Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Angelo Moraes

Windows 7: "reboot and select proper boot device"

Recommended Posts

Boa noite! Meus caros, venho humildemente pedir a ajuda de vocês. Não entendo muito sobre PC, pois só fiz um curso técnico de informática há mais de 10 anos atrás. Eu tenho um HD interno de 500GB da marca Seagate, modelo SATA. O HD estava normal, abria arquivos normalmente e estava rápido em transferência de arquivo. Eu já tive outro PC que deu “pau” no HD, porém, dias antes, o computador ficava travando, e quando eu clicava para abrir um arquivo, demorava uma eternidade. Nesse caso, não ocorreu nada disso.
Hoje, quando fui ligar o computador, apenas aparecia uma tela preta dizendo: “reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key”

Entrei na BIOS, na aba boot e a única opção – para HD – que aparece é: hard drive, e não SATA. Desliguei o PC e liguei sem o HD só para ver, e as opções foram às mesmas. Ou seja, mesmo com o HD desconectado as opções são as mesmas. Abri o PC, limpei tudo, inverti a posição dos cabos e nada!
Pessoal, preciso de ajuda! Tenho um trabalho para entregar na faculdade e estava tudo dentro desse HD. Eu fui burro e não passei para “nuvem”, pois nem nos meus piores pesadelos imaginei que fosse acontecer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

antes de descabelar por causa do hd, faça o seguinte

 

1- desconecte todos os cabos da sua fonte na placa-mãe e peças adjacentes.

 

2- ligue os cabos da fonte na placa-mãe e no hd ( só nesses dois)

 

olha pra ver se liga assim.

 

3- se não aparecer o hd mesmo assim, troque o cabo de energia do hd por outro cabo.

tente localizar o hd.

 

4- se não aparecer na bios o hd, troque o cabo SATA do seu hd.

 

ps: fonte geberica costuma dar problemas nas peças do pc, pois a fonte não é bem feita, por isso o preço baixo : (

      e o cabo sata tambem costuma dar muito problema.

 

5- se não aparecer o hd na bios, troque a fonte e teste novamente.

 

6- se nada funcionar, ligue seu hd em outro pc via cabo SATA ou por um CASE de hd para usa-lo em USB e ver se acessa os dados.

 

espero ter ajudado! boa sorte ai com seu trabalho!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio , valeu cara! Fiz tudo que você pediu, mas não adiantou. Amanhã eu vou no centro tentar comprar um cabo sata para ver se resolve o problema. Por enquanto, ainda não tenho como testar. Aliás, você sabe me dizer se o cabo do HD sata do notebook serve no CPU, para eu testar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não, meu amigo. o notebook não tem cabo SATA, apenas tem o conector SATA "pregado" na placa-mãe. não tem como retirar. o cabo SATA é uns 15 reais no máximo. dê preferência na hora da compra por um cabo SATA embalado e lacrado, pois muitos colocam cabo usado para venda. fica a dica!

 

boa sorte ai e qualquer coisa, tamo ai!

 

relendo sua mensagem, me lembrei de uma coisa.

 

ja que voce tem notebook, ligue o hd do notebook no pc e veja se reconhece na bios, NÃO DEIXE CARREGAR O SISTEMA PELO HD NO NOTE, POIS PODE DAR PROBLEMA DE DRIVER E ATRAPALHAR SEU SISTEMA DO NOTEBOOK!

 

e outra. ja que você vai ter o trabalho de sair de casa, leve com você o hd e peça o tecnico para testar o hd NA SUA FRENTE, para que você veja se funcionou ou não. se não funcionar, você ja pega um hd novo com o tecnico para não perder tempo : )

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio  beleza! Mais tarde eu tento ligar o HD do notebook no CPU. Agora tô tentando refazer o trabalho (caso eu não consiga recuperar no HD eu já outro). O problema nem é eu comprar outro HD, e sim perder os arquivos dentro dele. Eu já perdi um HD externo esses tempos atrás, foram mais de 600GB perdido, incluindo fotos, trabalhos, vídeo-aulas, etc. Agora só falta eu perder esse. Mais beleza cara, brigadão aí. Mais tarde eu volto e conto o que aconteceu. Se cuida :thumbsup:

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hd externo é fácil "queimar" porque as pessoas deixam ele cair no chão. ja os de pc são parafusados no gabinete, dai não tem esse problema de queda.

 

acho bem difícil seu hd ter queimado, muito provável é ou o cabo SATA, ou a fonte

 

outra, quando for na assistencia, se o hd funcionar belezinha, tente pegar uma fonte emprestada ou no condicional, porque se o hd funcionar la, e o não for problema no cabo SATA, ja ter a fonte na mão vai ajudar bastante : )

 

bos sorte ai no trabalho, que saia melhor que o que ta dentro do hd : )

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Angelo Moraes.

 

Indo a um técnico certamente que você vai resolver seu problema.

 

Como foi comentado os arquivos no HD são muito importantes, a primeira coisa a fazer seria testar o HD em outro PC como secundário ou em um case para recuperar os arquivos. Depois testar o seu PC como o colega acima disse. 

 

Antes do problema acontecer, houve alguma mudança no seu PC, troca de hardware ou upgrade de software? Queda de energia ou o PC foi desligado incorretamente? É incomum o HD parar sem um motivo.

 

No aguardo.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o @louissanabio  e @LuftVanship_WD . Como eu trabalho, o meu irmão mais novo levou o HD junto com o CPU em uma assistência técnica perto de casa. Lá, o técnico disse que o HD havia queimado e que precisava comprar outro. Porém, ele não o fez na frente do meu irmão. Simplesmente levou o CPU e o HD para o fundo e voltou dizendo isso.Pedi para meu irmão comprar o cabo, mas ele não o fez. Achei estranho, pois - do jeito que meu irmão contou - parecia que o técnico estava querendo empurrar um outro HD para nós comprarmos. O técnico também disse que o HD era super velho (2009), e que raramente um HD dura mais que 5 anos. Agora, vou levar em outra assistência técnica (de mais confiança) para ter uma segunda opinião.

@LuftVanship_WD , não houve nenhum software novo instalado e nem troca de hardware ou upgrade. A força aqui em casa costuma cair sim, mas não caia há umas 3 semanas, logo não acho que poderia ter sido isso, pois iria demorar 3 semanas para o HD queimar depois da queda? Não sei o que aconteceu, segundo o técnico o HD queimou, pois ele não é reconhecido pela máquina. Vou levar em um outro técnico.

@louissanabio  Eu testei um HD antigo que havia aqui em casa, só que era um IDE e o computador reconheceu. Depois volto com mais novidades. Falou
Ah é,me esqueci: Segundo o técnico, ele comprava R$ 1.000 (mil reais) por GB, caso eu quisesse recuperar algo. Achei bem "salgado".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Angelo Moraes as portas IDE e SATA são diferentes, e o pc controla cada uma de um jeito, então mesmo que o IDE funcione, o SATA vai continuar sem funcionar.

o pessoal cobra isso mesmo, alguns cobram menos, e por ai vai... mas se quiser tentar recuperar os dados você mesmo, a gente te dá uma mão!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio Valeu cara. O que eu tinha no HD eram coisas simples, mas de um valor insubstituível. Eu tinha feito um curriculum para meu irmão e havia salvado mais de 40 e-mails para mandar o curriculum dele em um bloco de notas. Eu também estava escrevendo um livro, havia mais de 200 páginas já escritas. Os trabalhos da faculdade eu consigo refazer, o complicado é perder essas coisas. Fotos de pessoas que já se foram, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Angelo Moraes.

 

O que o técnico disse sobre o HD confere, o tempo de vida útil de um HD não é muito grande, em média 3 anos, já vi gente dizendo que usou HD por 6, 7 anos sem problemas, mas é raro. Como HDs são muito sensíveis, quanto mais velhos mais fácil de terem morte súbita . por isso um acompanhamento da saúde do mesmo com um programa de diagnóstico é importante. Fica a dica para o futuro. Além disso fazer um backup dos arquivos. Eu uso 2 HDs externos mais uns DVDs e serviço de nuvem. Já perdi muita coisa antes de aprender a fazer backup.

 

Quanto o preço para recuperar dados está caro mesmo. acho que você encontra mais barato. O valor muda de acordo com a tecnologia usada para recuperar, que pode ser o uso de um programa de recuperação até um equipamento mais sofisticado para abrir o HD e extrair os arquivos de lá.

 

Depois poste aí o andamento do seu caso.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio e @LuftVanship_WD , trago "boas" novas, dessa vez para dar nó na cabeça de vocês :D. Levei o HD em um técnico de confiança lá perto do meu trabalho e funcionou. Agora pasme!, com os mesmos cabos do meu computador.
Porém, o técnico não ligou o HD como o principal e sim como secundário. Dessa forma, apenas abria uma pasta (na verdade uma partição) como se fosse um pendrive com todos os arquivos. Só não fiz o backup lá por que não tinha pendrive na hora, maaaas, segundo esse técnico, o HD está em perfeitas condições, e meu computador é que deve estar com defeito. Ele também levandou a hipótese do Windows ter corrompido, dessa forma ele não inicia. Mas eu acho pouco provável, pois o HD sequer é reconhecido pela minha máquina e os arquivos do disco C estava todos lá. Ele deu para mim dois cabos (o cabo sata e de energia) e quando eu cheguei em casa não funcionou mesmo. Vocês têm alguma ideia do que possa ser? Será que é a placa-mãe, fonte? Valeu pessoal, fiquei muito feliz em saber que não perdi nada e que o HD está intacto.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Angelo Moraes 

1º - você trocou a fonte nos testes? ( A FONTE É DE CONFIANÇA?)

2º - olha os capacitores da placa-mãe se estão com aparência de novos, igual a primeira imagem. se sim, suaa placa está normal.

se os capacitores (se tiver um já da) estiverem iguais aos capacitores da imagem 2, ai sua placa está com problemas. aí só trocando os capacitores com defeito para a maquina funcionar belezinha.

capacitor eletrolitico normal.jpg

capacitor eletrolitico estufado.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio , dessa vez eu só levei o HD, o CPU ficou em casa. Não tenho outra fonte para testar. Essa fonte que eu uso, já está comigo há 10 meses. Não sei se isso tem alguma coisa a ver, mas o DVD está funcionamento perfeitamente, inclusive eu troquei os cabos com o HD e funcionou. Os capacitores estão todos normais, igual na primeira imagem.
Agora deixa eu fazer uma pergunta: Caso seja os capacitores, fica quanto para arrumar? Pergunto isso, pois acho pouco provável que seja a fonte, já que ela está há quase 1 ano comigo e funcionando normalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Angelo Moraes no seu caso, já que o hd funcionou lá, a placa mão não está com os capacitores estufados, sobra so a fonte mesmo. todo equipamento estraga um dia, uns antes do tempo,(bem antes mesmo) outros só estragam depois de muito uso (sorte + cuidado com o equipamento) .

leva o pc na assistencia e pede o cara pra trocar a fonte NA SUA FRENTE (senão ele te empurra uma placa-mãe nova).99,99% de funcionar : )

já para trocar os capacitores, eu cobrava em média de 50,00 a 70,00, porque dá trabalho achar os capacitores certos e meio chatinho pra trocar eles. 

se for trocar a placa-mãe, dê preferência para capacitores blindados.

.capacitor eletrolitico blindado.jpg

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Angelo Moraes.

 

Penso que o problema seja a configuração da BIOS, principalmente porque você disse que o seu velho HD IDE funciona lá. Talvez o seu técnico de confiança possa ajudar. Se realmente for iso, da para resolver por telefone.

 

Depois diz aí como ficou o seu caso.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@louissanabio , @LuftVanship_WD , cara, valeu por tudo! Hoje fui na assistência e levei o PC. Chegando lá, o cara tentou ligar e não conseguiu, mesmo problema. Pedi para ele trocar a fonte e ele fez na minha frente eeee, pegou! Realmente, o @louissanabio estava certo, o problema era a fonte! Comprei outra lá mesmo e voltei para casa. Agora, estou digitando nele.
Se não fosse pela sua ajuda, eu teria trocado o HD e seria dinheiro jogado fora, pois o problema seria outro. Valeu, obrigado por tudo!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Angelo Moraes disse:

@louissanabio , @LuftVanship_WD , cara, valeu por tudo! Hoje fui na assistência e levei o PC. Chegando lá, o cara tentou ligar e não conseguiu, mesmo problema. Pedi para ele trocar a fonte e ele fez na minha frente eeee, pegou! Realmente, o @louissanabio estava certo, o problema era a fonte! Comprei outra lá mesmo e voltei para casa. Agora, estou digitando nele.
Se não fosse pela sua ajuda, eu teria trocado o HD e seria dinheiro jogado fora, pois o problema seria outro. Valeu, obrigado por tudo!

fico feliz que deu certo ai pra você. qualquer coisa, chama a gente aqui que damos uma mão! :thumbsup:

