Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Glauco Rodrigues

Rede com pasta compartilhada

Recommended Posts

Bom dia, sou novo no forum e espero não estar criando um topico repetido ou em local errado, mas tenho uma duvida importante, não tenho nenhum estudo com informatica mas me viro bem e recentemente estou começando meu proprio negocio na area e procurando melhorar, vamos a duvida.

Criei uma pasta compartilhada pela rede em um dos três computadores que usamos e gostaria de que essa pasta tivesse uma senha ou mesmo que cada um dos outros computadores 

tivesse sua propria senha para acessa-la. Algumas vezes consegui que a pasta pedisse as credenciais do windows, (lembrando que  no devido computador onde criei a pasta ja adicionei as credenciais dos outros com usuario e senha), e ate usar o comando "*****.bat" para proteger a pasta dentro dessa unidade mas nenhuma forma foi efetiva.

A forma com que está configurada so permite acesso de quem está conectado ao roteador ou wi fi e ate entendo que nao ha necesidade de uma proteção assim , ja que é so evitar conexoes com a nossa rede de internet. Mas uma empresa precisa trabalhar de forma correta e com segurança e meus socios pensam o mesmo.

Espero que alguem possa ajudar a solucionar essa questão

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é um grande furo do Windows... pra ser sincero contigo apenas o bizú do bat vai funcionar... e ainda assim é fácil de ser quebrado. Dizem que existem softs pagos que fazem esta função de criptografar pastas e arquivos mas como falei são pagos. 

No linux é a coisa mais fácil de se fazer... 

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o sistema operacional da máquina que esta com a pasta compartilhada ?

Se você tiver ingressado as 3 máquinas no mesmo grupo doméstico/de trabalho, a senha será solicitada apenas uma vez quando for para ingressar nele, e nao ira pedir mais para acessar pastas visíveis na rede. 

Segue:

- Para que um usuario acesse uma pasta em outro computador, ele deve ter as credenciais do usuario do computador de acesso (exceto a pasta pública)

Então você pode fazer de duas formas. Criar um usuario e senha para cada um dos 3 acessos e mapear na maquina dos seus sócios

OU

Criar apenas um usuario e mapear as pastas com caminhos diferentes, é mais simples porém é valido somente quando nos certificamos de que quem ira usar a pasta nao terá intenções maliciosas de vasculhar outras sem ser a mapeada. 

Exemplo: Pasta mapeada:   Recursos Humanos (192.168.1.99/RH/RecursosHumanos/) Unidade Z:

Assim que o usuario clicar no caminho ele tera acesso direto a pasta Recursos Humanos, mas se ele digitar apenas o IP na barra de endereço ele tera acesso a pasta raiz com todas as demais pastas. (esconda as de outros departamentos em subpastas ; )

Alguem me corrija se estiver errado. tks

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Jonas Barbosa disse:

Qual o sistema operacional da máquina que esta com a pasta compartilhada ?

Se você tiver ingressado as 3 máquinas no mesmo grupo doméstico/de trabalho, a senha será solicitada apenas uma vez quando for para ingressar nele, e nao ira pedir mais para acessar pastas visíveis na rede. 

Segue:

- Para que um usuario acesse uma pasta em outro computador, ele deve ter as credenciais do usuario do computador de acesso (exceto a pasta pública)

Então você pode fazer de duas formas. Criar um usuario e senha para cada um dos 3 acessos e mapear na maquina dos seus sócios

OU

Criar apenas um usuario e mapear as pastas com caminhos diferentes, é mais simples porém é valido somente quando nos certificamos de que quem ira usar a pasta nao terá intenções maliciosas de vasculhar outras sem ser a mapeada. 

Exemplo: Pasta mapeada:   Recursos Humanos (192.168.1.99/RH/RecursosHumanos/) Unidade Z:

Assim que o usuario clicar no caminho ele tera acesso direto a pasta Recursos Humanos, mas se ele digitar apenas o IP na barra de endereço ele tera acesso a pasta raiz com todas as demais pastas. (esconda as de outros departamentos em subpastas ; )

Alguem me corrija se estiver errado. tks

Você está correto no que falou porém a pergunta que o colega fez não foi sobre como compartilhar uma pasta em rede e sim como colocar senha na mesma...

É muito comum em algumas empresas que mais de um funcionário tenha acesso a determinado terminal daí a necessidade dele em deixar a pasta compartilhada porém protegida... Outra solução seria a criação de contas diferentes de usuários no terminal porém de nada vale se o usuário com privilégios não fizer logout quando sair do terminal...

A saida mais fácil no Windows é o uso de um comando .bat mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais