos de borracha. A mancha não é muito escura, a olho nu parece ser uma queimadura superficial. Ela só é mais visível quando o processador é colocado contra a luz. A mancha mede cerca de 3 centímetro de comprimento.

Ele não usava Copper Shim.

O processador é (era) um Athlon XP 2000+ Thorton. O meu irmão sempre acompanhou a temperatura do processador utilizando o programa Speed Fan. Pelo programa a temperatura era em média de 52 graus em condições normais, mas não chegamos a medí-la em Full depois de rodar um jogo por exemplo, mas acredito que não passava dos 57 graus.

Li aqui no fórum que um Athlon XP 2000+ só queima depois dos 85/90 graus, sendo assim, acho que ainda tinha um boa folga.

A não ser que tenha sido falha de leitura do programa Speed Fan, porém não acredito muito nessa possíbilidade pelo fato de que ele ler a temperatura que está registrada na Bios da Placa Mãe.

Outro fato que esqueci de mencionar, foi que a uns 3 meses atrás, o cooler da fonte queimou, sendo assim o Gabinete esquetou muito até que a placa mãe ECS L7VMM2 (era a placa utilizada antes da Pcchips M848LU) reiniciasse o computador.

Talvez isso tenha reduzido a vida útil do processador.

Ou será que um defeito no corte do cache L2 feito pela AMD causou a queima do processador?

Olha, na minha opinião não foi a temperatura do processador que fez essa mancha. Gostaria de ver como ela é.

você olhou aqueles resistores que tem em torno do do die (5 de cada lado comprido e 1 no lado mais fino)? Eles estão aparentemente legais?

É que ou essa mancha não tem nada a ver com o fato de o processador não funcionar ou então ela foi causada por outra coisa que não a temperatura do die.

Aquilo ali é um encapsulamento orgânico e não são 100ºC que vai deixar uma marca de queimado. Alias, o processador não queima com 85/90ºC. Já expliquei aqui que eles aguentam sossegado 120ºC sem estragar. O sistema de proteção, tanto dos AMD como da Intel apenas desligam a alimentação quando a temperatura já passou dos 100ºC (snme é 110ºC no Athlon XP), pelo simples fato que não estraga (estraga é usar por muito tempo em temperaturas muito altas, acima de 90ºC).

Leve para o cara da loja testar esse processador. Mas tem que ser alguém confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...