Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
vitor3a

Queda de fps em jogos com amd

Recommended Posts

Enquanto eu jogo, meu fps oscila drasticamente (dobrando ou caindo pela metade), isso não me incomodava tanto até eu passar a jogar um jogo de corrida (the crew) onde quanto menor o fps, mais lento é o seu carro em pvp.

Achei q era o jogo simplesmente mal otimizado, mas em outros jogos o mesmo ocorre, no dota por exemplo, meu fps fica 70~80 e do nada cai para 35~40, quase que num padrão de tempo, a impressão que tenho é que minha maquina não está na potência máxima o tempo todo enquanto eu jogo, mas sim por pequenos períodos de tempo. Uso windows 7 atualizado, meus drives são atualizados, e meu AMD Catalyst Control Center, não abre.

-Placa de video amd r7 265 2gb powercolor

-Processador amd fx 6300

-Memória x1 kingston 8gb ddr3 1600mhz

-placa-mãe asrock n68-s3 fx

-fonte xigmatek calibre 600w 80 plus

-hd SATA 1tb

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você usa estabilizador ou no-break?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa sua fonte não presta... Se você pudesse testar uma outra, mataria a dúvida sobre energia.

Compartilhar este post

Link para o post

Não. É possível essa fonte não prestar pra sua configuração. Apesar de não precisar de muito, essa fonte é muito instável em altas temperaturas e alta potência. O que acaba causando essa oscilação de FPS (PROVAVELMENTE)

Qual era a outra fonte que você tinha?

Eu recomendaria a CX-430w pra você

Editado por FunkyClearMen Cat

Compartilhar este post

Link para o post

nos prints mostra quando está em 60 fps e o outro 20 fps, ao lado do jogo, está aberto o hw monitor. uma coisa que me chama a atençao quando o fps está alto, é o uso da gpu que fica cerca de 50% ~60%, quando o fps cai, o uso de gpu fica em torno de 20%~30%.

1.png

2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é a placa de vídeo pedindo potência e a fonte não aguentando.

Só pra confirmar, você liga o pc direto na tomada?

Compartilhar este post

Link para o post

@vitor3a Amigo, o problema é sua placa-mãe, a N68 é a pior placa-mãe AM3+ que existe, ela causa vários problemas de desempenho por não fornecer a energia adequada para o processador, isso pode até danifica-lo. Para usar um processador FX, é altamente recomendado que use uma placa-mãe 970A pelo menos, nada de 78LMT, muito menos N68. Mas prepare o bolso...

Obs: The Crew é um pouco mal otimizado mesmo, típico da Bug$oft.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Deu um passo pra frente, mas não andou nada. Tinha uma fonte que não presta, e comprou uma 600w (um exagero tremendo), pra errar e comprar xigmatek.

Fonte boa não é a que é preta, ou que tem os cabos protegidos com um nylon escuro, ou que tenha uma ventoinha em laranja.

Cê tem que procurar qualidade. PFC Ativo. 

A CX-430w ou PCYES 430w te serviria muito bem

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Essa placa-mãe não foi feita para trabalhar bem com os FX´s. há alguns relatos de mal funcionamento desta mobo com processadores FX. 

E é sempre bom dar uma olhada na saúde do HDD, baixe o HD tune ou o Crystal disk info e veja se o seu HD está normal.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@vitor3a Dá pra ver na imagem que o processador está trabalhando a 1.4Ghz, bem abaixo do padrão de 3.5Ghz, isso comprova o problema.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei broder, estava apenas relatando, sei como é. 

Acho que desativando o turbo/ booster do processador pode ser que melhore.

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB obg por responder. Como eu resolvo o problema? como eu falei lá em cima, o AMD Catalyst Control Center não funciona, e é o único software do gênero q eu tenho. Eu reparei, e assim como a gpu, ele oscila entre 1.4 Ghz ~ 3.5 Ghz

Editado por vitor3a

Compartilhar este post

Link para o post

@vitor3a Como eu disse, só trocando a placa-mãe, esse problema é comum e nunca vi resolução. Você pode tentar amenizar desativando o Turbo Clock, mas só como quebra-galho até arrumar outra mobo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

galera, como é possível o processador oscilar entre a metade da potência e a máxima potência assim? e a atividade da placa de video ir de 90% para 30% o tempo todo? Essa placa-mãe e capaz de fazer isso mesmo? N tem uma maneira de controlar os clocks? o OverDrive da AMD parece não funcionar..

