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Luan Prado

Criação de jogos com c/c++

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Galera to iniciando em programação, atualmente to estudando C por conta de um curso técnico que faço, aos poucos to pegando as manhas da coisa.Mas minha duvida é: é possível criar jogos utilizando somente a linguagem C ou devo aprender também C++ por conta das Classes e tal e quais API's são melhores para quem quer iniciar?desde já agradeço a todos.

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@Luan Prado Com apenas C é possível, mas irá dar muito trabalho. Os jogos mais fáceis que você pode fazer com o C puro são jogos que usam as letras pra desenhar o mapa e os personagens.

 

Mas existe umas bibliotecas de jogos que você pode "anexar" ao C. As mais simples são a allegro e a SDL. tem também a SFML dentre outras...

Allegro: http://allegro.cc/

SDL: https://www.libsdl.org/

SFML: http://sfml-dev.org/

 

Lembrando que a programação de jogos é dividida em 2 partes, programação 2D e 3D.

Pessoalmente eu lhe recomendo a biblioteca Allegro, mas é algo pessoal, pois percebi que é muito fácil aprender a mexer nela, vai de cada um.

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@CiroboyBR Eu andei dando uma pesquisada pela Net e pelo que o pessoal fala, percebi que a biblioteca Allegro é mesmo mais fácil de usar e aprender principalmente para quem ta começando como eu.

O meu caso é que ainda não domino por completo a linguagem C mas já evolui bastante.Seria o casso de eu primeiro aperfeiçoar mais a linguagem e depois aprender a usar uma API como allegro.Pois tenho receio de estudar as  duas coisas e acabar não me aperfeiçoando em nenhuma ou pode ser conciliado as duas coisas?ogd!

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@Luan Prado Na minha opinião pessoal, recomendo que você continue estudando C, e que estude C++. A biblioteca allegro é até legal pra se mexer, mas C e C++ pode te dar mais futuro. Sem falar que se você tiver uma boa base de C e C++, você pega qualquer outra linguagem de programação com mais facilidade. Depois que você aprender C++ e Orientação a objetos, se ainda quiser estudar programação de jogos, recomendo a SFML, mas só depois de C++ e POO.

Mas nada impede que você compile alguns exemplos e códigos da internet para testar a Allegro.

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tudo o que ciroboy falou +1.... C++/SFML mistura explosiva XD. Logico que você pode ir mexendo seus "pininãoos" com SDL ou allegro, más no final você verá que você vai ser necessario usar POO porque é muito mais fácil, não digo para aprender si não para usar.

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Ok @CiroboyBR e @vangodp então vou fazer isso, continuar estudando o C/C++ POO e quando estiver com conhecimento bem solido vou tentar me aventurar nessa área de criação de jogos, que é o que realmente pretendo fazer. Depois darei uma olhada ma SFML.

Agradeço o tempo e a disponibilidade de vocês.Muito obrigado! deu pra clarear mais a mente rsrsr.

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