Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistor como chave eletrônica/ tensão saida baixa


Ir à solução Resolvido por Jaime Francisco da Silva,

Posts recomendados

@Jaime Francisco da Silva ,

 

voce conhece um bom exorcista aí perto ???????? :lol:  Vai se benzer, sei lá, fazer descarrego, algo assim kkkkkk

 

Olha, não sei que raio de carga é essa sua fita de led, mas sei de uma coisa :

 

Com o Mosfet que indiquei  é obrigatório funcionar, independente de que raio de carga seja essa !

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, aphawk disse:

@Jaime Francisco da Silva ,

 

voce conhece um bom exorcista aí perto ???????? :lol:  Vai se benzer, sei lá, fazer descarrego, algo assim kkkkkk

 

Olha, não sei que raio de carga é essa sua fita de led, mas sei de uma coisa :

 

Com o Mosfet que indiquei  é obrigatório funcionar, independente de que raio de carga seja essa !

 

Paulo

 

 

 

Kkk amanha Vou comprar esse mosfet q me indicou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cpexpert aqui é um projeto diferente 

Aqui quero simplesmente ligar a fita de led com 5v ,o que vai acionar a carga eé uma porta usb de uma tv que fica no quarto das crianças. Assim enquanto assistem tv a fita fica ligada se pegarem no sono basta ativar o sleep da tv que desligaria tudo.por isso não queria usar relé pra evitar aqueles estalinhos chatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@cpexpert aqui é um projeto diferente 

Aqui quero simplesmente ligar a fita de led com 5v ,o que vai acionar a carga eé uma porta usb de uma tv que fica no quarto das crianças. Assim enquanto assistem tv a fita fica ligada se pegarem no sono basta ativar o sleep da tv que desligaria tudo.por isso não queria usar relé pra evitar aqueles estalinhos chatos.

Eu ainda acho que é você que está tendo dificuldades em montar o circuito.

Estou quase montando isso aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva

Faz um esquemático do seu circuito atual,nem que seja numa folha de papel. Pelo que entendir até agora,você tem pouco conhecimento de eletrônica,provavelmente deve tá confundido alguma coisa.Se possível também tira foto do seu circuito montado,quanto mais informações,sera mais fácil o pessoal te ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gente consegui!!!

 

Coloquei um trimpot no lugar de resistor de base e fui testando e consegui o brilho max com 11.22 v com a resistência entre 150 e 180 homs.

@aphawk  o mosfet q me indicou não encontrei, mas o pessoal da eletrônica disse q eu podia usar o irf 3205 no lugar, liguei e funcionou também com uma resistência de 330 homs.

 

Quero agradecer a ajuda de todos q dispuseram de tempo e atenção pra me ajudar.

acabei aprendendo muito mais, como por exemplo sobre opto acopladores q vou usar em outro projetinho meu.

 

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contudo um BD139 servia sim, com 100R na base. 

Um transistor destes tem ganho de no mínimo 25 e corrente máxima de 3A. 

 

Um irf3205 suporta até 40 amperes em condições normais e 75 amperes se for bem resfriado. 

 

O chip interno do IRF3205 suporta 110 amperes. Mas os terminais externos derretem com corrente acima de 75 amperes. 

No entanto ele suporta picos rápidos de 110A. 

 

Como pode ver o IRF3205 poderia acionar mais de 40 fitas de leds iguais a sua hehehe. 

Está sendo usado para acionar apenas uma hehehe. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule ,

 

E ele não é  indicado, pois com VGS=5 Volts ele ainda tem uma alta RDSon .... mas para 1A de corrente funciona, enfim, como o gato comeu o rato, serviu né kkkkkk ! Eu ainda prefiro os Logic Mosfet.....

 

Mas ainda não entendí como o BD139 não serviu ,,,,,,

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, aphawk disse:

@albert_emule ,

 

E ele não é  indicado, pois com VGS=5 Volts ele ainda tem uma alta RDSon .... mas para 1A de corrente funciona, enfim, como o gato comeu o rato, serviu né kkkkkk ! Eu ainda prefiro os Logic Mosfet.....

 

Mas ainda não entendí como o BD139 não serviu ,,,,,,

 

Paulo

 

 

 

Fiz um teste com um mosfets deste comutando 35 amperes em 12V com PWM de 25Khz.

Pelos meus cálculos dissipou uns 30 watts.

 

Dissipou 30 watts e forneceu 420 watts. 

92,8% de eficiência. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva @Jaime Francisco da Silva ,

 

Tranquilo....  nessa sua situação o Mosfet vai esquentar menos do que o seu BD139 , pois a dissipação nele é menor.

 

Mas se você puder aplicar uma tensão maior do que os 5 Volts no resistor do Gate do Mosfet, com certeza ele vai dissipar ainda menos, pois a queda de tensão sobre ele vai diminuir ainda mais por que o RDSon vai abaixar.

 

Curioso esse seu BD139 , você aplicou na base uma corrente de ( 5 - 0,9 ) / 180 = 22,8 mA , e com isso ele nem chegou na saturação ..... e supondo que deve estar passando uma corrente perto de 1 A  no coletor, estamos falando de um ganho de cerca de 44 .....    só pode ser um BD139-6 . Se puder confirme isso para  a gente,  ok ?

 

Ontem eu fiz um teste com o meu BD139-16 ... corrente de 1 A no coletor, tensão Vce de 0,6 Volts, e Vbe de 0,9 Volts ..... a corrente na base foi de pouco mais de 7 mA , o que deu um ganho de 140 aproximado. Que baita diferença .... !

 

Que isso me sirva mais uma vez como uma advertência sobre ver apenas as curvas do fabricante, sem ter me lembrado de que alguns transistores possuem "versões" : existe uma ressalva no manual no caso do BD139 pois ele existe em 3 versões com ganhos diferentes ( -6 , -10 e -16 ) , o que invalida a curva de Hfe fornecida no datasheet ..... e eu quase sempre me baseio nas curvas .....  acho que estou mesmo ficando velho kkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...