Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rota de saida tronco sip asterisk


Posts recomendados

Pessoal,
Estou tentando configurar uma rota de saída no asterisk. O cenário é o seguinte:
1 ramal de um PABX qualquer vai entrar como tronco no meu Asterisk. Até aí tudo bem, consegui registrar o ramal através de um ATA HT-503.
No caso pra eu chamar a partir do "PABX" um ramal do asterisk, configurei uma grupo. Até aí também tudo bem, está funcionando.

Agora vem a questão: Como fazer para os ramais do asterisk chamar os outros ramais do PABX?
Tentei criar uma rota para que quando algum ramal SIP no PBX discar 9 chamar o tronco que está registrado o ramal do PABX, mas não está funcionando, preciso conseguir ligar para todos os ramais do PABX.

[Exemplo] discar 92002 no softphone, sair pelo tronco sip, que está registrado no ATA, (este  está com um ramal (2001) do PABX conectado no FXO), a partir dai ele receberia este numero do ramal que passei quando disquei no caso o 2002 e jogaria a ligação para o ramal 2002.

Segue abaixo como está o arquivo de configuração:

 

MEU TRONCO SIP (está registrando 100% no asterisk) arquivo SIP.CONF:
Estou registrando o mesmo desta forma (para testes não atribui senha):  
 

register = [email protected]/1001
[1001]
type=friend
defaultuser=1001
secret=
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=from-internal
canreinvite=no
qualify=5000
;nat=yes
disallow=all
allow=ulaw&alaw&g723&g729&gsm
callgroup=11
pickupgroup=11
call-limit=1
mohinterpret=default
callerid="Tronco 01"<1001>
subscribecontext=BLF_Group_1
accountcode=Tronco 01

Regra para plano de discagem (extensions.conf):

exten => _9.,1,Dial(SIP/${EXTEN:1}@1001,60,r)
exten => _9.,n,Playtones(congestion)
exten => _9.,n,Hangup()


 

Com a configuração acima, dá um toque e cai a ligação, fiz conforme abaixo, mas nem chama
 

exten => _9.,n,Dial(SIP/${1001}${EXTEN:1})

 

Montei outro servidor, agora com ELASTIX e refiz a configuração e regras via interface, mas cheguei no mesmo problema, não consigo ir para dentro dos ramais do PABX a não ser se eu receber uma ligação e fazer a transferência dela.
 

Alguém ae para me dá uma direção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou \o/ ... O problema era no Dial Plan do ATA HT-503, coloquei a mesma quantidade de digitos do ramal e funcionou: { XXXX }

Usei o pano de discagem no arquivo extensions.conf

exten => _9.,1,NoOp(Chamada de ${CALLERID(all)})
exten => _9.,n,Dial(SIP/1001/${EXTEN:1})
exten => _9.,n,Hangup()

 

Não achei botão onde marcaria o post como resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...