Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

H60 troca de fluido


Posts recomendados

Em ‎10‎/‎05‎/‎2016 às 01:16, RafdarK disse:

@Contiusa Então liguei ele na fonte 12v e a bomba está fazendo barulho, quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para. Agora se eu deixar a bomba mais alta que o radiador faz barulho e da pra escutar a água correndo com ar junto.

Não entendo de water cooler, mas entendo alguma coisa de bombas.

O que eu posso dizer é o seguinte: isso que você descreve se chama "cavitação" e ocorre em qualquer tipo de bomba, sendo um dos fatores determinantes o fato da bomba estar acima do nível do fluído que está sendo bombeado.

Na verdade, pode não ter vazado nem evaporado fluído do seu sistema. Apenas as mangueiras se dilataram (coisa mínima) com o uso. Quando a bomba "puxa", cria uma pressão negativa no fluído a montante dela, o que cria bolsões de vácuo no fluído (bolhas), para ocupar o espaço adicional disponível (a dilatação).  Ao chegarem na bomba, as bolhas causam turbulência e ondas de choque (ruídos e vibração) no sistema. Se você usar a bomba nessa condição durante muito tempo ela acaba sendo danificada. Se você manter o fluido que está sendo bombeado com uma pressão positiva em relação à sucção da bomba (ou seja, em um nível acima dela) as bolhas não se formam e o fenômeno não ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Wal SJC disse:

sendo um dos fatores determinantes o fato da bomba estar acima do nível do fluído que está sendo bombeado.

 

É justamente o contrário do que ele descreve. Pelas fotos também. A bomba está abaixo do nível do fluido. Ele também não pode usar o sistema de cabeça para baixo para parar o barulho. É só ler o tópico.

 

Não tem nada a ver com bolhas. A versão que ele tem do H60 também é bugada. Ele precisa fazer o recall, é um direito dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Contiusa Veja o que ele disse:

 

Em ‎10‎/‎05‎/‎2016 às 01:16, RafdarK disse:

....quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para. Agora se eu deixar a bomba mais alta que o radiador faz barulho e da pra escutar a água correndo com ar junto.

 

E, eu, como já tinha dito antes, não entendo muito de water cooler.

Mas isso que ele falou e está colado acima, independentemente de ser uma bomba de water cooler ou de qualquer outro equipamento hidráulico (=que trabalhe com líquidos), recebe o nome de cavitação (fenômeno físico).

A bomba mais baixa que o reservatório - reduz a cavitação

A bomba mais alta que o reservatório - aumenta a cavitação

Pesquise o termo cavitação na internet e você entenderá do que eu estou falando.

Quanto à montagem do water cooler em si, não entro no mérito, pois nunca coloquei as mãos em um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC quando ele falou isso (quando eu viro ele e deixo o nível da bomba mais baixo que o radiador o barulho para), eu disse lá atrás que era bolha, mas como eu sei que é confuso, eu pedi para ele tirar as fotos. Por isso eu pedi para você ler o tópico inteiro.

 

Se você olhar pelas fotos, a história é completamente outra. Agora se ele disse uma coisa e fez outra ou vice versa, não é com a gente. Partimos do princípio de que as fotos falam por mais do que mil palavras. Se ele também tirou as fotos de uma situação completamente invesa da realidade, também não podemos adivinhar.

 

Com o que temos em mãos, não é bolha. Não teria como ser bolha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Se você olhar pelas fotos, a história é completamente outra. Agora se ele disse uma coisa e fez outra ou vice versa, não é com a gente. Partimos do princípio de que as fotos falam por mais do que mil palavras. Se ele também tirou as fotos de uma situação completamente invesa da realidade, também não podemos adivinhar.

 

Com o que temos em mãos, não é bolha. Não teria como ser bolha. 

 

@Contiusa  eu nem estou questionando os detalhes, pois nem saberia identificar se as fotos dele estão invertidas ou não.

Mas quando você citou o que eu havia dito:

3 horas atrás, Contiusa disse:

sendo um dos fatores determinantes o fato da bomba estar acima do nível do fluído que está sendo bombeado.

Eu apenas confirmei que a bomba estar acima do nível do fluído bombeado é um fator determinante para a ocorrência do fenômeno chamado cavitação. Esse fenômeno é extremamente comum e muito conhecido de quem trabalha com bombas.

Agora, quanto a isso estar ocorrendo ou não no caso dele, depende dele usar a informação passada para analisar a configuração do sistema e chegar a alguma conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que você tenha analisado os detalhes das fotos e concluído que ele descreveu de uma forma e fez de outra.

