Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alimentação/saída da ventoinha da fonte queimada


Posts recomendados

Boa tarde, estou sempre entrando e saindo do fórum e vocês me ajudam muito, obrigado. (essa conta é nova pois perdi meu login anterior)

Gostaria de uma explicação por favor... A ventoinha da minha fonte real parou (ela queimou mesmo), então troquei a ventoinha e a nova não funcionou ligando pelo plug dentro da fonte, então cortei o plug e liguei nas saídas da fonte e funcionou... (só fiz pra testar a ventoinha nova e a velha).
A fonte esta funcionando normalmente, só não liga a ventoinha da fonte.
Quero saber qual componente é responsável pela alimentação da ventoinha e como posso consertar? Minha fonte é da marca Wise, 500W reais, 1 ventoinha 12x12, modelo WSCW-500W-1X12 se ajudar...

A fonte já tem quase 4 anos (comprei em 28/06/2012, sim, ainda tenho a nota fiscal ^_^) e uns 12 meses atrás queimou o fusível, troquei e estava até ontem firme e forte! :P
É uma ótima fonte pois meu PC fica ligado quase que 24hs por dia desde sempre.
Não quero trocar agora, (nem tenho dinheiro pra isso :mellow:), estou usando uma fonte genérica de 250W enquanto isso! Socorro! :o

Obs: Se não conseguir consertar, estou pensando em ligar o cooler em uma das saídas da fonte (algum fio SATA mesmo), isso pode dar problema?

Não encontro nada sobre o assunto, por favor me ajudem se puderem, Obrigado desde já. :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o caso é o seguinte. pra consertar a fonte, você vai ter muito trabalho pra achar onde está o problema. fica mais fácil você ligar o cooler na saida da fonte mesmo. acredito que não dê problemas não. no máximo que vai acontecer é sua fonte não achar o cooler ligado e acusar erro por falta do cooler.

 

so lembre de colocar o cooler para soprar pro lado correto na fonte, senão pode não resfriar totalmente a fonte e acabar queimando ela por super aquecimento.

 

espero ter ajudado! boa sorte ai!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@louissanabio O meu medo é fazer isso sabendo que "algum componente" queimou a alimentação da ventoinha da fonte... No meu modo de pensar, tem algo errado acontecendo e não consigo deixar do jeito que esta... tenho medo de que a fonte pife de vez ou "queime" algum hardware mais importante, como a placa-mãe ou HD. :tw_confounded:

Abri a fonte e na parte de baixo da placa de circuito, tem algo parecendo "derretido", parece açúcar queimado. Acredito que o problema seja ali, porém, estou sem multímetro pra testar os componentes da placa (assisti alguns vídeos de manutenção de fontes e já estou me achando técnico em eletrônica kkkkk)
Obrigado, se tiverem mais dicas ou conselhos podem falar :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de duas um

ou queimou algum fat, ou resistor ,que, por não funcionar, não passa a energia pra ativar o cooler e daí você pode ligar a fonte sem nenhum problema.

ou a fonte ta bixando e passando energia a mais para as peças internas da fonte ( não acredito muito nisso, pois sua fonte e BOA e não generica bomba!)

 

de qualquer maneira, teste as pontas da fonte e veja se ta com as tensões normais. se tiver normais, pode ligar o cooler sem medo de ser feliz, que dificilmente a sua fonte vai dar curto e queimar outras peças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@louissanabio Obrigado pelas informações amigo, ja vai me ajudar com certeza ;)

 

@Dharos Obrigado por indicar um teste para "minha fonte", mas se ler atentamente meu tópico, vai perceber que você cometeu três erros no mínimo:
1º Minha fonte não é essa do teste, a do teste é WSCW-500W-1*8 e a minha é WSCW-500W-1X12 (ela é preta e tem um cooler/ventoinha de 12x12);

2º Não foi essa informação que eu busquei no tópico (se minha fonte presta ou não), busquei ajuda, e informações, para saber porque isso aconteceu e se posso usar uma solução temporária até achar o defeito e consertar;

3º Eu disse que não tenho dinheiro pra comprar outra fonte, e você me indica pra comprar outra fonte?; WTF

 

E só pra reafirmar, essa fonte tem quase 4 anos e é o segundo problema que ela apresentou, sendo o primeiro apenas uma queima de fusível 1 ano atrás (provavelmente por oscilação de energia. Hoje uso No-Break), Com certeza ela não é um "lixo".

 

Obrigado pelos comentários ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dharos disse:

@Rap Nacional

 

Na moral mesmo, essa caixinha de 500W que você chama de fonte é um lixo... veja um teste dela aqui:

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-wisecase-wscw-500-18-k-de-500-w/2077

 

Joga ela fora e compra uma coisa que preste...

não vi que era WISE kkkkkkkk so vi os 500w...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Rap Nacional disse:

@louissanabio Obrigado pelas informações amigo, ja vai me ajudar com certeza ;)

 

@Dharos Obrigado por indicar um teste para "minha fonte", mas se ler atentamente meu tópico, vai perceber que você cometeu três erros no mínimo:
1º Minha fonte não é essa do teste, a do teste é WSCW-500W-1*8 e a minha é WSCW-500W-1X12 (ela é preta e tem um cooler/ventoinha de 12x12);

2º Não foi essa informação que eu busquei no tópico (se minha fonte presta ou não), busquei ajuda, e informações, para saber porque isso aconteceu e se posso usar uma solução temporária até achar o defeito e consertar;

3º Eu disse que não tenho dinheiro pra comprar outra fonte, e você me indica pra comprar outra fonte?; WTF

 

E só pra reafirmar, essa fonte tem quase 4 anos e é o segundo problema que ela apresentou, sendo o primeiro apenas uma queima de fusível 1 ano atrás (provavelmente por oscilação de energia. Hoje uso No-Break), Com certeza ela não é um "lixo".

 

Obrigado pelos comentários ;)

eu ja tive 2 fontes WIZE e não tive problemas com elas, mas que ela não é top, isso é, até porque o preço dela já fala por si proprio. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Rap Nacional disse:

Obrigado por indicar um teste para "minha fonte", mas se ler atentamente meu tópico, vai perceber que você cometeu três erros no mínimo:
1º Minha fonte não é essa do teste, a do teste é WSCW-500W-1*8 e a minha é WSCW-500W-1X12 (ela é preta e tem um cooler/ventoinha de 12x12);

2º Não foi essa informação que eu busquei no tópico (se minha fonte presta ou não), busquei ajuda, e informações, para saber porque isso aconteceu e se posso usar uma solução temporária até achar o defeito e consertar;

3º Eu disse que não tenho dinheiro pra comprar outra fonte, e você me indica pra comprar outra fonte?; WTF

Sendo a sua fonte ou não, isso é um fato 99,9% das fontes da Wisecase são ruins e de baixa qualidade, estava apenas lhe alertando sobre isso, não quis ser mal educado. ;)

 

Pode perguntar a todos do fórum que eles te dirão a mesma coisa.

 

45 minutos atrás, Rap Nacional disse:

E só pra reafirmar, essa fonte tem quase 4 anos e é o segundo problema que ela apresentou, sendo o primeiro apenas uma queima de fusível 1 ano atrás (provavelmente por oscilação de energia. Hoje uso No-Break), Com certeza ela não é um "lixo".

Que No-Break seria esse? Seria um daqueles que custam em média R$ 100~600? Porque se for... rapaz você é sortudo, usa uma fonte da Wise com um (possível, não me mate) No-Break de baixa qualidade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dharos Essa não é a questão aqui amigo...

 

Vou ser bem claro e não quero ofender ninguém:

 

A questão é que sua resposta foi completamente inútil, relacionado ao assunto do tópico.... porque? porque não peguntei se a fonte presta ou não, e não pedi teste sobre a fonte (nem meu no-break)...

 

Sugiro que leia o post da pessoa que você pretende ajudar, pois você não esta ajudando em absolutamente nada. (se é que sua intenção é essa, parece que quer ridicularizar meus "equipamentos").

Quanto tempo perdido numa discussão desnecessária. :tw_confused:

 

9 minutos atrás, louissanabio disse:

tem gente que acha que dinheiro cai do ceu 

 

Né... como se 600 reais não fosse nada...
#Étenso

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, louissanabio disse:

tem gente que acha que dinheiro cai do ceu 

No-Break de verdade, com onda senoidal pura e dupla conversão custa em média R$ 1500 ou mais...

 

Não estou querendo desmerecer produto de ninguém, estou apenas falando a verdade... mas tudo bem, pelo visto quem está errado aqui sou eu né...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Dharos disse:

No-Break de verdade, com onda senoidal pura e dupla conversão custa em média R$ 1500 ou mais...

 

Não estou querendo desmerecer produto de ninguém, estou apenas falando a verdade... mas tudo bem, pelo visto quem está errado aqui sou eu né...

o fato é que o cara tem uma fonte WISE e um no-break, logicamente se a fonte não é TOP DAS GALAXYAS, o no-break tambem não é ( que brasileiro tem dinheiro pra comprar um no-break de 1500 reais?)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na moral, vocês conseguiram provar que BR além de burro é desinformado.

 

Não estou querendo dizer que essa fonte da Wisecase não é uma das "TOP DAS GALAXIAS" essa fonte é simplesmente uma porcaria, não entrega a potência (Watt's) mencionada e você ainda corre o risco de quando ela morrer levar algum componente do seu PC junto.

 

E No-Break barato nada mais é que um estabilizador com uma bateria, leia esse tópico sobre estabilizadores.

Esse tópico é sobre estabilizadores, mas um No-Break de baixa qualidade faz a mesma porcaria, fonte ruim + No-Break possivelmente ruim.

 

Só estou querendo te alertar sobre o enorme risco que você está correndo, mesmo que isso não tenha relação com o tópico.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fusível não protege contra oscilações na rede, mas sim contra excesso de corrente passando por ele ou seja se a fonte já queimou o fusível é porque já deu algum problema na fonte para ocorrer quase um curto-circuito , além disso o fan queimou e o conector não funciona, o que indica que os dois queimaram ao mesmo tempo ou seja a fonte já queimou o próprio fan

 

sua fonte já está dando problemas, e é da marca Wisecase... é bastante normal todo mundo avisar para não usar isso ai no PC

 

pois se a fonte zuar o PC, uma fonte boa vai ser o menor dos problemas

 

Respondendo a pergunta você pode ligar o fan nas saídas da fonte sim, isso por si só não causaria problemas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dharos disse:

Na moral, vocês conseguiram provar que BR além de burro é desinformado.

 

Só estou querendo te alertar sobre o enorme risco que você está correndo, mesmo que isso não tenha relação com o tópico.

 

O único burro aqui é você que não consegue interpretar um texto bem elaborado como o meu, onde relato o problema, descrevo meus itens e exponho claramente minhas intenções.
Desinformados todos somos em algum momento da vida, pois ninguém sabe de tudo, e quase sempre, não lembramos de tudo que sabemos. Enfim, VOCÊ SÓ ESTA ATRAPALHANDO E CAUSANDO DISCÓRDIA...  ENTÃO VAZA com suas informações inúteis ao tópico playboy!!!

 

3 horas atrás, XtremeXX disse:

fusível não protege contra oscilações na rede, mas sim contra excesso de corrente passando por ele ou seja se a fonte já queimou o fusível é porque já deu algum problema na fonte para ocorrer quase um curto-circuito , além disso o fan queimou e o conector não funciona, o que indica que os dois queimaram ao mesmo tempo ou seja a fonte já queimou o próprio fan

sua fonte já está dando problemas, e é da marca Wisecase... é bastante normal todo mundo avisar para não usar isso ai no PC

pois se a fonte zuar o PC, uma fonte boa vai ser o menor dos problemas

 

Respondendo a pergunta você pode ligar o fan nas saídas da fonte sim, isso por si só não causaria problemas

 

 

Obrigado por responder e dar seu ponto de vista educadamente, só não entendi uma coisa, oscilação de energia não é exatamente quando passa picos de energia?

 

Quando aos problemas que a fonte apresentou, minha intenção é conferir cada componente da fonte pra saber se tem algo de errado e consertar, pois como eu já disse, ou uso ela (que é uma fonte real) ou uso uma 250W genérica... Ta difícil de grana por aqui hehehe

 

Deixo uma pergunta a TODOS:

Pessoal, na boa? Dane-se o que as pessoas dizem, essa fonte durou 3 anos sem dar nenhum tipo de problema, então como posso falar que é uma fonte ruim? Pela minha experiencia com ela, foi e ainda é uma excelente fonte e não me importa o que os outros dizem das fontes DELES, mesmo sendo o mesmo modelo. (Afinal, eu não estou pedindo indicação pra compra uma fonte nova, estou?)

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rap Nacional disse:

O único burro aqui é você que não consegue interpretar um texto bem elaborado como o meu, onde relato o problema, descrevo meus itens e exponho claramente minhas intenções.
Desinformados todos somos em algum momento da vida, pois ninguém sabe de tudo, e quase sempre, não lembramos de tudo que sabemos. Enfim, VOCÊ SÓ ESTA ATRAPALHANDO E CAUSANDO DISCÓRDIA...  ENTÃO VAZA com suas informações inúteis ao tópico playboy!!!

Kkkk, tudo bem então... faça como o @XtremeXX disse:

4 horas atrás, XtremeXX disse:

Respondendo a pergunta você pode ligar o fan nas saídas da fonte sim, isso por si só não causaria problemas

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2016 às 10:26, Dharos disse:

@Rap Nacional

 

Só quis te fazer um alerta, e me desculpe pela minha grosseria.

 

Aquele abraço! :bye:

 

Tranquilo, agradeço pela intenção e me desculpe se também passei do limite.
Quanto ao tópico, assim que conseguir o multímetro vou testar os componentes da fonte e atualizar aqui... Vai que futuramente ajuda alguém. porém, fica a critério da moderação se quer fechar ou não o tópico, se possível, prefiro que não fechem.

 

Obrigado a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...