Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquentar chapa metálica com resistência


Posts recomendados

Boa Noite Pessoal

 

Sou novo por aqui, tenho uma duvida espero que possam me ajudar,

utilizo uma prensa manual, para prensagem de tijolos, o fato é que em parte dessa prensa, mais especificamente na caixa motriz, fica grudando, um pouco do solo, penso que seja por conta da umidade, pensei em esquentar a caixa para conter a umidade, inicialmente pense em usar um resistência, de secador ou chuveiro. Mas a questão é, como faria para controlar a temperatura dessa resistência? e outra, se essa resistência partir ao meio, não corre o risco de o manipulador receber um choque, uma vez que a prensa é toda metálica. desde já agradeço, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PAULO_M Seja bem vindo ao fórum!

 

Você tem que usar uma resistência isolada, como a de um ferro de passar roupa (imagem abaixo)
2124.D.jpg 

O ideal é aterrar toda a estrutura metálica da prensa. Ah, e resistência de chuveiro e secador nem pensar! Elas não são isoladas.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok Jonny, muito obrigado, mais uma dúvida, seria possível regular a temperatura, na realidade acredito que não preciso de muito aquecimento, estou preocupado com o consumo de energia.

 

Outra questão seria...posso usar por exemplo uma resistência de churrasqueira elétrica? me parece que é resistência isolada, mas pesquisando a respeito, vi que pode dar choque, no ferro corre esse risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jonny Henrique disse:

 

Tem como regular sim. A maioria dos ferros de passar já vem com um termostato regulável, é só usar o termostato do próprio ferro de passar, ou um "avulso" como esse abaixo:


termo_termos1.png

 

Abraços.

 Desculpe só mais uma questão

 

posso usar por exemplo uma resistência de churrasqueira elétrica? me parece que é resistência isolada, mas pesquisando a respeito, vi que pode dar choque, no ferro corre esse risco?

 

muito obrigado mesmo

 

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

a de churrasqueira teoricamente nunca deve dar choque. No entanto ela não foi feita pra vibrar. Só na prática pra averiguar mesmo. Ferro elétrico... idem.

Penso que você pode ter um pouco de dificuldade em alocar corretamente o termostato ou sensor de temperatura neste ambiente supostamente vibratório da caixa motriz. Uma alternativa é usar sem sentir a temperatura com um simples dimmer

 

Publique fotos da sua máquina...Não conheço os princípios desta prensa de tijolos, mas tem certeza que o aquecimento vai dar bons resultados? Imagino (na minha cabeça de bagre) que as paredes quentes vão fazer secar a massa e grudar ainda +. Mas vá por mim não. Faça o teste e me fale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

a de churrasqueira teoricamente nunca deve dar choque. No entanto ela não foi feita pra vibrar. Só na prática pra averiguar mesmo. Ferro elétrico... idem.

Penso que você pode ter um pouco de dificuldade em alocar corretamente o termostato ou sensor de temperatura neste ambiente supostamente vibratório da caixa motriz. Uma alternativa é usar sem sentir a temperatura com um simples dimmer

 

Publique fotos da sua máquina...Não conheço os princípios desta prensa de tijolos, mas tem certeza que o aquecimento vai dar bons resultados? Imagino (na minha cabeça de bagre) que as paredes quentes vão fazer secar a massa e grudar ainda +. Mas vá por mim não. Faça o teste e me fale.

Boa tarde

 

Esta é uma prensa parecida com a minha:

 

projeto-prensa-triturador-tijolo-ecologico-solo-cimento-8685-MLB20006191584_112013-F.jpg

 

Essa é a caixa Matriz:

 

refil-caixa-matriz-10x20-p-prensa-tijolo-ecologico-20x10-568311-MLB20542360413_012016-F.jpg

 

 

Desculpe, ela é manual fixada no chão, não vibra, quanto a temperatura, algumas prensas vem com uma resistência a gás instalada justamente para não grudar o solo cimento na caixa, então acredito que pode dar certo. Vou tentar fazer o teste com uma resistência de ferro elétrico e coloco o resultado.

 

Muito obrigado

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Jonny Henrique preciso base de ferro igual a essa procurando como louco sabe modelko faBRICANTE

adicionado 0 minutos depois
Em 05/05/2016 às 00:56, Jonny Henrique disse:

@PAULO_M Seja bem vindo ao fórum!

 

Você tem que usar uma resistência isolada, como a de um ferro de passar roupa (imagem abaixo)
2124.D.jpg 

O ideal é aterrar toda a estrutura metálica da prensa. Ah, e resistência de chuveiro e secador nem pensar! Elas não são isoladas.

Abraços.

QUAL MODELO E FABRICANTE PRECISO BASE IGUAL A ESSA 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 05/05/2016 às 00:25, PAULO_M disse:

Boa Noite Pessoal

 

Sou novo por aqui, tenho uma duvida espero que possam me ajudar,

utilizo uma prensa manual, para prensagem de tijolos, o fato é que em parte dessa prensa, mais especificamente na caixa motriz, fica grudando, um pouco do solo, penso que seja por conta da umidade, pensei em esquentar a caixa para conter a umidade, inicialmente pense em usar um resistência, de secador ou chuveiro. Mas a questão é, como faria para controlar a temperatura dessa resistência? e outra, se essa resistência partir ao meio, não corre o risco de o manipulador receber um choque, uma vez que a prensa é toda metálica. desde já agradeço, abraços

porque não instala um soquete e uma lâmpada quente de 6w, ou uma fita de led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...