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu @louissanabio . O recado que eu dou para aqueles que terão o mesmo problema, e talvez cheguem até essa página via pesquisa no Google é: Sempre leve em mais de um técnico! O primeiro técnico, disse que o HD estava queimado, e queria me cobrar R$ 1.000 por GB recuperado, sendo que o HD não havia queimado coisa alguma. O cara ia "passar a mão" no meu HD (Seagate Barracuda), e ainda iria me tirar uma bela grana para "recuperar" (na verdade apenas copiar) os meus arquivos. O segundo técnico foi bem mais honesto, fez tudo na minha frente, me deu dois cabos (um do sata e outro de energia) e nem cobrou a mão de obra, me vendendo apenas a fonte, sem cobrar o desgaste de ficar tirando e colocando HD, testando cabos, trocando fonte, etc. Essa é a dica: Sempre peça uma segunda opinião! Infelizmente, muitos só querem se dar bem e tirar seu dinheiro, e não solucionar o seu problema.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, Angelo Moraes disse:

Valeu @louissanabio . O recado que eu dou para aqueles que terão o mesmo problema, e talvez cheguem até essa página via pesquisa no Google é: Sempre leve em mais de um técnico! O primeiro técnico, disse que o HD estava queimado, e queria me cobrar R$ 1.000 por GB recuperado, sendo que o HD não havia queimado coisa alguma. O cara ia "passar a mão" no meu HD (Seagate Barracuda), e ainda iria me tirar uma bela grana para "recuperar" (na verdade apenas copiar) os meus arquivos. O segundo técnico foi bem mais honesto, fez tudo na minha frente, me deu dois cabos (um do sata e outro de energia) e nem cobrou a mão de obra, me vendendo apenas a fonte, sem cobrar o desgaste de ficar tirando e colocando HD, testando cabos, trocando fonte, etc. Essa é a dica: Sempre peça uma segunda opinião! Infelizmente, muitos só querem se dar bem e tirar seu dinheiro, e não solucionar o seu problema.

 

existem pessoas boas e pessoas más, nesse caso sempre dê preferência para o tecnico que deixa você ver o procedimento. eu fazia os testes na frente dos clientes, justamente para mostrar boa intenção. quem não deixa você ver o que ele está fazendo, está segurando informação só pra ele, e isso ao meu ver é babaquice! pois você pode tomar nojo da cara de e ele perder um cliente.

quem aprendeu alguma coisa, na maioria dos casos, alguem o ajudou a aprender, e negar informação a outra pessoa é ser egoista (se foi ajudado, ajuda tambem, poxa!) :thumbsup:

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza @louissanabio . Muito bom saber que ainda existem pessoas como você, que ajuda o próximo. Dei sorte de ter te encontrado aqui no fórum e ter me ajudado a resolver o problema. Então, que fique essa dica para quem estiver lendo:

23 horas atrás, louissanabio disse:

 

existem pessoas boas e pessoas más, nesse caso sempre dê preferência para o tecnico que deixa você ver o procedimento. eu fazia os testes na frente dos clientes, justamente para mostrar boa intenção. quem não deixa você ver o que ele está fazendo, está segurando informação só pra ele, e isso ao meu ver é babaquice! pois você pode tomar nojo da cara de e ele perder um cliente.

quem aprendeu alguma coisa, na maioria dos casos, alguem o ajudou a aprender, e negar informação a outra pessoa é ser egoista (se foi ajudado, ajuda tambem, poxa!) :thumbsup:

 

 

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Angelo Moraes , @louissanabio  e todos os outros.

Estou com diversos problemas  na minha máquina e alguns deles são semelhantes aos citados aqui neste tópico e gostaria de saber o que fazer.

Minha placa-mãe é uma ECS modelo H61H2-17

Ela foi resultado de um upgrade que fiz há 2 anos, mas que até hoje dá seus sinais de Problemas, problemas, problemas...

Há 2 semanas atrás minha máquina parou de funcionar e apresentou os seguintes problemas:

- Ligava, mostrava o Logo da placa-mãe e depois apagava subitamente e depois ligava de novo e depois desligava de novo e de novo....

- Mostrava a mensagem: " Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key "

 

Okey. Diante disso entrei em contato com alguns tecnicos e me disseram que era problema de hd.

Pois bem, troquei meu hd e hoje tenho aqui comigo um WD de 500gb novinho no entanto.... Os mesmos problemas voltaram a se apresentar.

 

Segui a sugestão de vocês e ontem comprei um cabo SATA novo, mas não adiantou, continuei a receber a mensagem "Reboot and select..."  porém.... notei algo

Notei que ao trocar o cabo do hd de uma das portas SATA da minha placa, o sistema iniciou normalmente e o windows 7 iniciou, mas bastou alguns testes para que eu não conseguisse mais iniciar o sistema normalmente.

Em uma porta ele dá tela preta e cursos branco

Em outra porta ele dá "Reboot and select..."

Em outra porta ele cai direto na tela da bios

E em outra porta ele abre o Windows

 

Isso tem conserto?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×