Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Diego Vellasques

Baixo desempenho em jogos (load gpu e core speed baixos)

Recommended Posts

Boa noite, pessoal.

Estou tendo alguns problemas no "entendimento" do desempenho do meu computador. Antes de mais nada, segue minha configuração:

• Placa-mãe: AsRock Z87 Extreme4 (1150)
  • Processador: Intel Core i5 4670K 3.4GHz
  • Memória Ram: 2x Corsair Vengeance 4GB 1600MHz DDR3 
  • Placa de Vídeo: Radeon Vapor-X R9 270x - Sapphire
  • Fonte: Corsair CX600
  • HD: Seagate Barracuda 1TB
  • Gabinete: Aerocool Strike-X EN58025

O que acontece é que, verificando pelo GPU-Z, o "GPU Load" fica no máximo em 60% e, verificando pelo CPU-Z, o "Core Speed" fica praticamente o tempo todo em valores menos que 1500Mhz. Como eu disse, não sei se estou entendendo certo, mas acho que tem algo errado nesses valores.

O que gostaria de saber é como faço pra aumentar o uso da minha GPU, manter próxima dos 100% e também do meu processador, pois sinto que meu computador não está me oferecendo o máximo que ele é capaz.

Um detalhe importante que verifiquei também é com relação a temperatura do processador, que, verificando através do HWMonitor, fica em torno de 73ºC em idle e 95~100ºC nos jogos. Qual o impacto disso no desempenho do processador? (Já providenciei pasta térmica e um air cooler, estou aguardando chegar).

Desde já agradeço a atenção e peço desculpas caso tenha postado no lugar errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espere chegar o cooler e a pasta térmica, mais já lhe adianto que por questões de segurança o processador faz um down clock para evitar o superaquecimento e consequentemente diminui seu desempenho e deve ser o seu principal problema com o desempenho. Sei que já comprou um novo cooler, mas deveria da uma olhada no cooler atual e ver se está bem encaixado, pois 73º sem fazer nada é anormal e o normal seria uns 30~40° dependendo da sua região e outros fatores. Em jogos não deve passar da casa dos 50º~60º.

Compartilhar este post

Link para o post

@SóGamer Estranhei demais essas temperaturas e, como pode ver na imagem, apenas o processador apresenta essa temperatura elevada.

Pode me auxiliar como conto os coolers? Tipo, os da GPU contam como 1, certo? Pois no HWMonitor só identificou 4 e, contando aqui eu acredito ter 7.

Vou dar uma desligada na máquina e verificar.

coolers.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

São 7 no total e o da traseira não está funcionando, tive que dar um "tranco" nele pra pegar, aí desliguei, fechei o gabinete, religuei e ele não está funcionando de novo.

Mesmo assim acredito não ser o responsável pela alta temperatura do processador

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Diego Vellasques disse:

E com relação ao uso da GPU que não passa de 65%? Tem relação?

Sim, sua GPU não vai trabalhar "livremente" enquanto seu processador estiver chegando a essas temperaturas.

Já disseram e repito, provavelmente está mal encaixado ou sem pasta térmica, esta temperatura ai é surreal.

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim a pasta ta zerada? Você colocou o cooler no processador puro? Sem nenhuma pasta térmica?

Compartilhar este post

Link para o post

Então ai está o problema, sugiro que você faça nada que puxe muito do processador pois se ele continuar nessa temperatura você estará correndo grandes riscos de danifica-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

@Diego Vellasques qual é a pasta e qual é cooler você comprou? Se não souber, veja no boleto, no e-mail de compra. Isso é importante para a gente não ficar aqui supondo as coisas.

Sobre a aplicação da pasta térmica, siga os passos deste review: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

Como diz o resultado, uma gota de pasta está bom. Se não você acha que tinha pouca pasta e entorna metade do tubo, o que é perigoso.

Compartilhar este post

Link para o post

@Diego Vellasques tanto a pasta como o cooler são muito bons.

