Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minhas críticas ao windows 10


NICKDAN

Posts recomendados

MINHAS CRÍTICAS AO WINDOWS 10

O sistema operacional Windows 10 é muito intuitivo e organizado e principalmente rápido. Porém poderiam ser feitas algumas melhorias.


 

Melhorando as propriedades do aplicativo

Minha sugestão é para mudar o painel de “Propriedades do Aplicativo” para incluir as opções de desinstalar (esta opção já tem para os aplicativos da Loja) e incluir também apagar “Temporários/Dados do APP” de forma a zerar as configurações do aplicativo e voltar ao original. Já precisei fazer isto diversas vezes, e muitas mesmo desinstalando e instalando de novo, eu não consegui zerar a configuração dos aplicativos. Falando disso melhorem a desinstalação dos aplicativos quase todos deixam resíduos no Windows.

Em “Propriedades do aplicativo” podemos incluir mover o aplicativo de seu local de instalação, hoje este recurso de mover com os SSD é uma facilidade, quase obrigatória, ou seja, copiem o Android.

DICA: Meu Windows 10 está instalado em uma SSD, ficou superveloz.


 

Liberando os Atalhos do APP

Liberarem a fixação dos ícones dos APP da Loja, na área de trabalho e pastas, costumo organizar meus aplicativos em pasta Temáticas usando os atalhos (faço isto deste do Windows 3.1), agora não consigo mais fazer isto nos aplicativos da Loja Microsoft, POR FAVOR repense os motivos de não criar os atalhos de forma livre. LEMBRE que no PC com diversos aplicativos instalados a tela Metro não é muito agradável.

Precisa também liberar a organização do “Meu Iniciar/Todos os Aplicativos” para poder organizar os mesmos em grupos, como na tela Metro, e sincronizar “Menu iniciar” com a organização em Grupo da tela “Metro”… POR FAVOR facilitem a organização dos aplicativos no PC, tenho mais de 300 aplicativos no meu PC, só os antigos são organizados em pastas.

O “Menu Iniciar/Todos os Aplicativos” pode ter a opção de mostrar por ordem alfabética ou por grupos, alternância pode ser feita através de um ícone no canto superior.


 

Melhorando a Tela de entrada Metro

Em relação a tela Metro deveria ter a Opção de recolher o grupo (opção presente no Windows Phone) já para quem instala muita coisa a página fica sem fim, inviabilizando seu uso para grande quantidade de aplicativos. RECOLHAM OS GRUPOS, porém eu prefiro a organização em pastas, pensem numa melhoria para problema de quem tem muita coisa instalada. Meu Android tem 450 APK tudo organizado em pastas temáticas e apenas sete páginas no seu desktop.


 

Mover e Copiar SEMPRE faz pergunta

Mover ou copiar sempre dá problemas com os aplicativos Thumbs.db e Desktop.ini elaborem um padrão para copiar “Sim” estes aplicativos ou deletar automaticamente, mais eliminem o pedido de informação para o usuário. Toda cópia de pasta dá problema!!!!

Para que irritar o usuário e principalmente atrasar a operação com perguntas sem necessidade, no geral não faz diferença, a perda deste aplicativo apenas atrasa as leituras da pasta na primeira vezes.

Quero portalizar um aplicativo da Windows Store

Tenho alguns aplicativos da Windows Store que gostaria de guardar em um pendrive para usar em viagem acessando computador de uma “Lan house”, como posso realizar está tarefa, já que não consigo achar o aplicativo ponto .exe instalados na pasta oculta: %ProgramFiles%\WindowsApps, Qual o comando do DOS necessário para executar estes aplicativos?

Porque não viabilizar novamente os Portable eles são práticos em viagem e no uso de micros de terceiros além de facilitar muito a transferência de micros, que já tive que restaurar o Windows 10 e perdi todos os aplicativos, menos meus Portable, ainda bem colecione estes a mais de dez anos sempre quebram um galho.

Como usuário acho que a Microsoft deveria deixar está opção ativa de instalar um aplicativo no pendrive. FAÇAM com que os aplicativos da loja Microsoft aceitem a instalação PORTABLE. VIVA OS PORTABLE.


 

Limpar minha conta na tela de bloqueio

Estou acessando o Windows 10 pela minha conta Microsoft em uma “LAN HOUSE” ou na casa de um amigo, para ter acesso ao sincronismo do EDGE (Favoritos, lembra não existe mais alternativa de fazer backup destes), como limpar meu rastro neste micro. Na tela de bloqueio deveria ter uma Opção de apagar conta e dados da conta, claro que com Senha, para limpar tudo inclusive documentos sem deixar rastro. Hoje como fazer isto hoje? Só entrando em outra conta de administrador no equipamento.


