Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de ip dinâmico e seu range


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Olá, Pessoal,

 

Estou com uma dúvida sobre como o IP dinâmico realiza a "troca" do IP atual (e/ou ja expirado) por um endereço IP válido e qual o "range" que ele realiza essa troca.

Ex: O IP 192.XXX.YYY.ZZZ altera quais "blocos" (faixas) do IP anterior? X , Y ou Z? ou todas?

 

O fundamento dessa minha duvida é para liberar acesso a um determinado site de meu domínio para um IP dinâmico (sim, eu sei que é difícil, maas...) liberando um range de, por exemplo 192.168.0.1 até 192.168.0.255 (ou 192.168.255.255) dependendo do comportamento do IP dinâmico ao realizar suas trocas periódicas de IP.

 

Espero ter passado minha duvida com clareza e ficarei no aguardo de esclarecimentos.

Muitíssimo obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O IP 192 são para redes privadas, eles expiram porque o DHCP que atribui eles coloca um tempo para serem renovados. O padrão comum é 24h.

 

Ele pode efetuar a troca de acordo com a configuração do DHCP, pode ser em série, aleatório, mas de acordo com a máscara. Por exemplo se estiver reservado no DHCP com MAC, sempre que renovar vai ganhar o mesmo IP.

 

Se você estudar sobre DHCP vai compreender grande parte, assim como o IP. (O range é determinado pela máscara)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dwatashi, na verdade estou me referindo ao IP externo, o meu começa com 187.XXX.XXX.XXX e até onde sei ele é fornecido pelo provedor (NETVirtua), eu queria saber se existe algum jeito de saber o range dele para poder liberar uma faixa ou duas para acesso. O IP interno que utilizamos na empresa altera só a ultima faixa, minha duvida é sobre "quantas faixas" podem ser alteradas na troca do IP EXTERNO que o provedor irá fornecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Na verdade os provedores trabalham com alguns ranges, e agora tem o IPv6 que usa range maior ainda.

 

Poderia usar este site por exemplo, ele mostra qual a classe, mas por exemplo já vi NET com 186. então seriam vários ranges e não um único. Ele pode alterar apenas o último quarteto, mas nem sempre é assim, então você pode receber um IP dinâmico fora do range e acabar sem acesso ao site. E por exemplo estou usando GVT e também estou com 187, mas sei que se rediscar posso ganhar IP com outro range porque a rede da GVT agora é VIVO, muito maior.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, era isso que eu temia, a alteração do ultimo quarteto seria o mais próximo do Ideal (mesmo senso arriscado pois uma rede aleatória pode estar incluída nessa faixa a qualquer momento e ter acesso ao site), mas trocando todas as faixas esporadicamente fica difícil todo santo dia alterar as permissões para o pessoal trabalhar =(. Uma Ultima duvida a respeito de IP dinâmico, posso "anexar/vincular" um endereço MAC a vários IPs (IP dinâmico que cada dia será um diferente mas com o mesmo MAC) e liberar acesso a esses MACs independente do IP que vir junto com ele? Isso resolveria o problema definitivamente e sem riscos.

 

Visto que minha duvida principal foi sanada, agradeço desde ja pelo apoio de dwatashi e estarei adicionando [RESOLVIDO] no titulo do tópico, mas, ficarei no aguardo da resposta para minha ultima dúvida acima.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora, no caso do MAC está relacionado ao IPv4 para o caso 192. Para IPs Externos, como o primeiro contato é o modem, o MAC dele que seria utilizado para linkar o IP fixo, se fosse o caso. Mas como é acesso dinâmico, não usa MAC para isto.

 

Algumas proteções usam o MAC Local para liberar acesso a Administração do site, mas é uma proteção adicional, no entanto pode ser facilmente burlada se descobrirem qual o MAC que permite o acesso.

 

Se o site tiver https e usar senha forte, não necessita de tanta proteção porque em alguns isto limitaria a administração. (Por exemplo, se o link cair e você usar outro acesso via celular e estiver fora do range, não consegue acesso?)
 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha pensado por esse lado, pode se tornar um baita pesadelo, mas resumindo, se o roteador X (ex.vivo) for cadastrado com seu MAC no site para acesso e alguém usar um roteador Y (ex.GVT) com esse MAC vai ter o mesmo nivel de acesso do roteador X, certo? ja dificulta um pouco a vida de quem quiser invadir o site, usando uma senha forte juntamente com o recurso https.

 

Muitissimo Obrigado, dwatashi, pela atenção, paciencia e dedicação para resolver meu problema.

Tentei alterar o Titulo do Tópico para [RESOLVIDO] mas não encontrei o botão "Editar", como sou novo no forum poderia me auxiliar com essa questão tambem? xD

 

Agradeço novamente.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...