Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Custo/benefício de processador/placa-mãe


Posts recomendados

Olá, bom dia aos integrantes deste fórum!

 

Eu gostaria da opinião de vocês acerca de um problema que eu estou tendo para escolher (se eu devo escohler ou não) um novo processador/placa-mãe pro meu pc. Seguinte:

Tenho um Intel Core 2 Quad 8200, antigo já. Acompanhando ele, tenho uma motherboard Gygabite G31M-S2C, duas memórias de 2gb cada (ddr 2), e uma placa de vídeo (recentemente adquirida) Nvidia 750 gtx, até que razoavelmente boa.

Sou um gamer casual, jogo quando tenho tempo, e somente jogos que me divirtam. Atualmente, sou um jogador de League of Legends e Diablo III (jogos que rodam bem nessa configuração) e Guild Wars 2 (jogo que não roda em qualidade máxima sem perder muito fps). Queria saber se, para atender às minhas necessidades casuais e ter um desempenho legal para estes tipos de jogos, se há a necessidade de eu comprar outro processador (um i3 de quarta geração [junto com placa-mãe 1155 e memória] ou um i5 de terceira [com placa 1150 e memória], por exemplo), ou se compensa mais trocar as memórias de 2gb (DDR2) por 4 GB de mesmo slot, ou ainda se nem compensa mexer, e só um overclock no processador atual daria conta do recado.

O problema é que eu estou sem dinheiro, assom como todo brasileiro, então eu não queria passar muito de 800$ de gasto com tudo, por isso peo a ajuda de vocês. Tenho medo de escolher a opção mais barata e me ferrar depois também, então conto com o conhecimento de vocês.

Ps: Resumam para mim em linguagem simplificada, por favor, porque não entendo o suficiente de informática par acompanhar 1/5 das discussões daqui. Desde já agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente não investiria mais dinheiro em arquiteturas antigas... o máximo que você poderia fazer seria juntar esse dinheiro para dar um upgrade no kit processador (i3 te atente), placa-mãe e memória (8gb é o ideal hoje). teu desempenho vai subir bastante com a gtx 750... teu dual core tá segurando um pouco ela.

Uma fonte real de pelo menos 400w não pode faltar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um i3 de quarta geração seria melhor que um i5 de terceira, nesse caso? Porque aí eu teria que comprar placa-mãe e duas memórias de 4gb (funciona melhor que uma só de 8, não?). Não sei qual é o meu cooler, nunca nem parei pra pensar nisso, mas fonte eu tenho uma EVGA 430W novinha também. Ela é 80plus, então tem desempenho perto de 400 W reais tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Phillip Thibodeaux disse:

Um i3 de quarta geração seria melhor que um i5 de terceira, nesse caso? Porque aí eu teria que comprar placa-mãe e duas memórias de 4gb (funciona melhor que uma só de 8, não?). Não sei qual é o meu cooler, nunca nem parei pra pensar nisso, mas fonte eu tenho uma EVGA 430W novinha também. Ela é 80plus, então tem desempenho perto de 400 W reais tranquilamente.

Tua fonte tá ok.

Memória 2x 4gb é melhor que 1x 8gb.

O cooler é compatível geralmente com o socket do processador mas quando você compra um processador novo sempre acompanha um cooler standard.

Quanto ao processador depende, i5 tem 4 núcleos físicos e i3 apenas 2... eu iria no i5 3a geração. Não adianta querer acompanhar a maré porque a Intel tá lançando uma geração de processador atrás da outra, o negócio é montar um kit mais parrudo possível, no teu caso o i5 3a geração.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

800 reais é bem limitado, ainda mais com titio dollar em alta, se quer manter os 800 reais eu consideraria um i3 4ªg + uma mobo 1150 isso deve dar uns 600 reais, e um pente de memória de 4gb da kingston hyperx ou corsair vengeance isso ai fica uns 800 reais, sem o frete :(

 

-CORE I3-4170 HASWELL, 3.7GHZ, 3MB, DUAL-CORE

10x de R$ 56,82
sem juros no cartão

à vista R$ 499,99
no boleto com 12% de desconto

 

-PLACA MÃE ASUS H81M-CS/BR, CHIPSET H81, LGA 1150

10x de R$ 32,83
sem juros no cartão

à vista R$ 288,91
no boleto com 12% de desconto

 

-MEMORIA KINGSTON HYPERX FURY 4GB (1X4) 1600MHZ

10x de R$ 12,39
sem juros no cartão

à vista R$ 108,99
no boleto com 12% de desconto

 

lembrando que isso ai e uma promoção da pichau, somente disponivel este mês, e a  mobo não é top de linha,e que voce ja estourou o orçamento :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux Eu n acho legal investir em um pc d geração anterior a 4ª da intel, porque ja estamos na 6ª e a diferenca d preço 3ª e 4ª n é grande mas o desempenho sim

 

no minimo iria precisar d um i3 d 4ªgeração + placa-mãe nova+e memorias ddr3..