Enquanto você espera o cooler e a pasta, duas coisas que você pode fazer que podem "salvar" o seu micro.

1 - vá em Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia. Deixe na opção "Equilibrado". Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS e evita alguns problemas que podem até danificar o seu processador. Overclock operado por aplicativos são muito imprecisos e as tensões são sempre altíssimas, passando da especificação e podendo até estragar a CPU. 

2 - dê o reboot, entre no BIOS e carregue o "Load Optimized Defaults". Isso vai resetar qualquer overclock esquisito que algum aplicativo possa ter feito sem você saber o que é.

Se algum amigo seu o aconselhar a colocar em "Desempenho", "Turbo", etc, bloqueie esse seu amigo nas redes sociais :P Bricadeiras a parte, isso pode salvar a sua CPU.

EDIT: e não jogue enquando o seu micro estiver com essas temperaturas. Pode danificar a sua CPU.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Nem to arriscando jogar mesmo, mas uma coisa me chamou a atenção agora... fui verificar a temperatura pelo Ubuntu, através do Psensor e o resultado foi totalmente diferente, teve essa máxima de 90 graus, mas está quase o tempo todo a 65~68.

Isso tem alguma coisa a ver com a exigência do SO ou é falta de precisão do software? Em qual devo confiar?

Screenshot from 2016-04-15 22-16-54.png

Compartilhar este post

Link para o post

Intel são processadores padrão, populares. Eu mediria pelo Windows com aplicativos conhecidos do tipo Real Temp, AIDA64, HWmonitor, HWinfo64.

Mas você viu se o seu sistema está em "Equilibrado"? Isso é importante. Não adianta ficar correndo atrás se o sistema estiver todo bagunçado.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Diego Vellasques disse:

@Contiusa Nem to arriscando jogar mesmo, mas uma coisa me chamou a atenção agora... fui verificar a temperatura pelo Ubuntu, através do Psensor e o resultado foi totalmente diferente, teve essa máxima de 90 graus, mas está quase o tempo todo a 65~68.

Isso tem alguma coisa a ver com a exigência do SO ou é falta de precisaão do software? Em qual devo confiar?

Screenshot from 2016-04-15 22-16-54.png

Você não deve analisar apenas a temperatura, deve analisar a temperatura comparada com a % de uso do processador. O valor de temperatura minimo é logo depois de você liga o PCs quando o processador ainda está "frio", conforme você vai usando ele vai esquentando conforme exigido e esfriando de novo conforme cai seu uso, no momento desse print você estava com o processador com 4% de uso e média de temperatura de 70ºC.

No seu primeiro print a temperatura era em torno de 80ºC, porém você ocultou a parte que mostra o uso da CPU, a mesma coisa com a temperatura máxima, no primeiro print mostra como 100ºC e nesse segundo mostra por volta de 90ºC, sendo que o uso da CPU estava em 58% e no primeiro a gente não sabe, mas se estiver com um valor acima de 58%, 75% por exemplo, faz sentido.

Então não dá pra saber se realmente ocorre algum erro na leitura já que os dados que você passou são insuficientes.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Contiusa Sim, as opções de energia já estão em "equilibrado"

@Zucchini Verifiquei no HWMonitor e vi que o uso da CPU vai no máximo a 72% e a temperatura 100ºC, vou aguardar o air cooler e a pasta, assim faço novas verificações e informo aqui se houve alguma mudança, porque pelo que parece não há o que se fazer sem isso

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Em 15/04/2016 às 01:05, Diego Vellasques disse:

@SóGamer Estranhei demais essas temperaturas e, como pode ver na imagem, apenas o processador apresenta essa temperatura elevada.

Pode me auxiliar como conto os coolers? Tipo, os da GPU contam como 1, certo? Pois no HWMonitor só identificou 4 e, contando aqui eu acredito ter 7.

Vou dar uma desligada na máquina e verificar.

coolers.jpg

Com essa temperatura e ainda liga nossa você é de sorte 

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim está normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais