Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Somente tensão e temp. que danificam uma gpu em over ? ( + over na strix 970)


RickOnX

Posts recomendados

Fala pessoal beleza, faz tempo que não posto aqui...Bom tenho uma duvida ficaria grato se pudessem me ajudar.

 

Possuo uma Asus Strix GTX 970 e acabei de fazer um Overclock nela:

 

Core Clock  + 150mhz ( 1403mhz e durante jogo chega a 1460mhz)

Memory Clock  + 500mhz ( 7510mhz )

Power Limit - 110%

Vcore - Stock

Temperatura max. Full Load - 63 graus.

Tempera max. Full Load VRM - 75 graus.

 

Tive que configurar velocidades dos fans pois o Auto dela em que ela (versão Strix) deixa os fans desligados até 65graus e quando liga começa com os fans em 40%...deixa a placa muito quente, ela estava chegando em 69graus e o VRM em 104graus em Full Load, a temperara da placa estava boa até em 69graus mas o VRM estava muito quente,apesar de ter visto em vários lugares que o VRM dela é esquentadinho mesmo,mas acredito q seja por conta dos Fans 0db das Strix.

 

- Minha duvida é a seguinte,o que diminui a vida util ou o que pode danificar uma GPU,CPU...são as temperaturas e o aumento de tensão certo ??? No caso da minha que não passa de 63 graus e nem se quer mexi na tensão (vcore) então não tenho com o que me preocupar certo ??? ou tem outras coisas que danificam ???

 

 

valeu

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placas de vídeo são uma desgraça em relação a vida útil,somente olhe no mercadolivre quanto modelos anteriores a 2012 estão a venda,muitos são com defeito,o que estraga mais nas placas é a solda BGA,que uma placa de vídeo tem muitas,nas memórias,na gpu e do VRM tambem,o ciclo de esquentar e esfriar é o que fragiliza essa solda com o tempo,é assim que se mede a vida útil,pois a GPU(o chip mesmo) e suas memórias duram que nem um processador,20 anos para mais.

Por isso manter a GPU abaixo de 70°C e o VRM abaixo de 80°C ajuda bastante na vida útil,as soldas vão se deformar menos nos ciclos de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Joaquin disse:

Placas de vídeo são uma desgraça em relação a vida útil,somente olhe no mercadolivre quanto modelos anteriores a 2012 estão a venda,muitos são com defeito,o que estraga mais nas placas é a solda BGA,que uma placa de vídeo tem muitas,nas memórias,na gpu e do VRM tambem,o ciclo de esquentar e esfriar é o que fragiliza essa solda com o tempo,é assim que se mede a vida útil,pois a GPU(o chip mesmo) e suas memórias duram que nem um processador,20 anos para mais.

Por isso manter a GPU abaixo de 70°C e o VRM abaixo de 80°C ajuda bastante na vida útil,as soldas vão se deformar menos nos ciclos de uso.

 

Certo.Então é somente isso que danifica ou diminui a vida util de uma GPU, voltagens acima do limite dela e as temperaturas ??? No caso clocks mais altos por exemplo do que ela ja vem de fabrica não danifica nada desde que é claro que as temperaturas estejam baixas e a tensão segura ???

 

Pois minha VGA deve ser premidada,pois consigo ir além desses clocks sem alterar tensão e sem subir muito as temps. hehe mas mantive nesse padrão mesmo ( +150/ + 500) que é o que o pessoal mais usa na GTX 970.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,sobretensão sempre vai fazer o chip degradar mais rapidamente,mas daí o que vai esquentar mesmo vai ser o VRM,que esquenta mais que a GPU pois não tem refrigeração priorizada(só uma placa de metal geralmente).

Os clocks etc vão aumentar o consumo da placa e aquecimento,mas vai ter pouca diferença na vida útil se a temperatura da GPU estiver sob controle,cada GPU tem uma arquitetura feita para funcionar normalmente até dado limite,por exemplo GTX 480,limite é 90°C se não me engano,mas GTX 980 etc acho que a partir de 80°C começa a diminuir a frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...