 

só nos 8gb você gasta uns 170 reais + frete( um cara anunciou na feira do rolo por 150, talvez ache mais barata no mercado livre)

placa-mãe uns 250 reais

...

 você ia ter uns 350 reais pra pegar o processador

 

sua fonte esta otima 

 

tem como você arrumar um $ a mais ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu falei, eu posso até desconsiderar o frete, eu consigo as vezes até uns R$900,00, mas isso é o máximo do máximo. Não tenho pressa também, as vezes esperar o dólar baixar ajuda, mas tenho medo de o dólar voltar a subir com o novo governo, e eu me ferrar de vez, porque aí só daqui a 05 anos ou mais =/

Por isso considerei fazer overclock, mas nem tenho experiencia nisso, não sei se diminuiria a vida útil, se eu teria que investir em cooler, não sei mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phillip Thibodeaux disse:

Como eu falei, eu posso até desconsiderar o frete, eu consigo as vezes até uns R$900,00, mas isso é o máximo do máximo. Não tenho pressa também, as vezes esperar o dólar baixar ajuda, mas tenho medo de o dólar voltar a subir com o novo governo, e eu me ferrar de vez, porque aí só daqui a 05 anos ou mais =/

Por isso considerei fazer overclock, mas nem tenho experiencia nisso, não sei se diminuiria a vida útil, se eu teria que investir em cooler, não sei mesmo. 

Se importaria de pegar peças usadas?

da pra você ficar c 4gb ao invés d 8 e economizar 50 reais...

 

 

n acho q pensar em overclook seja uma opção c sua configuração atual, e se pensar em overclock nac configuração futura vai ter q gastar pelo menos +100 reais pra um cooler basico 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de peças usadas é a garantia e a dor de cabeça. Só compro peça usada quando não tem jeito e quando eu conheço o vendedor. Além disso, não sei o quanto de economia eu conseguiria com peças usadas, se  R$100 a menos vale a pena a problemada.... se economizasse uns 400 conto, beleza, mas o pouco que eu economizaria seria arriscado, não seria?

De qualquer jeito, estou vendo o que pode ser feito... é certeza que todo processador vem com cooler embutido? Fui olhar a descrição do produto na PICHAL e não fala nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei uma placa-mãe por 197 + frete (placa-mãe Socket Intel 1150 4x Ddr3 Hdmi 4xusb 3.0, NOVA, mas sem caixa, sem espelho e sem driver de instalação), e duas memórias desktop multilaser por 190 conto, + processador por 517 ( com frete), mas mesmo assim ficaria acima de 900... isso seria configuração mínima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phillip Thibodeaux disse:

achei uma placa-mãe por 197 + frete (placa-mãe Socket Intel 1150 4x Ddr3 Hdmi 4xusb 3.0, NOVA, mas sem caixa, sem espelho e sem driver de instalação), e duas memórias desktop multilaser por 190 conto, + processador por 517 ( com frete), mas mesmo assim ficaria acima de 900... isso seria configuração mínima?

Mano, meu conselho , pega esse dinheiro e guarda, do jeito que as coisas estão voce arriscar no barato e se arrepender vai ser f#d@, eu juntaria uns 1500  e evitaria dores de cabeça com peças usadas, além de que voce consegue uma configuração  muito boa com 1500 reais i3+ mobo+ memorias+ fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phillip Thibodeaux disse:

achei uma placa-mãe por 197 + frete (placa-mãe Socket Intel 1150 4x Ddr3 Hdmi 4xusb 3.0, NOVA, mas sem caixa, sem espelho e sem driver de instalação), e duas memórias desktop multilaser por 190 conto, + processador por 517 ( com frete), mas mesmo assim ficaria acima de 900... isso seria configuração mínima?

a memoria esta c preço padrão, 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-759424181-memoria-gamer-kingston-4gb-ddr3-1600mhz-hyper-fury-promocao-_JM

essa é 2 reais mais cara, mas com uma qualidade melhor.

