Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

cooler muito perto o ar nem chega a entrar no metal, e cooler muito longe o ar nem chega a passar perto. qual seria a distancia entre dois objetos, para que o ar do cooler passe sobre a superficie do objeto a ser resfriado.

Postado

da distancia do cooler, as vezes se botar muito perto não tem como passar o ar, e se botar muito longe o ar pode não ficar muito focalizado em cima de um peça que quer resfriar.

• Moderador
Postado

@kifirefox Você quis dizer "metal" como a latinha do processador ou o dissipador de calor em alumínio na qual é preso o fan?

Não ficou muito claro. Mas vamos lá.

O cooler é o conjunto do Fan(ventoinha ou ventilador) + o dissipador de calor(uma peça de alumínio).

O que resfria o processador é o processo de transferência de calor do processador para o cobre que está embaixo do dissipador.

Entre ele e a latinha de proteção do processador, tem a pasta térmica, que é um produto usado para conduzir o calor para os heatpipes, que são aqueles "caninhos" de cobre que em alguns modelos possuem. 

O papel do dissipador é justamente receber o calor do processador através da pasta térmica e ser resfriado pela ventoínha.

Creio que seja isso que estejas falando, se não for, por gentileza explique melhor. :) 

• Curtir 1
Postado

cooler no dissipador, nas placas, hds, etc. corrente de ar no pc importa, mas importa tambem velocidade, fluxo de ar, direção de ar, ar focalizado na parte certa de uma peças e não apenas ar passando de longe.

Postado

Ar é uma coisa... como vou dizer... bem fácil de ser manipulado(?)

Não é preciso uma forte corrente de ar, o que é preciso, é ter ar frio no lugar certo, e exaustores pra eliminar o ar quente.

Teoricamente se você montar um PC só com exaustores atrás e em cima, o próprio exaustor vai servir tanto pra retirar o ar quente, quanto pra criar um fluxo de ar naquela direção. Então não importa muito a direção, ar se move rápido e fácil.

A melhor configuração é essa de usar exaustores (exceto o cooler do processador que puxa o ar pra dentro, resfriando o dissipador)

Não sei se entendi a pergunta, mas acho que você quer saber qual a distância que uma ventoinha pode ficar da "parede" do gabinete, é isso?

Postado

qual a distancia que o cooler fontral deve fricar do hd? se ficar muito perto passa mais forte o ar, porém se dispersa mais rápido.

se ficar longe o hd passa pela corrente de ar, porém o ar mais fraco.

Postado
18 minutos atrás, XtremeXX disse:

@kifirefox quanto mais perto melhor oras

perto demais pode voltar o ar e não ter lugar para sair pelos lados, o ar pode bater e voltar

perto demais pode tirar o fluxo de ar, circulação de ar correta

perto demais pode fazer o ar passar muito rápido e não na peça peça inteira.

...

Postado
agora, kifirefox disse:

perto demais pode voltar o ar e não ter lugar para sair pelos lados, o ar pode bater e voltar

perto demais pode tirar o fluxo de ar, circulação de ar correta

perto demais pode fazer o ar passar muito rápido e não na peça peça inteira.

...

ue se fosse assim os fans das placas de vídeo não seriam coladas no dissipador e nem dos processadores

quanto mais perto o ar da fonte de calor melhor, nunca vi a temperatura de algum componente aumentar com o fan mais perto

se for  por favor prove

Postado
32 minutos atrás, XtremeXX disse:

ue se fosse assim os fans das placas de vídeo não seriam coladas no dissipador e nem dos processadores

quanto mais perto o ar da fonte de calor melhor, nunca vi a temperatura de algum componente aumentar com o fan mais perto

se for  por favor prove

o problema é que o ar tem que passar e não bater e voltar!!!

por isso que os coolers modernos o ar passa pelo dissipador e os coolers mais baratos o ar bate em cima e vai para a direita e esquerda ou baixo e cima.

o ar tem que passar, não é necessario estár tão perto o cooler.

pode estar alguns centimentos de distancia e o ar vai passar da mesma maneira, só que um pouco mais fraco.

cada vez mais distante mais fraco o ar passa.

Postado

Então, os coolers não servem pra ficar colados em dissipadores retos, ou seja, num HD você não pode colar uma ventoinha puxando o ar. Eu já fiz um teste com um ventilador pequeno, quando tampado a saída direta, a pá reduz a velocidade por causa de resistência.

Os dissipadores tem valetas pra passar o ar, ou seja, quando puxado o ar passa pelas frestas e não ocorre resistência.

