Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc congelando aleatóriamente


Posts recomendados

Pessoal é o seguinte, eu estava com uma placa-mãe M5A78L-USB3, que estava me dando dores de cabeça por superaquecimento na VRM, mas tudo funcionava numa boa, só o processador mesmo que fazia undervolt quando a VRM ficava quente demais, daí pra resolver isso comprei uma MSI 970 Gaming, porém começou a acontecer algo estranho daí pra cá, o PC congela completamente, sem Blue Screens, congela e a tela fica congelada na última coisa que estava sendo mostrada, o único jeito de sair disso é apertando o Reset e aguardando congelar de novo. O estranho é que o PC não "Liga e congela", tem vezes que demora 2 horas pra congelar e outras demora >24h(mas maioria das vezes congela dentro de <8h de uso), é bem aleatório, se estiver tocando algum som no momento que ele congela o som fica aquele som engasgando mas some depois de 2 segs, deixando o PC congelado sem som. Outra coisa, o problema se manifesta na BIOS também, porém em bem menos tempo, enquanto no OS ele demora de 1h~8h+ pra travar na BIOS ele demora no máximo uns 10 minutos(E eu tenho que estar mexendo na BIOS). De todas as vezes que o computador congelou nenhuma delas foi com algum jogo rodando, o PC não congelou nenhuma vez enquanto jogava.
O PC Funciona normalmente como antes, o único problema é o congelamento mesmo.

O que eu já fiz:
HDTune (nenhum dano), chkdsk /r /f em todas as partições. sfc /scannow(tinha uns arquivos danificados);
limpei as memórias e usei o memtest86 (1h e meia, nenhum erro);
Fiz teste de Stress no AIDA e no Prime, 30 minutos de teste em cada. (Nenhum congelamento, temperaturas abaixo);
Joguei vários jogos e nenhuma vez o PC congelou, pelo menos não congelou em jogos ainda;
Atualizei a BIOS para a última versão;
Liguei o PC direto na tomada sem filtro de linha;

Aumentei a tensão da RAM de 1,496V para 1,510V;

Defini manualmente a velocidade da RAM para 1600MHz ao invés de automático;

Atualizei a BIOS da Placa de Vídeo (VBIOS) para uma versão UEFI.


Config:
MSI 970 Gaming, substituindo minha M5A78L-USB3;
FX-8350 + Hyper212x;
GTX 660;
2x4GB Kingston, 1600MHz;
Wise 750W(Sim, essa fonte é uma porcaria, mas funcionava normal a outra placa)
2 HDs, 1 Seagate 1TB 7200RPM(boot), 1 Toshiba 750GB 5400RPM meio danificado.

Temperaturas:
Idle: Tudo abaixo de 40C, exceto VRM(54C), GPU(45C), CPU(41C).
Full: Mobo: 45C // CPU 52C // VRM 72C // GPU 65C // HDs 35C.

E aí galera? O que pode ser? Obrigado por ajudarem. (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É meu amigo... não tenho como te ajudar pois estou passando pelo mesmo problema. O problema é idêntico, as vezes trava em 10 minutos ou trava depois de 15 horas ligado. Já fiz de tudo e não descobri. Eu ia criar um tópico mas vi o seu antes. Vou acompanhar o andamento da solução... me deixei informado se conseguir resolver o problema por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucasx32.

 

Uma das possibilidades seria o HD mas você já fez alguns testes e não apareceu nada, de  qualquer forma sugiro a você fazer mais uns testes, use mais de um programa de diagnóstico e compare os resultados, os parâmetros de analises podem variar de acordo com o programa. 

 

Verifique se não há nenhuma incompatibilidade nos drivers de seu PC, isso pode ocorrer por causa da mudança de hardware. Procure no gerenciador de dispositivos do seu PC.

 

Por fim, pode ser um problema elétrico, se puder testar outra fonte no seu PC para verificar isso, seria o ideal. Teste os cabos também e verifique se não há conexões frouxas.

 

Depois poste aqui como ficou.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, porém já fiz mais de um teste nos HDs e mesmo assim continua, lembrando que acontece na BIOS também, incompatibilidade de drivers eu acho difícil demais de ser, a fonte eu já estou pensando em comprar uma pois estou pensando em fazer SLI futuramente, só vai dar pra saber se era a fonte mesmo quando a nova chegar, enfim, obrigado mesmo assim, boa noite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucasx32.

 

Sobre os drivers, não custa muito verificar. É só abrir o gerenciador de dispositivos. Lembro que há programas que verificam se há novas updates para drivers, mas a muito tempo não uso, teria que dar uma pesquisada na internet. Mas a fonte, parece ser o maior suspeito mesmo.

 

Depois posta aí como ficou.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No gerenciador de dispositivos não há nenhum driver suspeito, todos instalados e funcionando normalmente, coloquei o driver booster só pra ver se tinha atualização de algo e nem ele e nem o driver easy achou nada, lembrando que instalei todos os Drivers confome o CD da MSI, sem falar que agora pouco quando eu estava me preparando pra fazer o backup da BIOS da minha placa de vídeo (pois a EVGA me mandou uma BIOS nova UEFI para eu dar flash) e bem na hora que eu ia salvar o PC congelou, bem na hora que cliquei mesmo na opção de salvar a VBIOS, o PC estava ligado há mais de 7h. Obrigado novamente.


#Edit: Atualizado o primeiro post com tudo que já tentei, incluindo a atualização da BIOS da VGA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#Edit2: Depois que desenrolei com o pessoal da EVGA uma BIOS UEFI para a minha placa de vídeo já fazem 2 dias que não congela no SO, porém não experimentei ficar na BIOS pra ver se ainda está travando, será que era a BIOS UEFI da VGA mesmo? Nunca vi isso de a placa de vídeo ser UEFI pra o PC não congelar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lucasx32.

 

Realmente um problema.

 

Acho que o que poderia ajudar seria isolar o problema, tente identificar qual é a parte que está danificada. Use uma memória de cada vez, retire a placa de vídeo, se puder empreste um HD para testar, o mesmo vale para a fonte. 

 

Faça testes no HD com outros programas também, o resultado pode não ser o mesmo, diferentes programas usam diferentes parâmetros de analise.

 

Depois posta aí o progresso do seu caso.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...