Inclusive admiro o seu conhecimento para perceber essa a situação apenas analisando as fotos.

Mas informação nunca é demais, porque você tem a opção de usá-la ou descarta-la.

Acrescentar uma informação técnica não irá confundir ninguém, pois não se trata de diagnóstico, é apenas uma informação.

E um elemento a mais, para que cada um possa analisar o seu caso específico e tirar suas próprias conclusões.:thumbsup:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Não entendi essa.

Desde o início estou dizendo que não entendo de water cooler.

Estou apenas dizendo que cavitação é um fenômeno comum e que costuma danificar qualquer bomba centrífuga.

A bomba, imagino, é o único dispositivo móvel do water cooler e está fazendo barulho.

Afinal, você acha que esse barulho é devido a que, se não é a bomba danificada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Wal SJC disse:

Provavelmente o rotor da bomba já esteja danificado por cavitação.

 

Como você escreve isso então? Você não acabou de dizer a ele que deve estar danificado por causa de "cavitação", bolhas? Dá um tempo.

 

Está de brincadeira ou é trolagem? Não só não lê o tópico e fica respondendo fora do contexto como não lê o que escreve? Por favor...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎18‎/‎05‎/‎2016 às 21:32, Contiusa disse:

 

Como você escreve isso então? Você não acabou de dizer a ele que deve estar danificado por causa de "cavitação", bolhas? Dá um tempo.

 

Está de brincadeira ou é trolagem? Não só não lê o tópico e fica respondendo fora do contexto como não lê o que escreve? Por favor...

 

Não deprecie uma informação técnica reprimindo-a e ridicularizando-a.

Esse sistema acabou no século 18, com o Iluminismo.

Cavitação é um fenômeno tão comum como o desgaste por atrito, por exemplo.

Ele independe da presença de ar, se é o que você quis dizer com "bolhas".

Existe uma propriedade chamada tensão de vapor, que é específica dos líquidos e que favorece a geração de bolsões ocos semelhantes a bolhas de ar na sucção de qualquer bomba centrífuga, sob determinadas condições 

Essa tendência a formar bolsões é influenciada pelo aumento da temperatura, por exemplo, além de diversos outros fatores.

Precauções para evitar cavitação existem nos projetos de uma hélice de submarino nuclear, em micro equipamentos de uso médico-hospitalar e em bombas industriais em geral.

E mesmo assim ocorre com frequência.

Esse é uma das razões para se adotar bombas tipo diafragma para combustível nos automóveis, por exemplo.

Então, se uma bomba de qualquer equipamento, seja ele grande ou pequeno, leve ou pesado, começa a fazer ruídos que lembrem bolhas, a primeira coisa a se pensar é cavitação.

E a forma de dano mais comum em bombas, após determinado tempo de uso, é a cavitação.

Após danificada, a bomba passa a produzir ruídos de forma permanente.

Espero que você, sendo um expert nessa área de water cooler (e, por sinal em várias outras), saiba respeitar, se não as pessoas, pelo menos as Leis da Física.

Aceito e debato qualquer contra-argumento técnico, mas esse de se achar "dono da verdade" e contestar argumentos técnicos perfeitamente factíveis, simplesmente qualificando-os como "trolagem", é meio fraquinho, você não acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas de onde você está tirando a ideia de que o H60 dele está com cavitação? Por favor, leia o tópico inteiro antes de ficar respondendo fora do contexto. Já foi indicado a você o post em que ele afirma a posição que o H60 ficou durante os dois anos de uso.

 

Se você quiser falar sobre cavitação, abra um post seu e fale à vontade, mas não é cortês e nem educado ficar enchendo de spam os tópicos nos quais outros membros do fórum estão tentando se voluntariar para ajudar os visitantes.

 

Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o motor da bomba acabou se danificando pelo tempo em foi ligado incorretamente no conector CPU FAN com variação de tensão.

 

No caso da placa-mãe dele, o conector CPU FAN faz controle de rotação por variação de tensão quando o componente for de 3-pinos como é o caso da bomba.

 

Aqui no fórum, aconteceu um outro colega que acabou tendo que substituir um wc após um ano de uso, supostamente por não ter ligado a bomba em 12V ou com o controle de rotação do conector da placa-mãe desligado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Contiusa  finalizando.

 

Meu gabinete novo obsidian 250D só cabe o radiador do H80 com as "mangueiras para cima" na frontal do gabinete. Esse modelo não deve ter problemas quanto a isso pois no site oficial está orientando. Dessa forma. 

Correto?

 

http://www.corsair.com/pt-br/blog/2015/march/h80i_gt_how_to

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...