Falando em tamanho, eu acho que deixando 1,5cm de distância do HD por exemplo, já seria o suficiente pra não sofrer resistência do ar e servir pra resfriar, mas tem que ter um exaustor próximo pra criar um fluxo decente.

• Curtir 1
Postado

ah acho que entendi a dúvida

deixe a distancia em que não obstruí os lados do fan 

em dissipadores de calor onde se tem aletas deixe o mais perto possível e em superfícies como a dos HDs só deixe a distancia para o vento se espalhar, uns 2cm ta bom

• Moderador
Postado

@kifirefox Olha, pelo que eu sei não precisa se preocupar com distâncias nesse sentido.

O cooler de HD por exemplo já tem a distância definida quando se coloca no HD

Por exemplo veja: este é um cooler de HD:

1291_index_g.jpg

Veja que você encosta a parte do metal totalmente no HD, onde vai os parafusos..  mas os fans não chegam a encostar.

Os fans do Gabinete é a mesma coisa,  você vai coloca-los até o plastico da estrutura encostar no chassi. Só que aí a posição dele infliencia.  Se a armação e ficar voltado para frente, o sentido do fan vai jogar o ar para fora, então esse é um exaustor. Deve ficar ou na parte de trás ou na parte de sima.

Se a armação está voltada para dentro do gabinete, é um injetor de ar,  geralmente colocada ou na frente do gabinete, na parte de baixo ou na lateral do gabinete.

Muitos fans no gabinete não precisa..pórque muitos atrapalham o fluxo de ar. 

O fluxo tem dois Modos:  positivo e negativo.  

O positivo consiste em mais jogar o ar frio para dentro e o negativo consistem em retirar mais o ar quente.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, dif disse:

@kifirefox Olha, pelo que eu sei não precisa se preocupar com distâncias nesse sentido.

O cooler de HD por exemplo já tem a distância definida quando se coloca no HD

Por exemplo veja: este é um cooler de HD:

1291_index_g.jpg

você acredita nessa cooler de hd? isso é só prograpanda.

eu uso o cooler frontal mesmo, passa por 2 a 4 hds ao mesmo tempo, mais barato e mais seguro para os hds.

vento muito forte no hd pode causar choque termico entre os chips da placa logica fria com a quentura interna do hd na outra face da placa.

isso pode dar um problema na placa logica. mas cada um que acredita e faz o que quiser.

bem lembrado, vento demais prejudica o hd, abaixar a temperatura demais pode prejudicar o hd ao invés de melhorar, por causa do choque termico.

é uma controversia. nem sempre temperatura muito baixa é o melhor opção. ninguem quer dar choque termico na placa logica do hd.

• Moderador
Postado

@kifirefox Não acho que seja verdade isso. Choque térmico. Os componentes foram feitos para aguentar uma quantidade X(que podem variar) de calor.  lembrando que um pc bem ventilado nunca vai ter problema de aquecimento além das peças. 

O cooler funciona sim. eu  já usei um.  Aquelas duas ventoinhas são opostas.  então faz um ciclo de ar ali resfriando bem o HD, O único inconveniente é que enche de pó se você não usar filtro nos outros fans.

Outra coisa, não é força de vento que importa num fan no gabinete.. mas sim a quantidade de CFM.  Sempre opte por fans que tenham mais de 100 CFM, ainda mais se for usar com filtro.  só que esses geralmente são meio caros, na base dos 50 a 70 reais ou mais.

Já os de menos de 100CFM ficam na base dos 14 a 25 reais

• Curtir 1
Postado

21 minutos atrás, kifirefox disse:

você acredita nessa cooler de hd? isso é só prograpanda. eu uso o cooler frontal mesmo, passa por 2 a 4 hds ao mesmo tempo, mais barato e mais seguro para os hds.

vento muito forte no hd pode causar choque termico entre os chips da placa logica fria com a quentura interna do hd na outra face da placa. isso pode dar um problema na placa logica. mas cada um que acredita e faz o que quiser.

bem lembrado, vento demais prejudica o hd, abaixar a temperatura demais pode prejudicar o hd ao invés de melhorar, por causa do choque termico.

