Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Doody

7200rpm Vs 5400rpm

Recommended Posts

Oi pessoal!

Tenho visto por aí que problemas com HDs de 7200 RPM são muito frequentes, geralmente por problemas na placa lógica.

Já os de 5400 RPM parecem durar mais, muitos passam dos 5 anos de uso fácilmente enquanto que os de 7200 RPM estão "quebrando" com cerca de 2 meses de uso até.

Tenho visto que os HDs tem sido a parte mais frágil e menos duradoura de um PC e em contrapartida é uma das peças mais caras, sendo assim, está se tornando um péssimo investimento.

Eu cito por exemplo o meu Seagate Barracuda de 120 Gigas 7200 RPM ATA 100 que morreu com apenas 3 meses de uso. Já o meu irmão tem um Samsung de 4 Gigas (5400 RPM) a mais de 5 anos e pelo visto ele ainda vai "viver" por um bom tempo.

Sendo assim, fica a minha pergunta: Será que vale à pena mesmo investir em um HD de 7200 RPM e correr o risco de ter dores de cabeça e prejuízo finaceiro ou é melhor pegar um de 5400 RPM e ficar mais tranquilo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema está na dissipação do calor, ou melhor na deficiência da dissipação do calor.

Naturalmente, HDs de maior rotação geram muito mais calor, e se não houver uma boa ventilação no gabinete (de preferência com um cooler para HD), problemas poderão ocorrer.

Deve-se evitar gabinetes pequenos, evitar fixar HDs (caso tenha mais de um) próximos um do outro ("colados", um depois do outro), usar um cooler auxiliar no gabinete (ou mais de um, mesmo tendo que aguentae o barulho).

Mas também essa falha de HDs de 7200 rpm não é tão generalizada, claro que tem que tomar esses cuidados, mas em condições normais dura tanto quanto qualquer outro. Tem que ver também onde está comprando, tá cheio de picaretagem por aí...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém mais concordo ou discorda? :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que seria a mesma coisa que recusar a trocar um cpu de clock baixo que esquenta menos por um que é mais rápido e esquenta mais... ta td na refrigeração mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×