Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar dns no computador ou no roteador?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Vim aqui para tira uma dúvida que me incomoda há muito tempo.

 

Todo dia, umas 3x por dia +-, em todos os notebooks da rede, quando vou acessar a internet (pelo Chrome), aparece os seguintes erros:
DNS_PROBE_FINISHED_BAD_CONFIG

DNS_PROBE_FINISHED_NO_INTERNET

DNS_PROBE_STARTED

Eu fico dando F5, e estas linhas vão mudando (acho que até aparecem outras), até que a internet volta em uns 30seg, ou eu tenho que reiniciar o roteador.

 

Este erro apareceu uma vez quando eu usava Hamachi, porém o erro era só no meu notebook e era constante. Tive que desinstalar o Hamachi para eliminar o erro...

 

Gostaria de saber se este erro é porque o roteador (D-LINK DSL 2640B) está configurado com DNS da Google, alguns notebooks estão com DNS automático e outros estão com DNS diferentes?

Eu tenho que determinar o DNS só nos computadores, só no Roteador, ou tanto faz?

 

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei todos computadores com DNS fixo, e igual ao do roteador.
E rodei os seguintes comandos no CMD:
"ipconfig /release
ipconfig /all
ipconfig /flushdns
ipconfig /renew
netsh int ip set dns
netsh winsock reset"

 

Vou ver se resolve.

Mas ainda gostaria de saber se não pode ter DNS diferente nos computadores... pois se fosse assim não funcionaria internet quando logasse em uma Wi-fi pública por exemplo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode colocar DNS diferentes para os computadores. Inclusive seria um bom teste para sabermos se o problema está no servidor DNS ou na sua rede. 

 

Se dois computadores com servidores DNS diferentes de provedores diferentes apresentarem o mesmo problema ao mesmo tempo significa que a sua rede está com algum problema. Se apenas um deles apresentar problema significa que aquele determinado servidor DNS parou de responder ou houve algum problema de comunicação da sua operadora com esse servidor. 

 

Se você não tem um servidor de DNS interno sugiro que deixe os servidores padrões da sua operadora no seu modem e deixe o servidor DHCP configurar os notebooks automaticamente passando como DNS o próprio modem ou os servidores DNS da operadora diretamente. Caso o problema persista contacte a sua operadora. 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em cada máquina você pode inserir o comando abaixo após configurar o DNS automaticamente ou manualmente com 8.8.8.8 e 8.8.4.4 (DNS Google e bastante estável)

 

Windows + R

CMD (de preferência como administrador)

ipconfig /flushdns (pois pode ser cache negativo armazenado apenas)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É bom sempre deixar configurado corretamente no roteador porque os dispositivos que utilizam DHCP receberiam um DNS confiável e nem sempre é intuitivo trocar DNS nos móveis por exemplo.

 

No computador você pode configurar outro para verificar se algum problema de conexão é devido ao DNS ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...