Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando após sobrecarga na rede elétrica, amd fx-8350


Posts recomendados

Boa tarde tudo bem?

Sou novo no fórum e estou com uma dúvida.

É o seguinte, montei meu pc em 2014 com um processador amd fx-8350 e uma asus m5a97. Um dia, não sei se foi uma sobrecarga de energia, que fez com que meu pc desligasse do nada. Eu tenho um bom water cooler pra ele então acredito que não seja temperatura por que a mesma sempre se mantem na casa dos 30,40 graus. Enfim desde que isso aconteceu o meu processador começou a dar pequenas travadas(não de parar de vez) mas de travar na tela por um segundo ,q seja, e depois voltar(inclusive fazendo um barulho que incomoda nessas horas). Esse fato ocorre muito mais em vídeos no youtube do que em jogos(pois tenho uma placa de vídeo que aguenta bem os meus jogos). 

Creio que o problema seja no meu processador pois inclusive ja baixei um programa que monitora o processador e nessas "travadas" os usos dos 8 núcleos dele ficam muito mais preenchidas. No uso normal sao usados poucos núcleos(até o 5 se eu nao me engano), nessas travadas os 8 sao ocupados.

 

Enfim, então acho que o meu 8350 está com problema, gostaria de comprar um 6300 balck edition, mesmo sendo pior.

Eu prefiro comprar o 6300 por que creio que mandar o 8350 pra manutenção daria muito trabalho e eu não tenho a menor ideia de quem faria isso.

 

Gostaria de saber se o 6300 black edition funciona perfeitamente na minha asus m5a97, e se na opinião de vocês  vale a pena a aquisição do 6300 ao invés de tentar achar manutenção pro 8350.

Também queria saber se na troca de processador é necessário alguma mudança nas configurações, atualizações ou na bios do computador.

 

Obrigado pela atenção, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Danilo Neves Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

 

    As únicas coisa que eu conheço que podem fazer a maquina desligar do nada é processador superaquecido e fonte, PV o máximo que faz é parar de passar imagem para o monitor.

    Processador não tem conserto pelo que saiba, esse problema está mais para fonte do que processador.

   Qual o modelo da sua fonte eu acho que essa sobrecarga na rede elétrica afetou ela, é sempre bom usar um nobreak ou um filtro de linha com aterramento para evitar esses tipos de problemas.

   Se após a troca da fonte não resolver, desligue seu HD e coloque um HD de qualquer tamanho e faça uma nova instalação o Windows as vezes essa sobrecarga na rede elétrica afetou afetou o SO.

 

Abs Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta,

Eu sempre usei filtro de linha, o problema é que pra testar com outra fonte ou com outro processador teria que comprar um novo... não tem como eu testar sem comprar, tenho medo de gastar dinheiro com a fonte e o problema ser no processador ou vice e versa. No hd eu acho que não pois ja testei os badblocks e estão todos verdes.

O que me faz suspeitar  que o problema seja na fonte é que o meu pc não vibra mais continuamente como antigamente, ele vibra com oscilações. Eu não sei isso é certo. Esse problema realmente parece ser no processador por conta do monitoramento dos núcleos, ele acaba usando os 8 núcleos nessas travadas em videos no youtube, que nao necessitam de tanto sabe... 

o modelo da minha fonte é cx-500 e a minha configuração é:
placa-mãe asus m5a97

Processador amd fx 8350

Placa de vídeo zotac gtx 960

hd seagate de 1 tera

E memória ram de 8gb Hyper X

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...