Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de jogos com c/c++


Luan Prado

Posts recomendados

Galera to iniciando em programação, atualmente to estudando C por conta de um curso técnico que faço, aos poucos to pegando as manhas da coisa.Mas minha duvida é: é possível criar jogos utilizando somente a linguagem C ou devo aprender também C++ por conta das Classes e tal e quais API's são melhores para quem quer iniciar?desde já agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Prado Com apenas C é possível, mas irá dar muito trabalho. Os jogos mais fáceis que você pode fazer com o C puro são jogos que usam as letras pra desenhar o mapa e os personagens.

 

Mas existe umas bibliotecas de jogos que você pode "anexar" ao C. As mais simples são a allegro e a SDL. tem também a SFML dentre outras...

Allegro: http://allegro.cc/

SDL: https://www.libsdl.org/

SFML: http://sfml-dev.org/

 

Lembrando que a programação de jogos é dividida em 2 partes, programação 2D e 3D.

Pessoalmente eu lhe recomendo a biblioteca Allegro, mas é algo pessoal, pois percebi que é muito fácil aprender a mexer nela, vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CiroboyBR Eu andei dando uma pesquisada pela Net e pelo que o pessoal fala, percebi que a biblioteca Allegro é mesmo mais fácil de usar e aprender principalmente para quem ta começando como eu.

O meu caso é que ainda não domino por completo a linguagem C mas já evolui bastante.Seria o casso de eu primeiro aperfeiçoar mais a linguagem e depois aprender a usar uma API como allegro.Pois tenho receio de estudar as  duas coisas e acabar não me aperfeiçoando em nenhuma ou pode ser conciliado as duas coisas?ogd!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Prado Na minha opinião pessoal, recomendo que você continue estudando C, e que estude C++. A biblioteca allegro é até legal pra se mexer, mas C e C++ pode te dar mais futuro. Sem falar que se você tiver uma boa base de C e C++, você pega qualquer outra linguagem de programação com mais facilidade. Depois que você aprender C++ e Orientação a objetos, se ainda quiser estudar programação de jogos, recomendo a SFML, mas só depois de C++ e POO.

Mas nada impede que você compile alguns exemplos e códigos da internet para testar a Allegro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok @CiroboyBR e @vangodp então vou fazer isso, continuar estudando o C/C++ POO e quando estiver com conhecimento bem solido vou tentar me aventurar nessa área de criação de jogos, que é o que realmente pretendo fazer. Depois darei uma olhada ma SFML.

Agradeço o tempo e a disponibilidade de vocês.Muito obrigado! deu pra clarear mais a mente rsrsr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...