Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de aquecimento fx-6300 + sugestão de cooler para a troca.


Posts recomendados

Boa tarde, Caros.

Venho lhes pedir uma ajuda/informação. Sei que tem um tópico fixo para análise de temperaturas e que deveria estar postando la antes, mas acredito que descrevendo o problema aqui já ajude no debate e nas sugestões que espero receber.

 

Pois bem, a um tempo tenho reparado nas altas temperaturas que meu processador tem atingido, mas sempre ficava abaixo da "temperatura máxima" aconselhada (63º até onde eu lembro). Mas o negócio piorou a ponto deu reparar enquanto jogava, pois aconteciam travamentos constantes em jogos que antes não travavam de forma alguma. Sendo assim, peguei e limpei tudo, deixei a tampa lateral aberta e inverti o cooler traseiro para jogar ar frio para dentro, e com tudo isso, a temperatura melhorou um pouco. Mas visando não ter problemas futuros, estou querendo fazer a troca do meu cooler, pois acredito que o atual não esteja dando conta do recado.

 

Conf. da máquina: 

placa-mãe: ASUSTeK M5A78L-M LX/BR

Processador: MAD FX-6300
Mem: 2x 4GB ddr3 Apacer

HDS: WDC Blue 1TB e SSD SanDIsk 120GB

GPU: ZOTAC GeForce GTX 760

Gabinete: AeroCool GT Black 

CPU Cooler: Xigmatek Apache III (http://www.xigmatek.com/product.php?productid=182)

Cooler Frontal: AeroCool Shark 

 

Tirei prints de acordo com o pedido no tópico sobre análise, ou seja: A primeira é logo depois de iniciar o pc e sem abrir nada; A segunda é depois de 15 minutos de teste com o prime95 e; A terceira é durante um dos jogos rodando (Lords of the fallen). Link: http://imgur.com/a/AN0HT

Gostaria da ajuda sobre qual cooler comprar, já que ta rolando uma boa promoção na Kabum, ou se pode deixar como estar, pois uns dizem que a temp. máx desse processador é quase 80° (o que não acredito ser verdade).

Desculpe pelo post longo, e desde já agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalberto França de acordo com a comunidade internacional de informática, o FX-6300 tem o tcase de 71ºC, já que a AMD não informa a temperatura dos seus processadores.

 

Como o seu soquete é AMD, limita um pouco porque alguns coolers só montam soprando o ar para cima do gabinete, o que não é legal. O seu gabinete também só aceita coolers de 158mm, o que também é um limite.

 

As suas opções seriam o Evercool Venti e o Gammaxx S40. O TX3 é muito caro e pior do que o Venti, então descarte ele.

Acima disso tem o Hyper 212X, mas eu acho besteira. O Gammaxx está mais barato.

 

Quer gastar mais do que isso? Diz aí.

 

 

EDIT: mas está quente isso aí. Qual o tópico que vocês estavam discutindo? Acho que esse cooler não passaria de 80ºC já quase no inverno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Regis Smek Eu estava pensando em uns R$ 130,00 no max, já que achei alguns que dizem ser bons por uns R$ 100-130. Acima disso eu já acho que fica meio pesado, mas se for coisa de poucos reais, ainda animo. Watercooler eu acho que não compensa custo/benefício, uma vez que meu processador não é dos "End" e tal.

@Contiusa Na verdade eu olhei nos outros posts deste e de outros forúns a respeito da temp máx, eu mesmo não tinha post sobre meu caso (até então). O negócio é que chega a marcar 83° no máx, mas tenho certeza que não fica constantemente nessa temp, da um pico ou algo assim e registra. O que sei, é que em games mais pesados e com o gabinete fechado, a temperatura "constante" fica variando entre 65º a 71º.

Em relação ao preço, olhei aqui e estão em níveis aceitáveis, mas infelizmente o que você me sugeriu não achei na kabum, vou olhar em outros sites. Mas já seguindo esse modelo de cooler, reparei nesse aqui que está em promoção: http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_megamaio.cgi?codigo=75494. Não sei se compensaria apenas pelo preço e sei que apesar de serem parecidos, o desempenho de marca para marca justifica gastar a mais ou não. Vou procurar o sugerido.

PS: Também não acho que meu gabinete ajude na circulação de ar, mesmo com a ventoinha frontal. Não sou conhecedor profundo, mas acho que a ventoinha da frente não ajuda em quase nada no case, uma vez que a placa de vídeo fica como uma "barreira" entre o ar que entra e o ar da CPU lá em cima, mas enfim..

Valeu pela ajuda! E qualquer sugestão e informação a mais é sempre bem vinda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adalberto França esse Pcyes Z2 eu acho muito fraco. Só tem dois heatpipes e esses coolers são novos no mercado. O Z5 não tem um bom desempenho por heatpipe, então está arriscado de o Z2 ser muito parecido com o seu Xigmatek Apache III.

 

O TX3 também não serve porque ele só monta para cima.

 

O Venti é este aqui: http://www.kabum.com.br/produto/49725/evercool-cooler-venti-heatpipe-para-processador-intel-amd-hpq-12025 Não sei se passa muito do seu orçamento.

 

Eu vou dar uma pesquisada para ver se tem algum na faixa de 120 que monte soprando horizontalmente, mas acho que não tem disponível nas lojas tupiniquins.

 

Mas você está usando uma pasta térmica legal no Xigmatek? Instalou corretamente? Colocou o pingo de pasta? Porque já passamos do verão e esse cooler deveria ser melhor do que o cooler box. Acredito que com um FX-6300 não passasse de 55-60ºC no máximo. Vê aí, porque pode ser mal uso do cooler. Chegou a ver essas coisas no outro tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Poisé, esse era meu medo. Não vou arriscar gastar dinheiro pra testar esses coolers sabendo que eles não são bons. Eu havia olhado um que estava em promoção na kabum: http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1/?tag=t4 , mas infelizmente voltou ao preço normal. Ele é apenas 3 reais mais caro do que o você sugeriu, será que ele compensa?

Elem disto, estou usando esta pasta: http://www.kabum.com.br/produto/60231/pasta-termica-xigmatek-pti-g4512-cxt-usgi4-u01?origem=3&gclid=COXpuYvm0swCFRMJkQodc70Myg que, inclusive, acho que foi testada aqui pelo site e bem recomendada. Então, no inicio ele fazia bem o trabalho dele, diminuindo bastante a temp em idle e em jogos, mas com o tempo foi chegando ao nível do coolerbox. Foi quando resolvi tentar polir a base e acho (não tenho certeza) que acabei ferrando um pouco ele.. mas eu também segui algum tutorial que vi perdido em um link por aqui.. 

Em relação a instalação, segui os métodos daqui, colocando uma quantidade decente de pasta e deixando o próprio cooler fazer o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...