Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Vega


Posts recomendados

7 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

A Liquid vem com esse turbo especificado, porém aí que ta, o P7 state dela é nos 1750MHz com 1.25mv, por isso ela consome horrores. Aí no powerlimit padrão dela, ela fica nos 1500 a 1600. 

 

 

O problema dessas placas mesmo sempre foi o preço, eu nem ligo para consumo sei reduzir ele conforme meu uso mexendo no clock da placa e gerenciamento de energia do Windows.

 

 

7 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Eu não sei nisso viu ... espero que sim, porém o tamanho do die da V64 7nm é inferior ao da V10, assim acho que pode se manter a quantidade de transistors, aí deva pegar uns 1900MHz, porém vai usar 4 stacks HBM, podendo pegar 1TB de banda. (Meu sonho no momento é ela ter o chip e as dimensões dos furos da pcb iguais da Vega10 para eu poder aproveitar meu bloco da V64 nela  num upgrade kk.

 

Para esquentar o tópico, algumas informações reunidas, ao ler no final dá o seu palpite. valeu!

 

AMD RX Vega 7nm Computex 2018:

https://www.anandtech.com/show/12910/amd-demos-7nm-vega-radeon-instinct-shipping-2018

 

"Em um movimento bastante inesperado, a AMD demonstrou formalmente na Computex sua GPU Vega de 7nm previamente construída. De acordo com os roteiros da AMD sobre o assunto, o chip será usado para os aceleradores da série AMD Radeon Instinct para aplicações AI, ML e similares.

A GPU Vega de 7nm conta com a arquitetura GCN da 5ª Geração e, em muitos aspectos, se assemelha à GPU Vega 10 lançada no ano passado. Enquanto isso, o novo processador apresenta uma série de aprimoramentos importantes de hardware, particularmente operações de aprendizagem profunda especificamente para os mercados de IA / ML. A AMD não está detalhando essas operações neste ponto, embora no mínimo eu espere ver produtos de ponto Int8 sobre o suporte FP16 nativo de alta velocidade da Vega.

A AMD também discutiu brevemente o uso do Infinity Fabric com a nova GPU de 7nm. A AMD já usa o tecido internamente no Vega 10, e com base em alguns comentários muito limitados, parece que eles vão usá-lo externamente na GPU de 7nm. Na CPU Zeppelin da AMD morre - usada na linha de CPU EPYC - a AMD pode alternar entre Infinity Fabric e PCIe nas mesmas faixas, dependendo de como um produto é configurado, então é possível que vejamos algo semelhante aqui. Em outras palavras, a AMD pode usar o Infinity Fabric quando tiver alguma outra coisa para conectá-lo no outro lado.

Como parte de sua demonstração, a AMD também revelou que o protótipo da placa aceleradora Radeon Vega Instinct carregava 32 GB de memória HBM2, distribuídos por quatro pilhas KGSD. Supondo que sejam pilhas de 1024 bits HBM2, parece que o novo Vega tem um barramento de 4096 bits, que será bem-vindo ao público da HPC.

Caso contrário, a AMD não está divulgando as especificações exatas da GPU Vega de 7nm, portanto, não sabemos quantas UCs e outros blocos funcionais o chip possui. Comparado ao processo de 14nm do GloFo, a economia de densidade de 7nm é significativa. No entanto, espero que a AMD reinvestir imediatamente essas economias em mais UCs, mais controladores de memória, etc.

Embora com base em alguns cálculos de papel muito rústicos do tamanho de pacotes HBM2 para a matriz GPU, uma estimativa muito conservadora para o tamanho da matriz o coloca em torno de 14 mm x 24 mm, ou 336 mm 2 . Embora isso seja muito provavelmente uma subestimativa, e vamos refazer nossos cálculos, se pudermos tirar fotos melhores do chip."

 

 

AMD 7nm Vega 20 GPU estimado para 20 TFLOPs de computação - uma HPC Powerhouse na produção, 32 GB de HBM2 VRAM, até 400W TDP

https://wccftech.com/amd-7nm-vega-20-20-tflop-compute-estimation/

 

Com base na estimativa feita por Ascii.jp , eles estão arredondando o tamanho do chip Vega 20 em torno de 360mm2, enquanto o chip Vega 10 medido em 484mm2. Então, isso é uma redução de 70% no tamanho total do dado. Mas, de acordo com a GloFo, o LPP de 7nm oferece um aumento de 2,8 vezes na densidade lógica, o que significa que a AMD está usando sua própria biblioteca de células em vez de Global Foundries, o que representa um aumento de 2x em relação ao aumento de 2,8 vezes.

 

Se a GPU Vega 20 fosse feita em um processo LPP de 14nm, ela teria medido a 720mm2. Se o mesmo cálculo for direcionado para formar uma relação entre a matriz da GPU e as unidades do Compute, obteríamos até 88 UCs (até 96 UCs) em tal chip. Esse é um salto de 37,5% do atual design de 64 ***** no Vega 10.

 

Está sendo concluído que o espaço extra poderia significar um agrupamento de UCs extras no chip. Se for esse o caso, o que parece improvável, já que vimos informações anteriores e slides mencionando 64 UCs na GPU Vega 20, o outro fator que seria considerado é a frequência. Agora, a taxa de clock de 7nm LPP é um grande truque, ou você obtém 55% de economia de energia da mesma frequência que 14nm ou pode obter taxas de clock 40% mais rápidas com a mesma potência de 14nm. A questão é a seguinte: se você tivesse como objetivo obter 40% de clocks mais rápidos no mesmo pacote de potência, também teria que alimentar a VRAM extra do HBM2 (4 Stacks vs 2 Stacks), os novos conjuntos de instruções DNN. O pacote de energia sob tal cenário facilmente ultrapassaria 400W.

 

Então, adotando uma abordagem mais conservadora, o site estima um salto de 20% nos relógios, economizando cerca de 30-40% de energia (300-350W) e um salto de desempenho de 65%. Isso levaria a um salto de 12,66 TF para 20,9 TF. Um salto notável, de fato, que iria passar pelo Tesla V100 (15,7 TFLOPs no máximo) em um pacote de 300W. Isso é tudo teoria no momento, mas mesmo sem um caroço, as estimativas de velocidade do relógio são muito prováveis de acontecer, então seria um salto no desempenho para HPC, independentemente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/247006/amd-7nm-vega-by-december-not-a-die-shrink-of-vega-10

 

Complementando o dito acima, Vega 20 não será só um Die Shrink da Vega 10, provavelmente terá HBM2 (e talvez até 32 GiB de VRAM) e..

 

Não existem planos de serem desenvolvidas para o usuário final.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace

 

Um monstro desses tem 50 tflops fp16. 

 

O @Atretador comentou no privado que as Vega 7nm vão ser lançadas para desktop, 6 meses após as versões para datacenters.

 

É só esperar para ver, e se forem lançadas talvez sejam com 16gb hbm2, largura de banda 1tb/s, o gpu em torno de 30% ~40% mais veloz que as Vega atuais e neste caso empatando ou superando uma gtx 1080 ti em jogos dx 11, nos games vulkan nem se fala, claro que iriam bater de longe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata

 

Verdade, mas com certeza seriam mais baratas que as rtx 2000, o preço das Vega é elevado devido a alta demanda para mineração.

 

O maior problema delas ao meu ver é o preço, uma v56 na faixa de preço de uma 1070 e v64 na faixa de preço da 1080 seria a "salvação" para ninguém reclamar delas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Dick Trace disse:

AMD lança a Radeon Pro V340, com dual-GPU, 32GB de RAM e suporte a virtualização para uso em servidores.

https://www.amd.com/en/graphics/v340-built-for-builders

 

Especificações:

2x Vega 56

14nm

32GB HBM2

300W

Sem conectores de vídeo

Agora me expliquem porque uma VEGA56 tem 210W de consumo nos specs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Pietro Luigi disse:

Agora me expliquem porque uma VEGA56 tem 210W de consumo nos specs?

 

Talvez porque a Vega56 tenha clocks e tensão mais altos.
E talvez essa V340 tenha chips selecionados, já que a placa é para servidores e vai custar caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi GPUs e CPUs para server normalmente tem clocks reduzidos.

 

Epyc 7601 por exemplo, opera a 2.2Ghz enquanto o 2990WX opera a 3.0Ghz

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, OCCT disse:

O @Atretador comentou no privado que as Vega 7nm vão ser lançadas para desktop, 6 meses após as versões para datacenters.

Estava especulando xD

 

Eles provavelmente vão lançar alguns meses depois por questao de "yields", para server tem que operar em uma certa tensão\consumo, etc. Nos, do mainstream, recebemos a rapa da rapa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro @Flávio Santana Lima @Atretador @GabrielLP14 @Dick Trace

 

Tudo indica que teremos Vega 7nm com um chip no mercado profissional com absurdos 21 Tflops fp32 e largura de banda 1.2 TB/s , agora se a AMD vai lançar no mercado desktop seria um chip poderosíssimo na teoria e na prática, mais rápido que RTX 2080 TI e inclusive TITAN V e não estou falando de raytracing, isso já é um caso a parte e mesmo assim se eu fosse comentar  um cross fire dela encostaria no raytracing das Turing e tri cross fire já chega nos 126 tflops fp16 batendo uma as rtx operando 110 tflops fp16 usando raytracing.

 

Uma coisa é certa, quando essa placa sair para o mercado profissional, sempre tem alguém que compra para usar e testa alguns jogos e aí o bicho vai pegar!

 

AMD Vega 7nm ainda em 2018, 25% a mais de potência que a Nvidia Turing

 

https://www.pcbuildersclub.com/2018/09/amd-vega-7nm-noch-2018-25-prozent-mehr-leistung-als-nvidia-turing/

 

AMD hands TSMC its entire 7nm portfolio: Vega 20, Zen 2 and Navi right around the corner

https://www.techspot.com/news/76163-amd-hands-tsmc-entire-7nm-portfolio-vega-20.html

 

 

"Vega 7nm deve fazer 20,9 TFLOPS

 

A primeira placa gráfica com largura de estrutura de 7nm ainda está por vir com arquitetura Vega. O chip é chamado Vega 20 e já está sendo testado em um laboratório da AMD . Além disso, alguns detalhes técnicos adicionais já foram divulgados. Portanto, o primeiro GPU de 7nm deve vir apenas como uma placa gráfica profissional. Assim, a AMD também conta com memória HBM2, ou seja, quatro pilhas de oito gigabytes. O total de 32 gigabytes de memória HBM2 deve ser conectado a uma interface de 4.096 bits. A memória deve, portanto, fornecer uma taxa de transferência de dados de 1,28 terabytes por segundo.

Devido à memória, um alto clock de chip e o método 7nm da TSMC, Vega 20 deve ser o primeiro processador gráfico a fornecer mais de 20 TFLOPS, especificamente 20,9 TFLOPS, com desempenho de computação puro. Isso sugere pelo menos um vazamento em um fórum japonês . A largura da estrutura de 7nm é destinada a levar o chip a apenas tamanho de 336 mm². Em comparação, o maior chip Turing da Nvidia chega a 754 mm², mas "apenas" traz 16 de desempenho TFLOPS FP32. Se o vazamento confirmar, o Vega 20 seria 25% mais poderoso que o Turing."

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, OCCT disse:

AMD Vega 7nm ainda em 2018, 25% a mais de potência que a Nvidia Turing

https://www.pcbuildersclub.com/2018/09/amd-vega-7nm-noch-2018-25-prozent-mehr-leistung-als-nvidia-turing/

 

O texto afirma que a Vega 20 (7nm) não será lançada em VGAs para jogos, papel que cabe ao Navi em 2019, que será um GPU mid-end com desempenho similar ao da Vega64 e GTX1080, e que a AMD não terá nada para competir com as RTX. O texto termina dizendo que se a Vega 20 for tão boa como afirmam os rumores, aí um GPU Navi high-end mais pro final de 2019 seria o real competidor das Turing.

 

A GPU da Vega 20 é idêntico ao de uma Vega 10 , só que feito em 7nm.

Agora resta saber como serão as Navi e Turing de 7nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace

 

Por enquanto a AMD tá guardando as sete chaves se vai lançar ou não Vega 20 para o desktop, talvez lance, mas em 2019 quando tiver produção suficiente para atender a demanda.

 

Oficialmente o chip Vega 20 para desktop foi confirmado pela Lisa e será lançado em 2018 amigo:

https://www.profesionalreview.com/2018/09/03/amd-vega-20-7-nm/

 

Pode anotar , tirar print , como vai ser sim esse chip poderoso todo, agora se vai lançar no desktop não garanto, mas te afirmo que ao testarem em jogos vai bater RTX 2080 TI, anota aí.

 

Você leu este trecho?

 

:exorcize:

 

" primeira placa gráfica com largura de estrutura de 7nm ainda está por vir com arquitetura Vega. O chip é chamado Vega 20 e já está sendo testado em um laboratório da AMD . Além disso, alguns detalhes técnicos adicionais já foram divulgados. Portanto, o primeiro GPU de 7nm deve vir apenas como uma placa gráfica profissional. Assim, a AMD também conta com memória HBM2, ou seja, quatro pilhas de oito gigabytes. O total de 32 gigabytes de memória HBM2 deve ser conectado a uma interface de 4.096 bits. A memória deve, portanto, fornecer uma taxa de transferência de dados de 1,28 terabytes por segundo.

Devido à memória, um alto clock de chip e o método 7nm da TSMC, Vega 20 deve ser o primeiro processador gráfico a fornecer mais de 20 TFLOPS, especificamente 20,9 TFLOPS, com desempenho de computação puro. Isso sugere pelo menos um vazamento em um fórum japonês . A largura da estrutura de 7nm é destinada a levar o chip a apenas tamanho de 336 mm². Em comparação, o maior chip Turing da Nvidia chega a 754 mm², mas "apenas" traz 16 de desempenho TFLOPS FP32. Se o vazamento confirmar, o Vega 20 seria 25% mais poderoso que o Turing."

 

Será idêntico o Vega 10, mas em litografia 7nm , metade do die de um chip Turing , clock no gpu maior chegando a potência de até 21 Tflops, com 32GB HBM2, largura de banda passando de 1TB/s , tudo isso contribui para essa performance ser 25% superior RTX 2080 TI e pode ter certeza  que vai ter gente testando Vega 20 Instinct em jogos, igual aconteceu com Radeon Frontier Edition que foi lançada primeiro das RX Vega dos desktop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT As Turing também migrarão para 7nm, então não sei o que tem de tão especial numa Vega de 7nm, exceto o fato de ser o primeiro GPU nessa safra a fazer redução de processo, algo que já ocorreu no passado com outros GPUs da AMD.

Se a Vega10 perde para a Pascal em 16nm, então a Vega20 perderá para as Turing de 7nm em 2019, e parece que a AMD desistiu de grandes melhoras nos drivers das Vega e resolveu focar nas Navi.

Mas se vai ter gente comprando essa placa para testar já em 2018 então vamos esperar os reviews (porque o consenso lá fora é que 7nm em massa é só para o 2º semestre de 2019).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dick Trace

 

A questão nem é quem usa primeiro 7nm, mas sim a concorrência na atual gen: o Vega 20 7nm vai concorrer com chip Turing atual em 12nm, e um suposto Turing 7nm só em 2020 concorrendo com as Navi high end 7nm se a Nvidia apresentasse um chip 7nm primeiro que a AMD , a vermelha estaria sendo considerada pela maioria como defasada , mas isso é só questão de ponto de vista e referencial.

 

Vega 10 é um chip limitado pela litografia 14nm por mais que lancem drivers existe essa limitação, apesar de ter alto poder computacional uns 13 Tflops ( semelhante poder computacional da GTX TITAN X Pascal), a banda de 484 GB/s limita o gpu, já nas Vega 20 não vai ter isso, o chip vai ser 21 Tflops e banda acima de 1TB/s, os gpus Radeon gcn necessitam de mais banda que as Geforce.

 

No final das contas o que vai definir é o preço e a Nvidia não vai poder reduzir muito o valor das RTX, talvez um chip Vega 20 entregue desempenho igual ou melhor que RTX 2080 Ti que encosta em uma TITAN V.

 

Agora partindo para meu ponto de vista, pois acima só declarei visão externa: só esse ano eu tive várias placas da AMD e Nvidia, R9 280x 3gb ddr5 trixx oc , RX 470 4gb ddr5 oc , GT 710 1GB DDR5 OC , GTX 1070 8GB DDR5 OC , R9 290 4gb ddr5 ( já tô cogitando voltar para Nvidia de novo momentaneamente ), mas pude concluir: 

 

Todas atenderam as minhas necessidades momentâneas: na questão de driver a AMD tá melhor que Nvidia , no consumo a Nvidia tá melhor que AMD , na temperatura depende de onde você mora , da refrigeração do gabinete e claro do projeto em que foi construído sua placa especificamente ; não existe regrinha geral que AMD esquenta mais, isso é mito e inclusive Gabriel Torres já fez artigo explicando , mas enfim não tenho nada do que reclamar , mas quanto a linha RTX eu não considero um atrativo ainda para usar raytracing, talvez só nas GTX 3000 ou 4000 que tenham potencial suficiente para usar a tecnologia, além do preço exorbitante cobrado nelas; no momento para usar placa de vídeo eu prefiro Radeon Vega GCN 14nm ou 7nm , quanto a questão de consumo da Vega 14nm, só fazer undervolt que reduz uns 50% , se muita gente faz delid desmontando e com risco de queimar um 8700k para não esquentar e alegam ser vantajoso, fazer undervolt em uma Radeon a nível de software para economizar energia na Radeon e manter desempenho é perfeitamente viável , pelo menos para mim.

