Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão. baixo desempenho.


Diego Froes

Posts recomendados

Senhorxs,

 

Boa noite.

Seguem as especificações como se encontram no Painel de Controle do Windows 10 (espero que sejam suficientes)

 

Notebook HP 14-AC102BR

CPU: Intel Celeron N3050 1.60 Ghz 1.60 Ghz ( Dual core???)

4,00GB RAM Instalada (3,86 GB Utilizável)

Windows 10 Home. Single Language (64 bits)

 

 

 

Começo dizendo que li as regras e acho que entendi. Nunca participei de fóruns antes, então perdoem por favor, qualquer infração das regras, ou me apontem a direção.

 

Bem, comprei há duas semanas um notebook HP(acima). Uso notebooks há alguns anos e nunca tive problemas com equipamentos novos.

Ocorre que esse, veio com Windows 10, e como esse SO é novo, não tive nenhum contato anterior com ele. Tenho outro notebook HP, mais antigo( 2 anos e meio de uso) com Windows 8, e o desempenho é notavelmente superior, mesmo se tratando de um notebook menos potente.

 

Já desabilitei programas, retirando-os da lista de inicialização, já "habilitei" o outro núcleo de processamento( nem sei se é recomendável e para mim não precisaria ser habilitado) e já desabilitei todas as animações do Windows 10. Nada resolveu. Continuo esperando cerca de um minuto e meio para inicializar e nenhum processo está fluido. Instalar ou desinstalar programas leva uma eternidade, assim como reiniciar ou alternar entre usuários. Ressalto que observei esse desempenho desde o primeiro uso.

Tive a preocupação de comprar um notebook com 4 GB de RAM (achei que era uma boa quantidade), mas aparentemente não é suficiente. Para fins de comparação meu outro HP mais antigo, tem 2 GB de RAM.

 

Minhas perguntas são: há algo que eu possa fazer para melhorar esse desempenho? O notebook não tem os requisitos mínimos para o bom funcionamento do Windows 10( e nesse caso mesmo assim, a HP não se importa, instala e vende o equipamento desse jeito?) Devo formatar e instalar outro sistema?

 

Muito Obrigado!

 

P.S.; Já desativei as atualizações automáticas, porque acho absurdo. A última foi dia 17/03/2016. Além disso desativei todos os serviços que envolvem coleta de dados em segundo plano, incluindo a Cortana.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na demora para instalar/desinstalar programas os culpados podem ser o antivírus e o Windows Defender.

Instale um antivírus mais leve como o Panda 2016 Free.
Desative o Windows Defender:
Entre em Modo Seguro:
Tecle win+r e digite msconfig, vá na aba Inicialização do Sistema e marque Inicialização Segura e reinicie o computador.
Já no Modo Seguro:
Tecle win+r e digite regedit
HKLM\System\CurrentControlSet\Services\WinDefend 
Nesta chave, altere o valor START de 2 para 4.
Ainda no Modo Seguro:
Tecle win+r e digite msconfig, vá na aba Inicialização do Sistema e desmarque Inicialização Segura e reinicie o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Apratto. Fiz sem dificuldade o recomendado.

Infelizmente, não deu resultado.

De qualquer forma, a lentidão na instalação, foi apenas um exemplo, algo que me chamou a atenção.

A lentidão é geral. Até nas animações mais básicas ,como aquela de carregamento de página na aba do firefox. Ela está travando. A propósito, até a navegação é mais lenta nesse notebook...  E não creio que seja a internet, o problema. Estou bastante arrependido da compra...

 

Se houver outra providência a ser tomada na sua avaliação ou na de qualquer outro que nos lê, ficarei feliz em tentar.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...