é uma controversia. nem sempre temperatura muito baixa é o melhor opção. ninguem quer dar choque termico na placa logica do hd.

da onde você tirou esse negocio de choque térmico? me diz a fonte....em lugar nenhum vi alguma menção sobre isso, além disso é IMPOSSÍVEL abaixar a temperatura do HD abaixo da temperatura ambiente usando só o ar  então o HD nunca ficaria frio de mais se o lugar onde está não já estivesse 0°C

Quando a parte de fora do HD é resfriada a parte interna também fica mais fria pois o calor não se acumula na carcaça do HD (que serve para dissipar calor além de proteger o HD em si)  assim também não tem como um lado da placa lógica estar mais quente que a outra o outro lado não está tão isolado do vento e está preso a carcaça do HD que dissipa o calor e além disso o PCB é fino assim passaria pro outro lado mais facilmente

os chips da placa logica principalmente aguentam de boa variações térmicas, a parte interna é a mais frágil pois tem partes mecânicas

Ninguém nunca se preocupou com choque térmico e todos tem seus HDs funcionando de boa, existem vários gabinetes que suportam fans embaixo dos HDs como esse aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-gabinete-pcyes-horse/2959/6

Postado

não, não,  há amigos aqui do forum que já perdeu hd por causa desses coolers geradores de choques termicos.

por  esfriar a placa de um lado e no outro lado esta secando por causa do hd quente.

o ideal mesmo é o cooler frontal que passa o ar por todo hd, ou até melhor ter um cooler potente para tirar o ar e o calor do hd ser puxado sem haver tanta força de ar diretamente nele. fica mais suave dessa forma também.

já botei um cooler de 12v ligado no fio de 24v, e eu pude perceber que é melhor deixar 1 grau a mais do que muita força e barulho para diminuir 1 ou 2 graus.

suavidade de ar é melhor do que excessos de ar passando. mesmo que seja alguns graus mais quente.

isso pode gerar choque termico, oxidação das peças por causa do ar, muito barulho, etc.

• Moderador
Postado

@kifirefox Temos que corrigir alguns termos amigo.

Cooler, é o conjunto de peças  geralmente fan + dissipador. 

O que estás se referindo são os "Fans" Como eu falei anteriormente "potência" não importa. o que importa na boa refrigeração é o grau de CFM. ou seja, o fluxo de ar que este fan gera. Portanto, mais rotações(rpm)  não é sinônimo de que ele é mais eficiente.  Se pesquisar vais notar que  fans que geram muito CFM não passam dos 1800 rpm, este são eficientes e silenciosos.

O Fan frontal do gabinete, não foi feito para resfrirar os hds como todo mundo acha. Eles foram feitos para injetar o ar frio do ambiente dentro do gabinete. apenas isso. Por consequência de localização onde se coloca os hds o ar passa e dá uma pequena refrigerada. Então não tem sentido por uma turbina de avião ali e esperar que ele gele  o hd porque a função principal dele é orientar o fluxo de ar do gabinete. e é aí que entra aquela velha história do fluxo positivo e negativo.

Há quem gosta do negativo. e outros do positivo.

Meu PC tem um Fan no chassi inferior  injetando o ar frio vindo de baixo do gabinete. Este fan de quebra joga o ar na placa de vídeo que tem o cooler dela bem na reta(Sim este é um cooler porque é o fan e o dissipador de calor juntos)

Tem outro fan no chassi traseiro que é o exaustor. que puxa o ar quente para fora.  só estes dois fans + o cooler do processador que é um coolermaster Tx3 Evo minha temperatura fica muito boa mesmo em full load.

• Membro VIP
Postado

Desculpa pelo o que vou dizer, mas isso tudo é bem irrelevante. Se você der uma observada sobre como é o meu gabinete verá que não existe nenhuma corrente de ar passando pelo HD, mesmo assim ele sempre fica um pouco acima da temperatura ambiente, coisa de 35-40°C dependendo do dia, o que é bem normal.

Agora sobre choque termico, a definição de choque térmico é a rápida mudança de temperatura, não dá pra causar choque térmico em um HD com um ventiladorzinho, nem sei se é possível causar choque térmico em um HD na verdade, mas para fazer isso seria algo como tirar o HD em uso com uns 40°C e colocar na geladeira a 10°C, acho meio complicado, mas enfim...

Outra coisa é que as pessoas as vezes supervalorizam as especificações e quantidade dos fans. Por exemplo meu gabinete veio com dois fans, um atrás e no topo como exaustor, eu coloquei dois na frente para ajudar a entrada de ar e melhorar o fluxo, mas de coração não vi nenhuma alteração relevante nas temperaturas... A mesma coisa sobre o meu CPU Cooler, ele veio com apenas um fan e eu coloquei ele fazendo push, então esses dias comprei dois fans iguais para fazer push and pull, diminuiu 1°C...

Então sendo bem honesto, em condições normais (gabinete organizado e com fluxo de ar razoável), memórias e HDs não precisam de um fan só pra eles e o que mais influência na temperatura da CPU e GPU é o dissipador e não os fans em si, claro, os fans precisam ser no mínimo razoáveis.

Estou apenas compartilhando minha experiência pessoal, fiquem a vontade para discordar.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!