Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de retardo por relê


phk

Posts recomendados

Saudações.

Estou precisando de um circuito simples que, ao ser energizado, aguarde uns 5 ou 10 segundos para só então acionar um relê NF. Montei ambos os esquemas abaixo, mas ambos acionaram o relê imediatamente ao receber energia... Ambos projetos dizem que retardam o início em 7 segundos ou mais... Alguém sabe dizer o que pode estar ocorrendo? Cheguei a testar com capacitor de 4700uF mas não mudou nada, continuou ligando de início, sem retardo...

Outro detalhe que também preciso é que o relê seja desativado imediatamente quando o circuito for desenergizado, mas ironicamente, aí sim ele demorava alguns segundos para desarmar devido a tensão da fonte de alimentação, que ao ser desligada, reduzia a tensão lentamente... Há alguma maneira fácil de implementar o corte imediato do relê usando energia DC ou teria que projetar um circuito que funcionasse em AC?

 

Minha necessidade é que ao ser ligado, o relê demore alguns segundos, e ao ser desligado, o relê desative rapidamente. Alguém ajuda?

 

retardo.png

 

circuito bc548.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei esse outro aqui, será que daria certo? :mellow:

 

delay.gif

 

Power-On Time Delay Relay


Here's a power-on time delay relay circuit that takes advantage of the emitter/base breakdown voltage of an ordinary bi-polar transistor. The reverse connected emitter/base junction of a 2N3904 transistor is used as an 8 volt zener diode which creates a higher turn-on voltage for the Darlington connected transistor pair. Most any bi-polar transistor may be used, but the zener voltage will vary from about 6 to 9 volts depending on the particular transistor used. Time delay is roughly 7 seconds using a 47K resistor and 100uF capacitor and can be reduced by reducing the R or C values. Longer delays can be obtained with a larger capacitor, the timing resistor probably shouldn't be increased past 47K. The circuit should work with most any 12 volt DC relay that has a coil resistance of 75 ohms or more. The 10K resistor connected across the supply provides a discharge path for the capacitor when power is turned off and is not needed if the power supply already has a bleeder resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode dar sim. Considere aquele transistor invertido com um zener ~6V. Nada a ver o 10K pro seu propósito de desligar de imediato. Leia abaixo sobre o botão reversível...

 

No circuito de cima, troque R1 de 22R pra um beeeem maior tipo 10K a 100K. Pra desligar rapidinho considere colocar S1 como chave reversível, um diodo antiparalelo em R1, o outro lado (n.f.) da chave no gnd

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueça aquela chave da primeira figura, não montei com ela. A única chave que existe é a de liga/desliga na fonte, entre o AC da tomada e o trafo; E como essa chave possui terminais para 2 ligações independentes, posso usar os demais para cortar um polo da saída DC da fonte simultaneamente ao desligá-la, interrompendo assim imediatamente a tensão que aciona o circuito de retardo. Acho que isso mataria o problema do desligamento atrasado, o que acha?

 

Vou testar um resistor maior para ver se o retardo aumenta. Obrigado.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, phk disse:

 

 

retardo.png

 

Troquei o resistor R1 de 22R para 100K e nada... Continua acionando o relê de imediato, sem retardo algum... O cap que pus é de 1000uF. O que faço prá conseguir um retardo de alguns segundos, rss?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

Veja o segundo circuito ai ( #2 )

faller, eu tinha descartado as opções com o 555 por causa do espaço, não cabe... Mas esse que postou seria ótimo.

 

10 horas atrás, FelipeZ. disse:

Eu uso o segundo esquema que você mandou num bypass de um resistor... Ele funciona bem, da uns 7 segundos de delay...

FelipeZ, aqui só o do primeiro esquema que postei funcionou. O do segundo esquema (abaixo) não retarda o início, já aumentei o cap e o RV2 e nada... Você modificou algo?

 

20 horas atrás, phk disse:

circuito bc548.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, FelipeZ. disse:

Eu me referia ao do segundo post segundo post, que usa um npn sem uma perna ali....

 

É só inserir, na base de Q1, em série, um diodo zener de 5,1 Volts com sua setinha de identificação voltada para o capacitor que vais chegar ao esquemático do transistor perneta, e isso já lhe foi dito ai por cima pela Isadora..

 

Esse tipo de circuito pode apresentar vibração do relé no momento da comutação por não possuir histerese alguma a ajudar na comutação.. Esse vejo como sendo um problema da topologia transistor sem que se faça um schmitt-trigger

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Optei por usar o circuito abaixo (sem a chave S1). Prá finalizar, há como acrescentar algum diodo ou componente para que o relê desarme imediatamente ao desligar da energia, mesmo que a tensão da fonte caia lentamente?

 

A fonte que usarei é 21V DC.

 

Em 12/05/2016 às 23:36, phk disse:

retardo.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Experimente um diodo reverso (setinha para cima) em paralelo com C1

Na minha cabeça esse circuito dai haverá de operar o relé de imediato e desligar o mesmo depois de um tempo... Era isso que desejavas??? ou ao contrário... Que o relé se ligasse só após um tempo depois de alimentado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, preciso que o relê retarde ao ligar e seja imediato ao desligar. Esse circuito eu já testei aqui e está ok. Troquei o resistor R1 de 22R por um de 8K2 e funcionou, deu uns 7 segundos de retardo ao ligar. :thumbsup:  Agora falta fazer o relê desligar de imediato ao desligar a fonte.

 

O diodo pode ser um 1N4148?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • Membro VIP

@wrbueno agora que vi a solução do amigo @Fabricio Schnorr ao qual também agradeço

Caso montou exatamente como está, por gentileza considere:

-aquele transistor da base merece um resistor no emissor se não vai praticamente dar um curto entre vcc e gnd

-considere não colocá-lo: ligue o 10K na base do outro

-um diodo em antiparalelo com a bobina

-gostei da solução pra descarregar o capacitor mas tem a opção de colocar o 1K entre vcc e gnd e um diodo em antiparalelo com 22K

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...