 

valeu!

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Atretador

@Flávio Santana Lima

@GabrielLP14

@Dick Trace

@Pietro Luigi

 

Depois de muito debate, não se sabe ao certo se a AMD vai lançar chip Vega 20 com 21 Tflops ou RX Navi no high end.

 

O que eu sei é que o chip Vega 20 com 21 Tflops e 1.25 Tera de banda com 32GB HBM2 vai ser lançado para o mercado profissional, vai usar pci-e 4.0 e xgmi concorrente direto do nvlink da Nvidia:

https://wccftech.com/amd-radeon-vega-20-gpu-xgmi-pcie-4-interconnect-linux-patch/

 

Tudo indica que a Navi vai trazer algo novo, pode não usar arch GCN e se usar poderá ter implementações novas com Infinity Fabric ou talvez até algum asic se comunicando por infinity fabric suportando raytracing quem sabe? Até as Vega 20 vão trazer xgmi uma tecnologia baseada no infinity fabric e semelhante o nvlink da Nvidia:

https://adrenaline.uol.com.br/2018/09/06/56376/drivers-do-linux-mostram-que-amd-deve-usar-xgmi-em-placas-vega-20-sua-resposta-ao-nvlink/

 

AMD já confirmou que a Navi estaria pronto para usar GDDR6 e HBM2 e se ela disse isto, de fato pretende lançar chip Navi high end usando HBM2, pois ela jamais lançaria HBM2 no mercado mid-end, só não se sabe se é em 2019 ou depois:

https://www.pcgamesn.com/amd-navi-gpu-release-date-performance

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

AMD anuncia a Radeon VII, placa de $700 para jogos baseada no chip Vega 20 e feita em 7nm.

As principais melhorias da Radeon VII sobre a Vega64 para jogos parecem ser a memória e as ROPs (mas precisa confirmar no caso das ROPs já que as Vega 20 até agora tinham 64 ROPs).

 

https://www.anandtech.com/show/13832/amd-radeon-vii-high-end-7nm-february-7th-for-699

 

EDIT:

vega_vii8vc91.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Blueness_ disse:

Barato demais né?

Quem sai ganhando somos nós consumidores, sem problemas

image.png.d762439d0f892f54de100e67beee4801.png

Compara a RTX 2080TI.

Joga os impostos que caem nesse tipo de produto por aqui.. 2300 é o preço esperado da "intermediária" RTX 2060 de 350 dólares..

 

Essa Radeon vai aterrissar aqui perto dos 3.5K ou 4K...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Dick Trace disse:

 

Bacana, vamos ver se é verdade, e, principalmente, o consumo de energia dessa criança.

 

--

 

https://www.techpowerup.com/251400/nvidia-ceo-jensen-huang-on-radeon-vii-underwhelming-the-performance-is-lousy-freesync-doesnt-work

 

CEO da NVIDIA fala que a Vega 7 é uma porcaria.

 

Não lembro dele ter comentado nada em casos anteriores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro @Dick Trace @ClinkLinck @Phoenyx @GabrielLP14 @Atretador @Flávio Santana Lima @Pietro Luigi 

 

Vega é Vega, meu palpite sempre foi Vega, eu falei lá em cima que existia limitação nas Vega por conta da banda, o que pode ser comprovado com o lançamento da Vega VII, mesmo poder  computacional da RX Vega 64 Liquid, mas com o dobro de banda, e dobro de vram, fez a vga fica com performance nível de rtx 2080 que é em torno de 8% melhor que uma 1080ti.

 

Este chip Vega VII veio com menos CUs que Vega 64 Liquid e os mesmos 13.8 Tflops, mas com tdp menor de 300 watts vs 345 watts de Vega 64 Liquid e o mesmo desempenho e preço da RTX 2080.

 

Tudo indica que AMD vai lançar uma linha completa Vega, do low até Vega VII competindo com toda linha da Nvidia até  rtx 2080.

  • Curtir 2
  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...