 

Perdei meu equipamento - Tela de Bloqueio

Na tela de bloqueio deve ter um ícone para o usuário deixar informação de como proceder para quem encontrar o dispositivo entrar em contato com o dono em caso de perda.


 

Local de Armazenamento – Tudo Organizado

O Windows 10 tem recurso de mudar o local do armazenamento vital no meu caso que tenho Windows 10 instalado em uma SSD, recurso muito bom, porém esqueceram da opção de mudar de armazenamento na pasta download.

Porém meu maior problema e que com 5 usuários no meu micro, o Windows criou cinco pastas, sendo que poderia ter criado uma única pasta chamada “Usuários” com estas pastas dentro, além das pastas dos usuários foram criadas mais 4 pastas usadas pelo sistema.

Gosto de que meu HD seja organizado, sou da geração DOS por isso gosto ainda de organizar minhas pastas. O Windows poderia investir nisso, já que sei que o usuário leigo desconhece o modo de trabalhar em pastas, porém o usuário avançado deve ser respeitado.

O Windows deveria investir na organização das pastas, evitar de deixar lixo.


 

USB3.0 ou 2.0

O Windows poderia dar informação da velocidade de conexão da USB. Os micros novos misturam as portas USB rápida e lenta. Com a indicação podemos ficar sabendo se estamos usando uma conexão veloz é qual das portas USB do micro e mais adequada para fazer transferências de arquivos. Minha CPU fica embaixo da mesa assim nem sempre consigo observar as cores da USB.


 

Aplicativos da Loja Microsoft

É incrível como a Microsoft perdeu terreno em relação aos aplicativos, vamos fazer justiça a maioria dos aplicativos que existem hoje na “Play Store” como os de lojas de compras e pedido de comida podem ser acessados pelo site com a mesma eficiência dos aplicativos, muitas vezes melhor, ou seja, para usuário mais experiente o site é igual ao aplicativo, dispensando complemente sua instalação basta digitar o nome do aplicativo no buscador é pronto e guardar nos Favoritos.

Mais minha crítica, por incrível que pareça e para aplicativos de trabalho e mais fácil para mim hoje achar um aplicativo no celular (Android) para dar um efeito em na foto que no PC. Há alguns anos eu teria que está tarefa era exclusiva do PC, mais hoje o mundo parece ter mudado. O Windows está perdendo muito terreno é o grande culpado e falta de aplicativos bons na loja.

A Microsoft precisa urgente incentivar o desenvolvimento de aplicativos, criem novas API para incentivar a exploração da publicidade para financiar os APP. Hoje a qualidade e péssima comparada com o “Play Store” e “Apple Store”. Lembre-se o sistema Operacional Android para PC já é uma realidade.


 

O APP Email não aceita alteração da Conta de login

Faço o login no PC com uma conta Microsoft, porém o e-mail usado não é da Microsoft (live, outlook ou hotmail), ao inciar o APP Email ele cria uma conta padrão com e-mail do login, porém com a configuração dele como se fosse do Outlook, porém não é, sendo que não consigo alterar nem excluir este e-mail, um absurdo. CORRIJAM liberem a exclusão, a propósito tenho um e-mail do Outlook e não consigo fazer a configuração porque ele indica o meu e-mail principal que não é Microsoft, na minha conta Microsoft este e-mail outlook está como alias, e não como principal. Pergunto porque manter o sincronismo da configuração do Email após a inicialização do sistema. Concordo façam a configuração com o padrão da conta Microsoft mais após isto não façam mais o check, liberem as mudanças.


 

Windows não aceita que se escolha uma biblioteca para salvar

Ao salvar um aplicativo não consigo selecionar a biblioteca como destino, o Windows 10 pede para escolher uma pasta. A opção Salvar dos aplicativos não parece a biblioteca.


 

Reconheço que as bibliotecas estão em desuso acho que 95% dos usuários não precisa de biblioteca, porém para quem tem muita coisa guardada e vários HD que é meu caso elas são uteis. Assim deixem a opção de habilitar biblioteca escondida mais quando habilitar tem o pleno funcionamento para elas.


