Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

7200rpm Vs 5400rpm


Doody

Posts recomendados

Oi pessoal!

Tenho visto por aí que problemas com HDs de 7200 RPM são muito frequentes, geralmente por problemas na placa lógica.

Já os de 5400 RPM parecem durar mais, muitos passam dos 5 anos de uso fácilmente enquanto que os de 7200 RPM estão "quebrando" com cerca de 2 meses de uso até.

Tenho visto que os HDs tem sido a parte mais frágil e menos duradoura de um PC e em contrapartida é uma das peças mais caras, sendo assim, está se tornando um péssimo investimento.

Eu cito por exemplo o meu Seagate Barracuda de 120 Gigas 7200 RPM ATA 100 que morreu com apenas 3 meses de uso. Já o meu irmão tem um Samsung de 4 Gigas (5400 RPM) a mais de 5 anos e pelo visto ele ainda vai "viver" por um bom tempo.

Sendo assim, fica a minha pergunta: Será que vale à pena mesmo investir em um HD de 7200 RPM e correr o risco de ter dores de cabeça e prejuízo finaceiro ou é melhor pegar um de 5400 RPM e ficar mais tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema está na dissipação do calor, ou melhor na deficiência da dissipação do calor.

Naturalmente, HDs de maior rotação geram muito mais calor, e se não houver uma boa ventilação no gabinete (de preferência com um cooler para HD), problemas poderão ocorrer.

Deve-se evitar gabinetes pequenos, evitar fixar HDs (caso tenha mais de um) próximos um do outro ("colados", um depois do outro), usar um cooler auxiliar no gabinete (ou mais de um, mesmo tendo que aguentae o barulho).

Mas também essa falha de HDs de 7200 rpm não é tão generalizada, claro que tem que tomar esses cuidados, mas em condições normais dura tanto quanto qualquer outro. Tem que ver também onde está comprando, tá cheio de picaretagem por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!