Compartilhar este post

Link para o post

@vitor3a É o que eu disse, a placa-mãe não fornece energia necessária para o processador, ele perde potência.

Compartilhar este post

Link para o post
4 horas atrás, vitor3a disse:

galera, como é possível o processador oscilar entre a metade da potência e a máxima potência assim? e a atividade da placa de video ir de 90% para 30% o tempo todo? Essa placa-mãe e capaz de fazer isso mesmo? N tem uma maneira de controlar os clocks? o OverDrive da AMD parece não funcionar..

O que acontece é o seguinte:

Toda placa-mãe tem um circuito dedicado a alimentar a CPU, chamado VRM.. Ele é alimentado diretamente, por aquele cabo de 4 ou 8 pinos, que se liga próximo à CPU.. Essa energia é distribuída pra CPU, por circuitos menores denominados "fases".. Aqui vale dizer duas coisas: mais fases, significa menos calor gerado por fase e, por consequência, mais estabilidade.. Boas placas-mãe tem dissipadores nesse circuito, pra ajudar a resfriar melhor essa parte da placa-mãe..

Como sabemos, uma CPU quando esquenta demais, tem o seu clock reduzido pra evitar danos à CPU.. Chama-se Throttle.. O sistema diminui o clock da CPU, pra forçar uma queda de temperatura.. A placa-mãe, pode fazer isso com o seu VRM, caso ele esquente demais também.. Outra forma de proteção...

O que acontece com a sua placa-mãe é uma soma de vários problemas, que resultam nisso: o VRM dessa placa-mãe é muito fraco.. Se não me engano, são duas fases apenas pra alimentar a CPU e não tem nenhum dissipador pra ajudar a refrescar o mesmo.. Ou seja, esquenta rápido e entra em Throttle... E como você notou, vira um sobe e desce, pois o clock vai voltar ao normal, quando a temperatura do VRM, volta a condições aceitáveis.. E cai de novo, quando passa dos limites.. Some-se à isso, o barramento HT limitado e pronto.. A placa-mãe é um imenso gargalo..

A placa-mãe é "fisicamente" fraca, digamos assim.. Ela foi construída pra Athlons e Phenoms.. É uma placa de quase 10 anos atrás, que foi "reciclada" pela AMD, pra usar os FX.. Problemas eram esperados.. Software NÃO resolve os defeitos dela..

A placa-mãe estrangula sua CPU que, sem ter pra onde correr, acaba afetando o uso da placa de vídeo.. E seu FPS, vai do céu ao inferno em segundos..

O texto é grande, mas é pra explicar direito..

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tava na fé de que seria a fonte pois é um caso comum de perder a potência

Isso me desamina a responder no fórum

Compartilhar este post

Link para o post

@FunkyClearMen Cat A fonte dele não é ruim, só é um pouco desconhecida, mas tem 80 Plus White assim como a EVGA. Não desanime. :)

Compartilhar este post

Link para o post

obg novamente a vocês. Uma curiosidade: desliguei as opções de restrição de energia na BIOS como o cool n quiet, mas o problema permaneceu, 3.5 Ghz quando ligava o pc, e caía para 1.4Ghz durante os jogos repetidamente. Nenhuma temperatura acusada no hw monitor sobe acima do normal, as temperaturas quase n mudam, mas mesmo assim liguei o ventilador virado para o pc, dps disso, o processador não desceu de 3.5Ghz em nenhum momento e a gpu constante entre 60% e 100%. (o gabinete por si só tem uma boa circulação)

Conclusão, de acordo com o que @RS Faria mencionou, talvez seja uma parte da mobo sem monitoramento de temperatura que aquece e faz isso acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se consegue um "underclock" para 3.0Ghz, pelo menos é melhor do que 1.4Ghz, e não força tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais