Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Éder Leite

Ciclo de instrução

Recommended Posts

Bom dia!

Estou estudando arquitetura e organização de computadores e, dentre várias coisas, havia uma explicação sobre como funciona o ciclo de instruções. Eu entendi bem de forma geral, porém tem um trecho da explicação que achei vago.

Em um determinado momento é dito que o RI (Registrador de Instruções) envia os bits referentes ao OPCODE para o DECODIFICADOR. E o DECODIFICADOR, por sua vez, envia para a UC (Unidade de Controle) quantas células a instrução vai usar e qual operação deverá ser executada. A UC então atualiza o CI (Contador de Instruções) e aciona a ULA (Unidade Lógica e Aritmética). 

A minha dúvida é referente ao trecho sublinhado. De que células estamos falando? 

Agradeço muito desde já.

OBS: Fico muito grato por qualquer correção ou melhoria sobre o trecho que expus.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Éder Leite

São unidades de acesso da memória. A Memória é formada por um conjunto de células e cada célula possui um determinado número de bits.

O Registrador de endereço a memória especifica qual ou quais o endereço(s) da memória que será ou serão acessado(s) pelo conjunto de instruções, o endereço é uma referência a célula da memória.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais