Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre modem router td5136 v2 da oi velox


Posts recomendados

Olá! Recentemente, a minha tia Ana Maria firmou contrato com a Oi, a fim de obter a banda larga Velox de 5 Mega. O técnico instalou o modem router Technicolor TD5136 V2 para a conexão ADSL, ou seja, por linha telefônica comum. Ressalte-se que o produto é cedido em comodato, isto é, não se torna de propriedade do cliente.

 

Ela é uma senhora de uma certa idade e que - assim como eu – demonstra ignorância em se tratando de alta tecnologia. Logo, peço a ajuda dos amigos do fórum para dirimir as dúvidas da querida irmã da minha mãe.

 

 

1) Como é cediço, surgiu a famigerada e indesejada rede Oi WiFi Fon, que compartilha parte da banda larga do cliente do Oi Velox com terceiros. É possível, de fato, desativá-la? Como proceder?

 

 

2) Tem como desativar o roteador do modem router Technicolor TD5136 V2? Em caso afirmativo, por favor, ensinem a técnica. Destarte, a minha tia utilizará um cabo Ethernet conectado ao notebook, mas sem, obviamente, o Wi-Fi.

 

 

3) É verdade que se colocar um roteador no aparelho da operadora, a rede Oi WiFi Fon poderá ser desativada? Observe-se que o modem router Technicolor TD5136 V2 não tem uma entrada WAN. Podem sugerir alguns modelos?

 

 

4) Substituir o equipamento da Oi (TD5136 V2) por um de propriedade do assinante fará, realmente, desaparecer a rede Oi WiFi Fon? Um vizinho disse que adotou tal procedimento. É muito complexo configurar um novo modem router? A empresa Oi tem, de algum modo, como saber que o assinante trocou de aparelho?

 

 

5) Como é o procedimento de troca do nome da rede e da senha do Wi-Fi? A Sra. Ana Maria precisará ligar para o suporte técnico da Oi? A alteração tem de ser feita pelo programa do modem router, bem como registrada no sistema (no site) da Oi?

 

 

6) No Technicolor TD5136 V2, há uma etiqueta que pede para o modem router não ser desligado. Há algum técnico no presente fórum que possa dizer se, de fato, “danifica” o aparelho desligá-lo? Ou é estratégia da Oi para manter a sua (da minha tia!) rede WiFi Fon disponível para terceiros?

 

 

7) Cibercriminosos poderão entrar na rede Oi WiFi Fon e invadir o computador da minha tia e, por conseguinte, prejudicá-la?

 

 

8) Tem como “esconder” o nome da rede dela para que nenhuma máquina (ultrabook, tablet, celular etc.) possa identificá-la? O mesmo poderá ser realizado em relação à rede Oi WiFi Fon? Em caso positivo, como?

 

 

09) Como a minha tia poderá identificar “invasores” que estejam usando o Oi WiFi Fon do sinal emitido pelo modem da Technicolor? Como bloqueá-los? Existe algum programa de computador que possa alertá-la e “expulsar” essas pessoas?

 

 

 

Todas as dúvidas acima são da Sra. Ana Maria (tia), assim como das minhas primas. Elas pediram, por gentileza, que TODAS as indagações tenham respostas. Todas nós agradecemos por qualquer auxílio!

 

Muito obrigada!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tu ta ferrado mesmo com essa Oi em.. Desligar um modem router não vai danifica-lo não vai acontecer nada alem de ficar sem internet. Sim é possível tirar essa Oi Wifi Fon, basta acessa o modem pelo IP, especificando o nome de Usuário e a senha, quando la, procure por: Wireless no meu pelo menos tem desabilitar Wireless mas se não conseguir veja no youtube que tem vários tutoriais ensinando você a fazer esse procedimento.

 

OBS: se você não tiver nenhum conhecimento técnico, recomendo você ver primeiro no youtube para depois acessar o modem evitando causar algum problema na configuração do mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mirella Paoli Mirella, sou novo aqui mas aproveito para compartilhar minha experiência contigo e peço licença aos moderadores somente para explicar o que eu pude fazer em casa com este equipamento.

Não conseguirei lhe responder todas as perguntas mas tenho certeza de que logo o pessoal com o conhecimento aguçado conseguirá.

Sofri com este modem pois o compartilhamento Wi-fi dele não permite "medir e separar quanto de internet irá para cada aparelho que o utiliza", ou seja, a internet ficava devagar com tantos celulares e pc's ligados.
Então acabei comprando um Roteador alternativo que possui este Recurso. Feito isso, eu pude Desativar o Sinal gerado deste modem e usar o roteador com controle pra tudo.

Resumindo, Sim é possível  alguns ajustes simples neste modem, como alterar senhas.. renomear redes..

e até mesmo desativar o Wi-fi.

São procedimentos simples que com um tempinho no youtube, qualquer um consegue fazer. (MUITO cuidado em alterações,pois pode ocorrer mal funcionamento da internet ou desconfigurá-lo quando não se tem algum conhecimento)
Digite 192.168.0.1  ou  192.168.1.1 no notebook/pc que está ligado ao modem e aparecerá o login para senha, assim conectando na interface do modem. Creio que a senha e login sejam admin / admin (originais de fábrica). 
e então estará na interface do bendito. Toda vez que quiser entrar nele, o cabo terá de estar conectado.
A interface creio que seja simples, com opções para marcar e desmarcar, ou até mesmo renomear.
Enfim, não quero expô-las a riscos nem tais com minha explicação, até por que estou aqui para sanar minhas outras dúvidas também e não sou técnico ou membro representativo do grupo (acabei de me registrar aqui), só quero lhe deixar tranquila e dizer que isso tudo tem solução e não vai ser tão difícil. Logo técnicos em Rede irão lhe auxiliar aqui, pois pelo que notei o pessoal é muito prestativo e gente boa..
Boa sorte a você e a Dona Ana
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...