Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade phenom ii x4 910 por fx 8320e


Posts recomendados

Boa noite a todos.

 

Tenho atualmente a seguinte configuração:

PHENOM II X4 910 

Placa-mãe ASUS Micro ATX p/ AMD AM3+ 95W M5A78L-M LX/BR

Nvidia GTX 760 2GB 

8GB RAM

Fonte Corsair CX600W Selo 80+ Bronze

 

Apesar do processador ser antigo, ele tem dado conta do recado, consigo rodar jogos da atualidade em medio ou high com essa configuração.

 

Nao pretendo trocar de placa-mãe para fazer um upgrade, portanto os chips AM3+ de 95W sao o limite desta placa.

 

A pergunta é, teria ganhos significativos em velocidade de processamento (nao so em jogos, no uso geral) substituindo o antigo  Phenom II X4 910 pelo nao estão antigo FX 8320E? Ou este upgrade seria um desperdicio? Estou ciente da tecnologia do Vishera ser de 32nm e ja se trata de um chip de 2014. Mais uma vez, nao tenho intenção de trocar de placa-mãe, so quero chegar no limite do que esta placa aguenta.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Praude

 

Então amigo, vou te explicar como funciona.

 

Embora sua placa-mãe suporte processadores AM3+ de 95w ela tem um grande problema o Chipset, esse Chipset 760/G/A capa o poder de processamento da CPU, fazendo com que ele esquente mais, faça mau uso da CPU e outras coisas afim.

 

Seu Phenom II X4 até onde eu sei, está no nível de um I3 4160, e o I3 e o Phenom na minha opinião, aliás na todos eu acho, é muito melhor que um FX-8320E capado.

 

Fique com seu Phenom, e quando tiver grana, pode partir para uma plataforma Intel Skylake com DDR4 ou ver como irão as novas CPU's AMD Zen que serão lançados esse ano.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Dharos disse:

@Lucio Praude

 

Então amigo, vou te explicar como funciona.

 

Embora sua placa-mãe suporte processadores AM3+ de 95w ela tem um grande problema o Chipset, esse Chipset 760/G/A capa o poder de processamento da CPU, fazendo com que ele esquente mais, faça mau uso da CPU e outras coisas afim.

 

Seu Phenom II X4 até onde eu sei, está no nível de um I3 4160, e o I3 e o Phenom na minha opinião, aliás na todos eu acho, é muito melhor que um FX-8320E capado.

 

Fique com seu Phenom, e quando tiver grana, pode partir para uma plataforma Intel Skylake com DDR4 ou ver como irão as novas CPU's AMD Zen que serão lançados esse ano.

 

Olá Dharos, obrigado pela resposta, realmente pelo que dei uma pesquisada aqui e em outros forums, infelizmente esta placa-mãe tem problemas ate com um FX 6300, nao compensa mesmo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite ressuscitando o tópico, 

 

Esta configuração  traria muitos diferenca em velocidade e desempenho?

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=45730&origem=52&gclid=CjwKEAjwi9K4BRCQzq7d1c6A_XASJABueAO2g8NiY8xaSirGbyTT2Ixmm9D12PtoM2DcnySODndDgRoCjvTw_wcB

 

placa-mãe + amd 8350 por 835,90

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Lucio Praude disse:

Boa noite ressuscitando o tópico, 

 

Esta configuração  traria muitos diferenca em velocidade e desempenho?

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=45730&origem=52&gclid=CjwKEAjwi9K4BRCQzq7d1c6A_XASJABueAO2g8NiY8xaSirGbyTT2Ixmm9D12PtoM2DcnySODndDgRoCjvTw_wcB

 

placa-mãe + amd 8350 por 835,90

 

Sim com uma placa com o chipset 970 você não devera ter problemas de desempenho ou overclock no Fx...

 

Porém eu pensaria seriamente em investir em um intel não me leve a mal mas essa linha da AMD e muito antiga tem uma má eficiência entre os núcleos...

 

Um exemplo disso e o I3 4160 e o Fx 6300 serio um Dual-core ter o mesmo desempenho de um six-core WTF...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, NETfellow disse:

 

Sim com uma placa com o chipset 970 você não devera ter problemas de desempenho ou overclock no Fx...

 

Porém eu pensaria seriamente em investir em um intel não me leve a mal mas essa linha da AMD e muito antiga tem uma má eficiência entre os núcleos...

 

Um exemplo disso e o I3 4160 e o Fx 6300 serio um Dual-core ter o mesmo desempenho de um six-core WTF...

Sim concordo q eles já estão antigos eu q não quero gastar muito. Se fosse p linha intel teria q gastar no mínimo uns 1500 a 2000 ( não estou considerando sexta geração  q teria q trocar até minha memoria,teria q trocar a mobo e processador) e não estou buscando montar um top de linha, queria dar um upgrade sem gastar muito. Minha intenção  é  manter  memória, placa de vídeo, Fonte e gabinete. Ganhar uns 50% a mais de performance.  Aprecio sua opinião e ajuda,  mas considerando este ponto de vista ( de não gastar muito e aproveitar os hardwares q ja tenho ) seria uma diferença  muito notável ( do x4 910 para fx-8350) por apenas 850 reais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Praude

 

Opa! Tudo bem? Já tinha me esquecido desse tópico. :P

 

Então amigo, como o NETfellow disse o FX é antigo e relativamente fraco. Se quer mesmo trocar, venda seu Phenom X4, e compre um I5 4590 + H81 ou B85. Isso sim vai te dar um ganho tremendo de desempenho, e também vai ser uma CPU para vários anos, uns 4 quem sabe, o FX-8350 não passa de 2017 nem lascando...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NETfellow o que recomendaria  na linha in t el (  processador  e mobo) para eu ganhar um incremento de 50% a mais nesta faixa de preço? 

@Dharos ok amigo vou dar uma pesquisada de valores desta sugestao, a quarta geração  da intel   atende minha expectativa / orçamento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dharos então, olhei aqui a performance do 4590 no 

http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-4590-vs-AMD-Phenom-II-X4-910/2604vsm5165

 

Realmente impressionante a diferença e ganho em performance. É isto que procuro em incremento de desempenho.

 

So fico cismado de pegar um produto usado por R$ 750,00... e em contra partida, a diferença de preço do 4590 novo  para um 6600 é de somente R$ 100,00,  (R$ 1250,00 o Haswell vs R$ 1.330 o Skylake) estes chips de quarta geraçao à ja deveriam ter baixado o preço em relação aos de 6ª geraçao, muito frustante esta diferença minima de um produto de 2014 pelo de 2016.

 

De qualquer forma agradeço pela dica, irei guarda-la e aguardar, talvez no meu caso seja melhor esperar mais um pouco e ver se o Haswell baixa preço, visto que nao é um upgrade urgente, como disse no inicio tenho rodado os programas que preciso sem lentidao ( considerando graficos no medium ou high), tava afim mesmo de um upgrade no "ego informatico" sem gastar muitas cifras e ganhar alguns anos de processamento, valeu abraço!!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...