Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com cpu


Posts recomendados

Fala pessoal tudo bem?

Postando para pedir uma ajuda de todos.

Em 2012 compre uma máquina, Gabinete Corsair (grande), a máquina tem uma placa-mãe da GigaByte, uma UD5 Chip set x79 intel.

O processador é um Core i7-3960x refrigerado a água com um watercooler H100 da Corsair.

O que acontece é que esta dando aquecimento no processador o normal era ele ficar em 47-55 graus. Só q agora ao ligar o computador (primeira vez no dia por exemplo) e ir direto na Bios

mostra a temperatura já em 87-90 graus.

Pensando q poderia ser pasta termica, comprei uma nova, retirei a antiga e aproveitei e fiz uma pequena manutenção no watercooler, o removi e dei uma limpada no radiador e nas duas ventoinhas  o que ajudou bastante na saida da ventilação mas nao resolveu o problema do aquecimento. O engraçado q se entro no windows, esta longe de  dizer q esta super aquecendo. Mas a maquina começa a ficar lenta e ai reinicia ou desliga sozinha. Enquanto um diz q eta normal, a Bios de cara mesmo a maquina fria ja diz q esta super aquecida.

Alguem tem alguma luz ou algo q eu possa fazer para resolver esse problema?

Abraço a todos e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo water cooler, se ele for instalado na placa-mãe com pontas retráteis pode estar ocorrendo mal contato com o dissipador e o processador, aconteceu comigo com o cooler in box do I7, ligava o pc na hora na bios ia a mais de 70º depois de ligado eu consultava a temperatura com outros programas e estava por volta de 55º, isso porque o processador reduzia o clock a fim de se proteger da caloria.

Tem cooler super pesado que é instalado com essas pontas retráteis mas como ele trabalha na perendicular em relação a placa-mãe, se tiver um pouco frouxo ele se afasta do processador, no meu caso resolvi instalando um cooler que tem uma placa isolante que é colocada atrás da placa-mãe, ai garante um bom contato, ligava o pc e a temperatura estava na base de 28º ;

no seu caso se o cooler não é de garras, ele pode estar com problemas, abra a tampa do pc, ligue ele e toque em partes do cooler para ver onde está esquentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você também podia ver se a bomba / bloco está funcionando corretamente. Veja como está a temperatura das mangueiras, como está a temperatura do radiador, a temperatura do bloco. Como você tem ele desde 2012, pode ter dado problema na bomba / bloco. 

 

Também pode ser bolha nas mangueiras, o que impede a circulação. Enfim, water cooler tem algumas tretas que você tem que ficar ligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece estar normal nessa parte. Pois as mangueiras permanecem frias. 

O radiado esta ok. os dois cooler de 12mm estão funcionando direitinho.

A temperatura da bomba esta normal, nada quente. e ao ligar  e depois desligar retirei a bomba e coloquei o dedo no processador. Ele nao estava quente. (isso porque liguei e fiquei uns 20 segundos ligado e ja entrado direto a bios).

Notei ontem q o gabinete estava dando um pouco de choque. mesmo ele desligado. 

Vou arrumar a parte de fio terra hoje comprando os adaptadores corretos para a tomada.

E se nao for esse o problema, suspeito q pode ser pau da BIOS. Neste caso penso em resetar-la e se nao adiantar, atualizar.

Meu unico receio de atualizar a bios e durante o processo, por causa de superaquecimento, a maquina desligar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BrunoBH disse:

Meu unico receio de atualizar a bios e durante o processo, por causa de superaquecimento, a maquina desligar.

 

É, só atualize se ele estiver estável. Caso contrário você pode perder a placa-mãe (se não tiver dual BIOS, mas eu saco pouco disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A BIOS não tem nada a ver com isso. Já tinha esquecido o início do post. 

 

Carregue o "load optmized defaults" no BIOS. Você pode ter mexido em algum setup de over ou tensão. Isso retornará o BIOS aos padrões de fábrica.

 

Vá também no Windows no Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e habilite o "Equilibrado" se não estiver. Isso mantém os padrões do processador.

 

Veja se volta ao normal.

 

Veja também as temperatura e voltagens em programas como o AIDA64, HWmonitor e HWiNFO64. Veja como estão os núcleos em load, como estão os rails de 3 / 5 e 12v e como estão os TMPINS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contiusa, obrigado. 

Mas eu ja tinha feito isso de colocar em Load optmized defaults

realmente nao baixa a temperatura. Fica em 89 e 90 graus.

era 51 e 47 graus antigamente.

mas estou reparando q no meu water cooler H100, uma mangueira fica quente principalmente proximo a bomba, creio q deve ser a mangueira de agua de saida. a outra fica fria.  A que esta aquecendo, proximo ao radiaro tb fica quente. nao sei se é padrão ou problema. Se for pode ser o Water cooler H100 da corsair.

Ja troquei ate a pasta termina e nada.

Instalei um corsair link

E veja os dados no print.

print-01.jpg

print-02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...