 

Corrupção dos Aplicativos do Sistema Operacional

Por incrível que parece o Windows 10, ressuscitou um velho problema de precisar reinstalar o Windows de tempo em tempo. O Windows XP tinha resolvido isto nas últimas versões, era sistema muito estável e não tinha problema de se corromper, porém tendo instalado o Windows 10 em 4 máquinas, tive muitos problemas sem solução, restando restaurar o Sistema, que é na realidade uma reinstalação.

Cabe destacar que os problemas ocorrem no geral com a atualização em cima do Windows 7 nas instalações, direta não tive muitos problemas.

A primeira vez que usei a restauração nativa do Windows 10 está deletou todos os meus aplicativos, inclusive um Office com licença que tinha ainda do Windows 7, perdi a licença de uso, agora como faço não tem para quem reclamar não lembro do código. POR FAVOR façam uma restauração mantendo os arquivos no Windows 10. Ressuscitei a restauração antiga do Windows espero que funcione da próxima vez que tiver problema, isto resolva.

Pesquisando os problemas de corrupção observei que o “Aplicativo da loja”, o Edge, o Menu Iniciar e o “OneDrive” tão muito problema. Sendo que os casos que observei não foi possível reinstalar estes aplicativos, testei diversos FIX da Microsoft e comando no powershell e nada funcionou. Fiquei revoltado ontem tive que deletar minha conta de usuário e criar novamente, devido ao aplicativo da loja que não funcionavam, somente no meu usuário, nos demais usuários estava funcionando, não consegui resolver o problema de outra forma.

INSISTO melhorem a recuperação dos aplicativos interno do Windows 10, são muito comuns os problemas na Loja, Edge, OneDrive e Menu Iniciar, fotos e vídeos recuperem o aplicativo sem uma restauração do Windows, são muitas as queixas sem solução, o que está acontecendo com a Microsoft.

Só um exemplo, no caso do meu aplicativo dropbox dar problema posso desinstalar e instalar de novo, porém “OneDrive” não posso fazer isto, ele é considerado parte do sistema operacional não aceita desinstalação, o mesmo raciocínio vale para Edge e o “Windows Store”. Se existe problema pontual de corrupção destes APP liberem a restauração somente dos APP.

Para quem tem problema com corrupção do Windows 10 minhas dicas:

SFC /scannow (MSdos no modo administrador, infelizmente só acha o erro, não recupera)

Wsreset (recupera o APP da Loja, digitar no Executar, ATENÇÃO processamento muito demorado)

Salvar seus arquivos e exclua a conta e faça uma nova. (O remédio mais rápido e eficiente, só seja organizado no Backup dos seus arquivos pessoais, vai perder tempo fazendo suas configurações pessoais)

Ative a restauração do sistema antiga no painel de controle, ela ainda é útil..

EDGE opte por resetar tudo “Painel Controle/Opções da Internet/Avançadas/Redefinir.. “ vai perder senhas e favoritos, o programador do Edge não pensou nesta alternativa, uma pena, não tem como fazer backup.


 

Site da Loja

Poderia melhorar muito, concordo que não dá para instalar todos os seus aplicativos em todos os meus micros sem uma análise, tenho computadores velozes e ainda alguns de 32 bits bem velhinho que consegui instalar o Windows 10 sem muitos problemas.

Porém poderia ter uma lista todos os meus APP instalados em cada dispositivo, e com a opção de instalar em outros dos meus dispositivos seria muito útil. Hoje preciso pesquisar tudo te novo... muito ruim... o “Play Store” dá goleada.

Aproposito tenho o hábito de navegar pelo site e instalar os aplicativos pelo site, porém no site da “Windows Store” não permite está instalação, somente ele direciona o pedido para o “Aplicativo da Loja”, isto é absurdo ainda mais considerando os problemas que este aplicativo “Windows Store” tem dado. Ele é lento e trava.

Têm muito que melhor o aplicativo “Windows Store” e o seu site, quero instalar meus aplicativos remotamente pelo site em meus dispositivos, um pedido simples, que já estou habituado a fazer no meu celular Android.


 

Melhorem “Windows Explorer”

Facilitem a vida do usuário quem cópia muito arquivo sabe da dificuldade que navegar do diretório de origem para o diretório de destino especialmente quando está operação e repetitiva, criem a navegação em aba, com uma pasta de Favoritos Opcional. Aplicativo de exemplo é Clover (ijie.me).


 

Crie opção sincronismo para os APP

Gostaria da opção de sincronismo da configuração de alguns APP: por exemplo o APP de EMAIL e o APP de Notas Adesivas. Acho que poderia começar a desenvolver este recurso para alguns APP, porém prefiro que está opção esteja na configuração do APP.


 

Barra de Idiomas e Teclado

Não consigo desativar na “Tela de Bloqueio” o ícone de idioma e teclado, não tem nenhuma necessidade sempre uso o mesmo teclado no computador, e não tenho outro idioma instalado, configure a opção de desativar. Este ícone de vez em quando aparece na “Área de Notificações”. Está opção esta desativada em Painel de Controle\Relógio, Idioma e Região\Idioma\Configurações avançadas.


 

Melhorem o Gerenciador de Tarefas

Dá época do XP aprendi a usar os aplicativos “Autoruns” e “Process XP” que muito me ajudaram a salvar de encrencas com software maliciosos instalados, porém perderam muito de compatibilidade com o Windows 10.

O gerenciador de Tarefas é muito importante para quem instala muitos Aplicativos e quer fazer uma análise de segurança do que está rodando. Porém noto algumas necessidades:

Na aba de Processo poderia ter a opção de incluir mais informações, creio que faltou a coluna: Descrição, Fornecedor estas informações costumam para mim, ajuda muito para saber quem instalou o aplicativo.

Na aba Inicializar faltou a coluna: Descrição e Diretório, outra coluna útil e a “timestamp” que informa quando foi instalado, assim ficaria com a mesma facilidade do Autoruns.

Na aba Serviço temos a maior dificuldade de uso, faltam coluna Fornecedor e principalmente a separação entre serviços do sistema operacional e o de terceiros. Incluir também as colunas de diretório e timestamp.

Criem a aba Tarefas Agendadas esta informação costuma ser útil para desabilitar os “updates” de alguns aplicativos.

Criem a aba Driver infelizmente algumas vezes ainda temos que desabilitar algum driver de fornecedores estranhos.

A aba detalhes pode ser excluída com as melhorias citadas acima.

Falta algum programa para gerenciar os CODECS.


 


 

Bug na “Nova Barra de Ferramentas”

Tenho o hábito de criar uma barra de ferramentas com diversos atalhos do sistema, tais como: comandos do Windows, Favoritos e programas como no antigo Menu rápido. Porém uso pastas para organizar os ícones, tenho mais 400 Portable (não se assuste a maioria hoje não serve para nada, coleciono eles a mais de dez anos). Porém ao abrir este menu com atalho na Barra de ferramentas ele é muito lento para mostrar os ícones, já tentei de tudo, porém sem sucesso. E mais rápido abrir esta pasta de atalho pelo “Windows Explorer” e navegar nele. Como ele abre rápido no “Windows Explorer” e é muito lento na barra de ferramentas (mais 15 segundos as vezes levam mais de um minuto) deve ter algo de errado na programação.

O problema ocorre somente em pastas com atalhos escritos com ”Variáveis de Ambiente...” no menu criado na “Barra de Ferramentas”. (Tipo atalho usado “%Portable%\Arquivos Portable\Microsoft tech\Auto runs\autoruns.exe", sendo que está variável está definida como “e:\”, desta forma posso mudar os portable de micro (HD) sem mexer nos atalhos que crie no meu menu iniciar)

Estou desconfiado que existe alguma cache para armazenar os ícones, porém esta dever ser volátil, visto que depois de aberto uma vez o problema não ocorre mais, porém após “Boot” tenho nova lentidão para abrir as pastas, porque está memória temporária não é fixa.

No próprio Windows Explorer ao abrir a pasta os ícones aparecem com algum atraso, porém os atalhos abrem rápido, o que não ocorre na barra de tarefa criada, deve existir algum processamento diferente com os ícones dos atalhos ela abre uma aba em branco e demora muito no processamento até aparecer. LEMBRANDO o problema é nos atalhos com variável de ambiente, melhorem este processamento ou vejam se existe uma falta de cache para estes ícones.


 

Sem arquivos abertos Recentemente no menu iniciar - Limpar rastro

Os arquivos abertos recentes no menu iniciar não está sendo mais ativo, deve ser erro já que existe a configuração.

No “Windows Explorer” em “Acesso Rápido” os arquivos recentes aparecem. A propósito falta uma opção de limpar rastro no Windows tanto para arquivos recentes com para dados do navegador Edge. Sei que Edge já tem está função mais falta algo para o Windows, gostaria de comando de “limpar rastros” com seleção do que apagar (arquivos recentes, arquivos abertos, dados de pesquisados, lixeira, área de transferência e etc) tipo o comando limpar do Edge, que parece bem completo.


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...