Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: como descobrir se sua fonte de alimentação é bomba?


Posts recomendados

  • Coordenador

@jotappolk Conheço um cara que fuma há 30 anos e está bem. Isso não quer dizer que fumar faz bem à saúde. ;)

 

Usar fonte genérica/ruim é roleta russa. Pode não dar defeito, pode dar defeito amanhã, em uma semana, em um mês, em três anos... Não há como saber. O que é certo é que não há qualquer segurança ou garantia de funcionamento correto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Coordenador

@GabrielLP14 Obrigado pelo toque, Gabriel. :)

 

Essa marca deve ficar no "meio termo", assim como a C3Tech. Algumas fontes dela, como a 5850, são uma porcaria. Contudo, os últimos modelos lançados por eles melhoraram muito e há, inclusive, aprovação por parte da equipe do TecLab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim sim, a fonte é um bom custo benefício. A intel mesmo certifica que um ripple deste tamanho não é prejudicial, acima de 120mV já poderia ser, porém é bem abaixo então não trará riscos ao usuário. Sem falar que temos que levar em conta que eles estavam fazendo teste em horas com a fonte a 100% e as vezes até mais de 100%, até conseguiram puxar da fonte 575w da gamemax Gm500. Antes dela dar a parada de emergência e a eficiência não desceu dos 84.5%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ler todos as postagem desde 2016 muito interessante! Nunca tinha me interessado para esses fatores da fonte,cerca de 20 dias comprei uma fonte nova (a antiga deu ruim gamemax) como não entendia muito de fonte fui no custo beneficio e o valor watts! Comprei essa marca horrível Hoopson Simply life FNT 500W! 

Ela esquentar quando liguei gt 430 gddr5 o hd ficou caindo e voltando direto pelo visto ela não entrega os 500w!

20180427_011622.jpg

20180427_011638.jpg

20180427_011709.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, SonnecaRj disse:

Ler todos as postagem desde 2016 muito interessante! Nunca tinha me interessado para esses fatores da fonte,cerca de 20 dias comprei uma fonte nova (a antiga deu ruim gamemax) como não entendia muito de fonte fui no custo beneficio e o valor watts! Comprei essa marca horrível Hoopson Simply life FNT 500W! 

Ela esquentar quando liguei gt 430 gddr5 o hd ficou caindo e voltando direto pelo visto ela não entrega os 500w!

20180427_011622.jpg

20180427_011638.jpg

20180427_011709.jpg

 

Fonte de 360W apenas.

 

Amigo se você ver na caixa da fonte que a mesma tem chave seletora 110/220V e nada de pfc, corre que é bomba, ainda mais quando o vendedor diz:

 

"Leva essa aqui que ela é top, tem 500W Reais"

 

Fonte boa de 500W tem conector eps de 8 pinos para alimentar o processador, 4 molex, 2 pci-e, 5 sata(em algumas) e 1 floppy.

 

Fuja de fontes hoopson.

 

Se tivesse pesquisado antes não teria comprado coisa ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

 

Fonte de 360W apenas.

 

Amigo se você ver na caixa da fonte que a mesma tem chave seletora 110/220V e nada de pfc, corre que é bomba, ainda mais quando o vendedor diz:

 

"Leva essa aqui que ela é top, tem 500W Reais"

 

Fonte boa de 500W tem conector eps de 8 pinos para alimentar o processador, 4 molex, 2 pci-e, 5 sata(em algumas) e 1 floppy.

 

Fuja de fontes hoopson.

 

Se tivesse pesquisado antes não teria comprado coisa ruim.

Sim por falta de pesquisa,e conhecimento peguei essa bomba ainda está na garantia irei troca-la obrigado!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e uma pena que eu tenha visto este incrivel topico so agora..... (quem manda nao pesquisar antes...) acabei caindo no golpe que o @Foxwalt mensionou ( o ledzinho bonitinho ) e então.... comprei a LENDARIA fonte mymax 430w, e confirmei que ela realmente nao presta! Agora, graças a ajuda dos membros, creio que fiz a escolha certa desta vez e comprei uma Corsair CX 450W.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Só não concordo em ver que nesse tópico que a fonte da Thermaltake é uma marca meio termo, sendo que eu tive duas fontes da Corsair que queimaram depois de um mês de uso cada uma, e sem fala que essa marca ainda por cima me negou garantia alegando mal uso do produto, e após a primeira queimar eu passei 3 anos usando uma fonte, considerada bomba, da Duex de 500W e nada de ruim aconteceu, ou seja, no meu caso, vamos deixar bem claro para evitar o fanboysmo, as fontes da Corsair, que são consideradas marcas boas, não aguentaram por um mês uma configuração que uma fonte bomba, que na teoria não deveria ter aguentado e em algum caso acabado com ele, aguentou de boa por 3 anos. E sobre a Thermaltake, eu tenho uma em um PC, é o modelo 850W RGB Full Modular que está segurando um SLI de 1080Ti Founders sem problema nenhum, além de ter 10 anos de garantia. Só acho que os representantes da Corsair deveriam saber que é difícil se fazer mal uso de uma fonte, e que o RMA deveria funcionar para todos, e que os produtos deles também dão defeitos que não são supremos ou a prova de falhas. A Corsair já veio me pedir desculpas, mas deles quero apenas os 600 reais que joguei no lixo quando comprei as fontes que queimaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

Só não concordo em ver que nesse tópico que a fonte da Thermaltake é uma marca meio termo, sendo que eu tive duas fontes da Corsair que queimaram depois de um mês de uso cada uma, e sem fala que essa marca ainda por cima me negou garantia alegando mal uso do produto...

Se você for pegar a Thermaltake para analisar, vai encontrar um histórico bem longo de produtos ruins, como: Purepower 500W e TR2 RX 750W. E tem alguns bem piores. Ao mesmo tempo, irá encontrar excelentes fontes deles.

 

Ou seja, a Thermalteke recebeu a denominação meio termo, totalmente justa, por ter, ao mesmo tempo, diversas fontes de boa qualidade e um longo histórico de produtos muito ruins. Enquanto isso, a Corsair lança apenas bons produtos, aprovados em testes e, dessa forma, recebe a classificação de marca recomendada.

 

Sobre suas fontes terem queimado, você pode ter sido simplesmente o sujeito que deu azar. Ou pode realmente ter feito mal uso dos produtos e não sabe disso. Algumas pessoas chegam aqui reclamando que fonte Corsair, PCYes!, EVGA e coisa do tipo queimou mas, ao mesmo tempo, afirmam que usaram estabilizador ou nobreak interativo (que tem estabilizador), o que acaba com a fonte (o manual desses produtos costuma deixar bem claro para não ligar fontes com PFC ativo neles, mas as pessoas não gostam de ler as instruções ou buscar entender mais sobre o funcionamento das coisas). Não estou dizendo que é o seu caso, pois eu teria que conhecer muito bem o contexto para dizer alguma coisa.

 

imagem%2Bpolemica.jpg&key=2b3268bc1645de

 

Já acompanhei diversas experiências com o RMA da Corsair e eles costumam ser elogiados. Você pode, inclusive, descrever melhor o caso para entendermos o que aconteceu.

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

...e após a primeira queimar eu passei 3 anos usando uma fonte, considerada bomba, da Duex de 500W e nada de ruim aconteceu...

Fonte genérica é roleta russa. Pode não queimar, pode queimar amanhã, em uma semana, em um mês, em um ano... Não dá para adivinhar quando vai explodir, mas podemos fazer um bolão legal. :P

 

Uma tia minha adora fumar, já faz décadas. E ela está muito bem de saúde. Não quer dizer que fumar faz bem. Da mesma forma, usar fonte genérica ruim por 3 anos sem ter problemas não quer dizer que esse tipo de produto é bom. Você pode ter dado azar com a Corsair e ter tido uma sorte absurda com a genérica. ;)

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

...ou seja, no meu caso, vamos deixar bem claro para evitar o fanboysmo, as fontes da Corsair, que são consideradas marcas boas, não aguentaram por um mês uma configuração que uma fonte bomba, que na teoria não deveria ter aguentado e em algum caso acabado com ele, aguentou de boa por 3 anos...

Todas as informações e classificações neste tópico são baseadas em análises e testes. Não há qualquer tipo de julgamento parcial estilo "fanboy" aqui.

 

Podemos encontrar alguém que comprou fontes da Thermaltake chegando aqui e reclamando que a marca é ruim. Como você pode ver, a análise de casos isolados não é útil para classificar os produtos, mas é muito importante que pessoas como você compartilhem as experiências que tiveram.

 

E qual era o modelo exato dessa Duex?

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

E sobre a Thermaltake, eu tenho uma em um PC, é o modelo 850W RGB Full Modular que está segurando um SLI de 1080Ti Founders sem problema nenhum, além de ter 10 anos de garantia.

Sim, a Thermalkate comercializa boas fontes. E também fontes ruins. Por esse motivo não tem como sair indicando pela marca, coisa que dá para se fazer com Seasonic, Corsair, PCYes! e outras.

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

Só acho que os representantes da Corsair deveriam saber que é difícil se fazer mal uso de uma fonte...

Na realidade, mal uso de fontes de alimentação é uma das coisas mais comuns que existem, como expliquei acima. Estabilizadores, shortbreaks, módulos isoladores... É um festival de horrores.

 

Novamente, não estou dizendo que é o seu caso. Mas isso acontece, e muito. Esses equipamentos torturam a fonte até queimar.

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

...e que o RMA deveria funcionar para todos...

Nenhum RMA funciona para todos os produtos que retornam. Cada unidade precisa ser desmontada e analisada separadamente.

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

...e que os produtos deles também dão defeitos que não são supremos ou a prova de falhas...

Exatamente. Até mesmo Ferrari pega fogo. Não adianta querer que não ocorram falhas. E isso pode ser o que aconteceu com você: alguém sempre vai ser o azarado de comprar unidades ruins.

 

Em 11/07/2018 às 21:24, Wallace Costa de Jesus disse:

A Corsair já veio me pedir desculpas, mas deles quero apenas os 600 reais que joguei no lixo quando comprei as fontes que queimaram.

Seria muito interessante se você pudesse descrever melhor o problema e todo o processo associado, incluindo as trocas de e-mails em questão.

 

Por que eles lhe pediram desculpas? Deixe seu relato para que outras pessoas possam ver.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,estou precisando de uma ajuda sobre fontes de alimentação.

Li o artigo ,muito bom e completo.

A um tempo atrás meu PC morreu com uma descarga atmosférica (eu acho). Eu usava uma fonte Corsair CX500. A placa-mãe queimou e eu levei para reparo essa semana.

Pois bem: peguei emprestado de um amigo uma fonte THERMALTAKE TR2 500W e gostaria de saber se posso usar essa fonte por enquanto (até ter a grana pra comprar uma outra) ou é melhor dar uma apertada e já comprar uma nova?

Essa THERMALTAKE TR2 500W é bomba ou razoável? 

Pesquisando por fontes novas eu estou em dúvida entre a Corsair VS 600 e a EVGA 600W, a diferença entre elas é de R$ 50,00 (sendo a Corsair a mais cara).

Desde já agradeço pela ajuda.

15316088716471852232351.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixx... obrigado. Vou comprar uma nova então.

Estou em dúvida entres esses dois modelos: 

EVGA : https://m.kabum.com.br/produto/79112/fonte-evga-600w-80-plus-white-100-w1-0600-k

 

Corsair: https://m.kabum.com.br/produto/83547/fonte-corsair-600w-80-plus-white-vs600-pfc-ativo-cp-9020119

 

Qual me indica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@R20Champz Nenhuma das duas, ambas são de projetos antigos, eu recomendaria a Corsair CX-550w que tem um projeto mais recente e é excelente custo benefício, sem falar que duvido sua configuração se quer puxar mais que 450w

De fato minha config. é leve.

Eu achei que a série CX fosse mais antiga que a VS.

Obrigado pela dica....vou de CX então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2018 às 06:38, Foxwalt disse:

Se você for pegar a Thermaltake para analisar, vai encontrar um histórico bem longo de produtos ruins, como: Purepower 500W e TR2 RX 750W. E tem alguns bem piores. Ao mesmo tempo, irá encontrar excelentes fontes deles.

 

Ou seja, a Thermalteke recebeu a denominação meio termo, totalmente justa, por ter, ao mesmo tempo, diversas fontes de boa qualidade e um longo histórico de produtos muito ruins. Enquanto isso, a Corsair lança apenas bons produtos, aprovados em testes e, dessa forma, recebe a classificação de marca recomendada.

 

Sobre suas fontes terem queimado, você pode ter sido simplesmente o sujeito que deu azar. Ou pode realmente ter feito mal uso dos produtos e não sabe disso. Algumas pessoas chegam aqui reclamando que fonte Corsair, PCYes!, EVGA e coisa do tipo queimou mas, ao mesmo tempo, afirmam que usaram estabilizador ou nobreak interativo (que tem estabilizador), o que acaba com a fonte (o manual desses produtos costuma deixar bem claro para não ligar fontes com PFC ativo neles, mas as pessoas não gostam de ler as instruções ou buscar entender mais sobre o funcionamento das coisas). Não estou dizendo que é o seu caso, pois eu teria que conhecer muito bem o contexto para dizer alguma coisa.

 

imagem%2Bpolemica.jpg&key=2b3268bc1645de

 

Já acompanhei diversas experiências com o RMA da Corsair e eles costumam ser elogiados. Você pode, inclusive, descrever melhor o caso para entendermos o que aconteceu.

 

Fonte genérica é roleta russa. Pode não queimar, pode queimar amanhã, em uma semana, em um mês, em um ano... Não dá para adivinhar quando vai explodir, mas podemos fazer um bolão legal. :P

 

Uma tia minha adora fumar, já faz décadas. E ela está muito bem de saúde. Não quer dizer que fumar faz bem. Da mesma forma, usar fonte genérica ruim por 3 anos sem ter problemas não quer dizer que esse tipo de produto é bom. Você pode ter dado azar com a Corsair e ter tido uma sorte absurda com a genérica. ;)

 

Todas as informações e classificações neste tópico são baseadas em análises e testes. Não há qualquer tipo de julgamento parcial estilo "fanboy" aqui.

 

Podemos encontrar alguém que comprou fontes da Thermaltake chegando aqui e reclamando que a marca é ruim. Como você pode ver, a análise de casos isolados não é útil para classificar os produtos, mas é muito importante que pessoas como você compartilhem as experiências que tiveram.

 

E qual era o modelo exato dessa Duex?

 

Sim, a Thermalkate comercializa boas fontes. E também fontes ruins. Por esse motivo não tem como sair indicando pela marca, coisa que dá para se fazer com Seasonic, Corsair, PCYes! e outras.

 

Na realidade, mal uso de fontes de alimentação é uma das coisas mais comuns que existem, como expliquei acima. Estabilizadores, shortbreaks, módulos isoladores... É um festival de horrores.

 

Novamente, não estou dizendo que é o seu caso. Mas isso acontece, e muito. Esses equipamentos torturam a fonte até queimar.

 

Nenhum RMA funciona para todos os produtos que retornam. Cada unidade precisa ser desmontada e analisada separadamente.

 

Exatamente. Até mesmo Ferrari pega fogo. Não adianta querer que não ocorram falhas. E isso pode ser o que aconteceu com você: alguém sempre vai ser o azarado de comprar unidades ruins.

