Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
manoelps

Rota de saida tronco sip asterisk

Recommended Posts

Pessoal,
Estou tentando configurar uma rota de saída no asterisk. O cenário é o seguinte:
1 ramal de um PABX qualquer vai entrar como tronco no meu Asterisk. Até aí tudo bem, consegui registrar o ramal através de um ATA HT-503.
No caso pra eu chamar a partir do "PABX" um ramal do asterisk, configurei uma grupo. Até aí também tudo bem, está funcionando.

Agora vem a questão: Como fazer para os ramais do asterisk chamar os outros ramais do PABX?
Tentei criar uma rota para que quando algum ramal SIP no PBX discar 9 chamar o tronco que está registrado o ramal do PABX, mas não está funcionando, preciso conseguir ligar para todos os ramais do PABX.

[Exemplo] discar 92002 no softphone, sair pelo tronco sip, que está registrado no ATA, (este  está com um ramal (2001) do PABX conectado no FXO), a partir dai ele receberia este numero do ramal que passei quando disquei no caso o 2002 e jogaria a ligação para o ramal 2002.

Segue abaixo como está o arquivo de configuração:

MEU TRONCO SIP (está registrando 100% no asterisk) arquivo SIP.CONF:
Estou registrando o mesmo desta forma (para testes não atribui senha):  

register = 1001@192.168.101.54/1001
[1001]
type=friend
defaultuser=1001
secret=
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=from-internal
canreinvite=no
qualify=5000
;nat=yes
disallow=all
allow=ulaw&alaw&g723&g729&gsm
callgroup=11
pickupgroup=11
call-limit=1
mohinterpret=default
callerid="Tronco 01"<1001>
subscribecontext=BLF_Group_1
accountcode=Tronco 01

Regra para plano de discagem (extensions.conf):

exten => _9.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@1001,60,r)
exten => _9.,n,Playtones(congestion)
exten => _9.,n,Hangup()

Com a configuração acima, dá um toque e cai a ligação, fiz conforme abaixo, mas nem chama

exten => _9.,n,Dial(SIP/${1001}${EXTEN:1})

Montei outro servidor, agora com ELASTIX e refiz a configuração e regras via interface, mas cheguei no mesmo problema, não consigo ir para dentro dos ramais do PABX a não ser se eu receber uma ligação e fazer a transferência dela.

Alguém ae para me dá uma direção?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funcionou \o/ ... O problema era no Dial Plan do ATA HT-503, coloquei a mesma quantidade de digitos do ramal e funcionou: { XXXX }

Usei o pano de discagem no arquivo extensions.conf

exten => _9.,1,NoOp(Chamada de ${CALLERID(all)})
exten => _9.,n,Dial(SIP/1001/${EXTEN:1})
exten => _9.,n,Hangup()

Não achei botão onde marcaria o post como resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais