Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

H60 troca de fluido


Posts recomendados

Boa noite.

tenho um já faz uns 3 anos. Verifiquei que a bomba está fazendo barulho. Tirei ele do PC para analisar melhor e quando balancei o radiador da pra escutar água ou fluido dentro. Chaqualhando. 

Eu estou com intenção de comprar fluido e completar o que já tem dentro, também não sei se é recomendado tirar todo fluido. Olhei o bloco e vi que tem um tampão. Só não sei se é fluido ou água destilada que tem dentro, quero aplicar pelo tampão com.uma seringa alguém já passou por isso ? Ou tem alguma orientação ? Não quero comprar outro quero recuperar este.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK eu não abriria, pois eles foram feitos para não trocar líquido nem nada. Só quem faz isso é modder experiente (se é que fazem isso). Depois ele começa a vazar e você terá que jogá-lo fora - abrir a mangueira invalida a garantia, se é que a sua já não expirou.

 

Ele deve estar com bolha. Veja se é isso. O ideal é instalar com as mangueiras para baixo, como manda o manual da Corsair (isso evita que o ar que fica em cima entre na mangueira).

 

https://www.google.com.br/search?espv=2&q=como+tirar+bolhas+water+cooler&o que=como+tirar+bolhas+water+cooler&gs_l=serp.3...2521.2848.0.3889.3.3.0.0.0.0.167.167.0j1.1.0....0...1c.1.64.serp..2.0.0.kA_YgpAH1wE

 

Cada water cooler tem uma especificação diferente de como operar a bomba, mas você podia manter o bloco em um conector de 12v para ele rodar no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então liguei ele na fonte 12v e a bomba está fazendo barulho, quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para. Agora se eu deixar a bomba mais alta que o radiador faz barulho e da pra escutar a água correndo com ar junto. Dei uma pesquisada no Google e pelo que percebi só dá para tirar bolhas de water cooler mod. Como o meu está todo original e selado. Só não entendo como foi dar ar dentro dele. Mesmo sendo selado a água ou fluido evapora com o tempo? Já acabou a garantia já tem um ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK monte ele assim que você não terá problemas:

 

h60_motherboard.png

 

 

Sobre as bolhas, tem como tirar dos water cooler selados, sim, mas acho que é só pela posição, balançar o radiador com a bomba rodando, essas coisas. Pesquise direitinho para fazer direito.

 

Mas você parece ter respondido a sua própria pergunta. Dependendo da posição ele faz barulho. Então escolha uma posição que não faz barulho. Só não abra ele, porque você vai perder o water cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então liguei ele na fonte 12v e a bomba está fazendo barulho, quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para. Agora se eu deixar a bomba mais alta que o radiador faz barulho e da pra escutar a água correndo com ar junto. Dei uma pesquisada no Google e pelo que percebi só dá para tirar bolhas de water cooler mod. Como o meu está todo original e selado. Só não entendo como foi dar ar dentro dele. Mesmo sendo selado a água ou fluido evapora com o tempo? Já acabou a garantia já tem um ano.

 

O ruído da bomba com defeito pode ser também confundido com bolhas de ar.

 

Nesses anos a bomba sempre foi ligada em 12V, seja pela fonte ou conector de fan da placa-mãe?
Dependendo de quanto tempo a bomba foi usada incorretamente com variação de tensão, é possível que tenha contribuído com o aparecimento de bolhas ou prejudicado seu motor.

 

A garantia com a Corsair é de 5 anos com rma nacional.

Se a garantia ainda estiver ativa, você pode abrir um ticket com o suporte e ouvir a opinião deles.

 

Se quiser, recomendo também um teste.
Caso tenha o cooler box e espaço, deixe o wc encostado em algum canto com somente o conector da bomba ligado em 12V por um algum tempo, digamos por uma noite ou um dia inteiro até você achar que o ruído sumiu.

Se o ruído continuar incomodando, recomendo acionar o rma.


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então liguei ele na fonte 12v e a bomba está fazendo barulho, quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para. Agora se eu deixar a bomba mais alta que o radiador faz barulho e da pra escutar a água correndo com ar junto.

 

@RafdarK só preste atenção no que você disse. Porque não adianta deixar a noite toda ligado em uma posição que faz barulho, o que poderia seria causado por bolhas, e você achar que a bomba está com defeito e acionar o RMA. Poque depois chega lá na Corsair e eles vão dizer que não tem nada (e você vai gastar dinheiro a toa e ter dor de cabeça).

 

Obviamente que se você colocar a bomba mais alta do que o radiador as bolhas vão subir para a bomba. Então, se com o radiador montado corretamente a bomba não faz barulho, acho que está resolvido, não? Ou a bomba faz outros ruídos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK

 

O conector CPU FAN da sua placa-mãe faz o controle de rotação da bomba por variação de volts, a não ser que tenha desabilitado o controle de rotação.


A variação de volts causaria problemas de ruído além de com o tempo poder reduzir a vida útil da bomba.

 

Pessoalmente recomendo ligar a bomba no pwr fan e deixar o cpu fan para ligar a fan do wc.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi recomendado colocar em 12v (desde o início) e acho que ele já colocou, pelo que ele respondeu. O mais importante é determinar se o barulho é pelas bolhas, já que ele disse que só faz barulho se colocar a bomba acima do radiador. Acho que isso ficou claro.

 

A questão aqui é de evitar que ele faça o RMA do water cooler desnecessariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim. Já tem mais de 30 Minutos. Quando coloco o bloco na posição que fica no meu PC, que a placa-mãe fica deitada a bomba faz barulho. Quando coloco o bloco de cabeça pra baixo e balanço ele o barulho para. Após isso se eu novamente colocar o bloco de cabeça pra cima o barulho volta, lembrando que o radiador está sempre no nível acima desde que liguei o h60. 

Esse é o som gravei agora. Não sei se vocês vão consegui escutar gravei e enviei pelo meu celular.

Voz 002.m4a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK você está vendo que não tem nada a ver com a bomba, mas com a posição do radiador.

 

Você está dizendo que só faz barulho quando as mangueiras ficam para cima. Obviamente que incorre no risco de o ar entrar nas mangueiras, que deve ser o que está acontecendo, até porque você disse que se colocar as mangueiras para baixo e sacudir (tirando o ar), ele para.

 

Não tem uma maneira de instalar o radiador com as mangueiras para baixo nesse gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK achei que fosse o  Cooler Master HAF XB da assinatura, mas o Obsidian também tem um modelo caixa.

 

Não tem como tirar uma foto de como está instalado? Está difícil para entender. Ou fazer um desenho se o water cooler estiver fora do gabinete.

 

Mas você que está fazendo os testes aí pode ter uma ideia de como o ar está entrando na bomba. Depois que você entender como o ar está entrando, é só montar de um jeito que o ar não tenha como passar para a bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK joia, e qual é a posição que ele não faz barulho depois que você sacode?

 

Ah, acabei de ver que o seu H60 tem as mangueiras corrugadas. Me foi falado no fórum da Corsair que essas bombas são problemáticas e que o problema foi resolvido com uma revisão - o H60 com as mangueiras lisas. Esse de mangueiras corrugadas parece que foi uma leva pequena, descontinuada logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK o barulho volta se você abaixar o bloco até o chão, como na primeira foto? Ou ele só faz barulho de cabeça para baixo (igual tartaruga de costas)? Já tentou colocá-lo em pé, como se estivesse montado em um gabinete torre?

 

Porque nas posições que você colocou, a posição do radiador não influencia em nada, então não seria uma questão de bolha, mas do bloco. Talvez de cabeça para baixo ele deve assentar as peças que estão fazendo barulho. Parece defeito mesmo.

 

Escreva para a Corsair e diga que o seu bloco está fazendo barulho, que você ficou sabendo no fórum da Corsair que o seu modelo de H60 com mangueira corrugada estava dando problema nas bombas e foi logo descontinuado, sendo substituído por uma revisão de H60 com mangueiras lisas. Que você gostaria de fazer o recall e coisa e tal.

 

Se estiver fora da garantia, pode ser que eles façam o recall. Eu não lembro mais o link, mas procure o RMA no site da Corsair Brasil.

 

 

EDIT: eu nem falava em defeito, RMA, nada, eu falava "recall", que eles teoricamente seriam obrigados a fazer. Eu não sei a frequência que essas bombas estavam estourando, mas eles descontinuaram por isso, então acho que cabe um recall sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei ele na posição de um gabinete tradicional e o ruído continua até aumenta. Só para mesmo quando viro o bloco de cabeça pra baixo e dou uma chaqualhada. Quando coloco na posição que o manual pede o ruído aparece. 

 

Olhei no site oficial pelo modelo. Lá consta que são cinco anos e na caixa fala 2 anos. Abri um ticket esperar agora, adicionei o assunto do lote defeituoso e pedi o recall. Ainda bem que guardei a caixa. Será que dentro de 30 dias resolvem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafdarK

 

Acredito que seja mesmo defeito da bomba.
O radiador seja instalado na traseira ou mesmo no topo do gabinete não deveriam ter ruído piorando.

 

A garantia de 2 anos foi posteriormente estendida para 5 anos.

Com relação ao prazo, sei que podem demorar para fazer a troca.

 

Não sei dizer se ao receber um novo H60, você teria mais 5 anos de uso ou apenas o tempo faltante para completar esses 5 anos.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...