 

Seria muito interessante se você pudesse descrever melhor o problema e todo o processo associado, incluindo as trocas de e-mails em questão.

 

Por que eles lhe pediram desculpas? Deixe seu relato para que outras pessoas possam ver.

 

 

A fonte da Duex era do modelo DX500FSE. Nunca utilizei estabilizadores, e a configuração em que as fontes da Corsair queimaram era um Core 2 Quad Q8300, 4Gb ram, GTX 550 Ti, HD 320 Gb. Após a queima das fontes da Corsair tentei fazer o rma, mas ele foi negado, após isso eu resolví não perder mais meu tempo, me aconselharam a ir no reclame aqui, procon ou qualquer outro órgão que seja a favor do consumidor, mas eu já estava cheio. Comprei a fonte da Thermaltake e até agora eu estou satisfeito com ela.

adicionado 1 minuto depois
Em 14/07/2018 às 19:56, R20Champz disse:

Olá pessoal,estou precisando de uma ajuda sobre fontes de alimentação.

Li o artigo ,muito bom e completo.

A um tempo atrás meu PC morreu com uma descarga atmosférica (eu acho). Eu usava uma fonte Corsair CX500. A placa-mãe queimou e eu levei para reparo essa semana.

Pois bem: peguei emprestado de um amigo uma fonte THERMALTAKE TR2 500W e gostaria de saber se posso usar essa fonte por enquanto (até ter a grana pra comprar uma outra) ou é melhor dar uma apertada e já comprar uma nova?

Essa THERMALTAKE TR2 500W é bomba ou razoável? 

Pesquisando por fontes novas eu estou em dúvida entre a Corsair VS 600 e a EVGA 600W, a diferença entre elas é de R$ 50,00 (sendo a Corsair a mais cara).

Desde já agradeço pela ajuda.

15316088716471852232351.jpg

 

Tive duas CX500 que queimaram após um mês de uso e logo com elas o rma negado.

adicionado 21 minutos depois
Em 13/07/2018 às 06:38, Foxwalt disse:

Se você for pegar a Thermaltake para analisar, vai encontrar um histórico bem longo de produtos ruins, como: Purepower 500W e TR2 RX 750W. E tem alguns bem piores. Ao mesmo tempo, irá encontrar excelentes fontes deles.

 

Ou seja, a Thermalteke recebeu a denominação meio termo, totalmente justa, por ter, ao mesmo tempo, diversas fontes de boa qualidade e um longo histórico de produtos muito ruins. Enquanto isso, a Corsair lança apenas bons produtos, aprovados em testes e, dessa forma, recebe a classificação de marca recomendada.

 

Sobre suas fontes terem queimado, você pode ter sido simplesmente o sujeito que deu azar. Ou pode realmente ter feito mal uso dos produtos e não sabe disso. Algumas pessoas chegam aqui reclamando que fonte Corsair, PCYes!, EVGA e coisa do tipo queimou mas, ao mesmo tempo, afirmam que usaram estabilizador ou nobreak interativo (que tem estabilizador), o que acaba com a fonte (o manual desses produtos costuma deixar bem claro para não ligar fontes com PFC ativo neles, mas as pessoas não gostam de ler as instruções ou buscar entender mais sobre o funcionamento das coisas). Não estou dizendo que é o seu caso, pois eu teria que conhecer muito bem o contexto para dizer alguma coisa.

 

imagem%2Bpolemica.jpg&key=2b3268bc1645de

 

Já acompanhei diversas experiências com o RMA da Corsair e eles costumam ser elogiados. Você pode, inclusive, descrever melhor o caso para entendermos o que aconteceu.

 

Fonte genérica é roleta russa. Pode não queimar, pode queimar amanhã, em uma semana, em um mês, em um ano... Não dá para adivinhar quando vai explodir, mas podemos fazer um bolão legal. :P

 

Uma tia minha adora fumar, já faz décadas. E ela está muito bem de saúde. Não quer dizer que fumar faz bem. Da mesma forma, usar fonte genérica ruim por 3 anos sem ter problemas não quer dizer que esse tipo de produto é bom. Você pode ter dado azar com a Corsair e ter tido uma sorte absurda com a genérica. ;)

 

Todas as informações e classificações neste tópico são baseadas em análises e testes. Não há qualquer tipo de julgamento parcial estilo "fanboy" aqui.

 

Podemos encontrar alguém que comprou fontes da Thermaltake chegando aqui e reclamando que a marca é ruim. Como você pode ver, a análise de casos isolados não é útil para classificar os produtos, mas é muito importante que pessoas como você compartilhem as experiências que tiveram.

 

E qual era o modelo exato dessa Duex?

 

Sim, a Thermalkate comercializa boas fontes. E também fontes ruins. Por esse motivo não tem como sair indicando pela marca, coisa que dá para se fazer com Seasonic, Corsair, PCYes! e outras.

 

Na realidade, mal uso de fontes de alimentação é uma das coisas mais comuns que existem, como expliquei acima. Estabilizadores, shortbreaks, módulos isoladores... É um festival de horrores.

 

Novamente, não estou dizendo que é o seu caso. Mas isso acontece, e muito. Esses equipamentos torturam a fonte até queimar.

 

Nenhum RMA funciona para todos os produtos que retornam. Cada unidade precisa ser desmontada e analisada separadamente.

 

Exatamente. Até mesmo Ferrari pega fogo. Não adianta querer que não ocorram falhas. E isso pode ser o que aconteceu com você: alguém sempre vai ser o azarado de comprar unidades ruins.

 

Seria muito interessante se você pudesse descrever melhor o problema e todo o processo associado, incluindo as trocas de e-mails em questão.

 

Por que eles lhe pediram desculpas? Deixe seu relato para que outras pessoas possam ver.

 

 

No caso da Corsair entrar em contato com minha pessoa foi através do face, depois que eu fiz uma reclamação na sua página oficial. Disseram que estavam se prontificando para me ajudar a resolver meu problema e tudo o mais. Porém já havia se passado mais de 6 meses após a segunda fonte queimar. No total gastei quase 600 reais com as duas fontes para nada. Eu ainda mandei fotos para eles do PC para mostrar que eu não usei a fonte incorretamente. Mas o que me deixou mais nervoso é que eles alegaram que foi mau uso sem nem ao menos me questionarem, eu apenas estava usando o PC e do nada ele desligou. Nas primeira vez em que isso aconteceu eu nem me liguei que poderia ser a fonte, pois, eu acreditava que era uma boa marca (pelo menos até o rma). Levei 3 dias para descobrir que foi a fonte que tinha queimado. Entrei em contato com o rma, fiz o envio da fonte e após um mês recebo a notícia que eu não teria a cobertura do rma porque a fonte foi mal usada. Na primeira vez, ainda tentei argumentar mas me falaram que nos testes que ele fizeram ficou claro que eu tinha feito mal uso da fonte. Na segunda fonte que queimou eu já fui logo nela, devido a primeira experiência que tive. Entrei novamente em contato com o rma e fiz tudo que tinha feito na primeira vez, e como era de se esperar, aconteceu de ser negado, mas dessa vez eu nem tentei argumentar. Eu entendo que uma marca nunca irá conseguir agradar a todos os que usam, mas no meu caso foi até demais. Ainda pretendo pegar uma fonte dessa marca, mas fico com um pé muito atrás pelas experiências que eu tive. Muitas pessoas me encorajam, mas mesmo assim eu ainda sigo relutante. Sobre o fato de eu ter mencionado o termo "fanboysmo" foi porque existem pessoas que defendem essa marca e não aceitam críticas referentes a ela. Já tive problemas com pessoas assim. E sobre o rma funcionar para todos, foi referentes aos clientes da marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...