Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc lento, hd 100% em uso.


Posts recomendados

Olá pessoal do forum, meu problema é o seguinte:

 

Meu PC fica lento quando o HD esta 100% em uso, sempre foi assim em todos PCs que tive. Ja tive um Sempron com 512 de RAM e HD Maxtor de 40GB, era assim, hoje estou com um FX6300, 8GB RAM 1600MHz e HD Seagate Barracuda ST3000DM001 3TB.

Gostaria primeiramente de entender o porque isso ocorre, sei que existe um hierarquia de memória e que o HD e a memória mais lenta pelo fato de ter partes mecânicas, mas não me conformo que não exista uma solução para essa lentidão sem ter que recorrer a um SSD ou RAID.

 

Acontece muito isso quando instalo games, sério, não entendo direito o que acontece no disco que ele fica 100% em uso porém a velocidade de leitura e escrita fica muito baixa as vezes o que poderia ser uma instalação de alguns minutos começa a se arrastar por algumas HORAS, não sei o que acontece, seria a paginação nesse caso? A instalação começa rápida, mas no final fica extremamente lenta. Gostaria de antes compreender o problema e saber se alguém tem uma solução sem ter que recorrer a SSD ou RAID. Muito obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  O 100% é que o windows supõe para cada programa na hierarquia. Ou seja se nada mais relevante estiver usando o HD o Windows dará mais enfase a tal programa de instalação ou jogo, agora se o HD estiver trabalhando sempre em seus 100% as vezes sem você fazer nada, ai você tem que investigar a fundo por que isso pode ser algum possível problema.

  Outro caso que você deve observa é se sua placa-mãe suporta essa quantidade de de GIGA que seu HD possui algumas indica ate quanto elas suportam, ela talvez esteja forçando alem do limite suportado. Agora realmente o que fica travando o PC não é os 100% do HD mais o 100% da CPU, como anda esse Status do seu processador?

 

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara o 100% em uso é para o uso geral do disco não é? Que mostra no gerenciador de tarefas do Windows? Tem lá, aplicativos e processos em segundo plano e a porcentagem de uso de CPU, RAM, Disco e Rede.

 

Processador fica bem baixo o uso nesse caso, RAM tambem, nada de incomum.

Mas em todo computador que eu uso e o disco fica em 100% eu noto isso, fica bem difícil de abrir até um bloco de notas para se ter uma noção. Eu sempre achei que nesse caso o Windows poderia reservar, sei lá, uma pequena porcentagem que seja do HD para o uso do próprio sistema. Mas do jeito que esta trava geral mesmo!

 

Quando não estou instalando nada, jogando por exemplo, o desempenho do PC fica normal. Geralmente é quando esta descompactado algum arquivo durante a instalação de alguma coisa que fica lento desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem possível que o culpado seja o antivírus e o Windows Defender, depois que desativei o Windows Defender e coloquei um antivírus mais leve (Panda 2016 Free) o sistema melhorou bastante.

Para desativar o Windows Defender no Windows 10:

Entre em Modo Seguro.
Execute o regedit
HK_Local_Machine/system/currentcontrolset/services/windefend
À direita, dois cliques em Start e mude o valor de 2 para 4
Reinicie

 

Também faça uma desfragmentação no disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...