ja q você tem se virado c sua configuração atual, consegue ficar bem c apenas 4gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux Todos os jogos que você citou roda tão bem num Pentium G quanto um Core i3, i5 ou i7, nenhum desses jogos tomarão proveito de vários núcleos, geralmente usam um ou dois, o Pentium por ser baseado na mesma arquitetura do Core i, apenas com uma menor quantidade de núcleo, oferecerá o mesmo desempenho nessa questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o custo de um Pentium G? O meu atual é Pentium G? (não conheço nada disso)
SE for, por que os jogos (principalmente o gw2, que é mapa aberto) estão apresentando lentidão? Tem alguma coisa que ue possa fazer pra melhorar sem mexer nas peças? O pc é recém formatado tb, menos de um ano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux O seu é um Core 2 Quad, não é? Core 2 Quad usa uma arquitetura antiga, o desempenho individual de cada núcleo da arquitetura atual é o dobro do desempenho da geração do Core 2 Quad, então um Pentium dual-core consegue facilmente ter desempenho comparável a um quad-core antigo com metade dos núcleos, e em atividades que usam no máximo dois núcleos, ele terá o dobro ou quase o dobro de desempenho. Sua unica dificuldade é em jogos que EXIGEM um quad-core ou um processador com 4 threads (como o i3) para ter um bom desempenho, como GTA V e outros jogos mais recentes.

 

Um Pentium G3260 seria uma boa opção, dê uma olhada: http://www.kabum.com.br/produto/65332/processador-intel-pentium-g3260-haswell-cache-3mb-3-3ghz-lga-1150-intel-hd-graphics-bx80646g3260/?tag=pentium%20g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu jogo esses jogos mencionados (GW2, League of Legends, Diablo III), mas possivelmente no futuro eu jogue um outro mmo online que exija um pouco mais. Ou mesmo algum single player que me chame atenção, como dark souls ou etc.... para casos assim, um pentium G3260 seria uma opção ok? Se tiver uma diferença MUITO grande entre um I3 de quarta geração e esse pentium, eu fico com o I3, mas se não tiver diferença as vezes compensa mesmo.

Eu só falei I3 e I5 porque são os que eu conheço e que são comumente usados no mercado com placas de video da nvidia. Como eu disse, conheço muito pouco de hardware no geral para opinar a respeito de o que seria o melhor pra mim mesmo, por esta razão eu vim aqui.

Se for o caso desse pentium 3260, em quanto tempo eu teria que trocar ele? Eu digo, para usufruir bem da placa de vídeo que eu tenho, ele é uma opção viável? Se sim, beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Phillip Thibodeaux O seu é um Core 2 Quad, não é? Core 2 Quad usa uma arquitetura antiga, o desempenho individual de cada núcleo da arquitetura atual é o dobro do desempenho da geração do Core 2 Quad, então um Pentium dual-core consegue facilmente ter desempenho comparável a um quad-core antigo com metade dos núcleos, e em atividades que usam no máximo dois núcleos, ele terá o dobro ou quase o dobro de desempenho. Sua unica dificuldade é em jogos que EXIGEM um quad-core ou um processador com 4 threads (como o i3) para ter um bom desempenho, como GTA V e outros jogos mais recentes.

 

Um Pentium G3260 seria uma boa opção, dê uma olhada: http://www.kabum.com.br/produto/65332/processador-intel-pentium-g3260-haswell-cache-3mb-3-3ghz-lga-1150-intel-hd-graphics-bx80646g3260/?tag=pentium%20g

 

5 minutos atrás, Phillip Thibodeaux disse:

Hoje eu jogo esses jogos mencionados (GW2, League of Legends, Diablo III), mas possivelmente no futuro eu jogue um outro mmo online que exija um pouco mais. Ou mesmo algum single player que me chame atenção, como dark souls ou etc.... para casos assim, um pentium G3260 seria uma opção ok? Se tiver uma diferença MUITO grande entre um I3 de quarta geração e esse pentium, eu fico com o I3, mas se não tiver diferença as vezes compensa mesmo.

Eu só falei I3 e I5 porque são os que eu conheço e que são comumente usados no mercado com placas de video da nvidia. Como eu disse, conheço muito pouco de hardware no geral para opinar a respeito de o que seria o melhor pra mim mesmo, por esta razão eu vim aqui.

Se for o caso desse pentium 3260, em quanto tempo eu teria que trocar ele? Eu digo, para usufruir bem da placa de vídeo que eu tenho, ele é uma opção viável? Se sim, beleza!

você consegue realizat todas as atividades basicas de um computador c um Pentium.

é muito mais barato q os i3 e fica dentro do seu orçamento, mas em qualquer jogo mais pesado seja atual ou futuro ele vai sofrer.

 

o I3 n é o processador + adequado para jogos "parrudos" porque possui 2 núcleos REAIS, mas ainda assim segura a onda da sua placa d video 

 

você pode escolher qualquer um dos 2 ia iria se dar bem.

só + uma duvida...

você pensa em mais upgrades futuramente ? porque os 2 poderiam ser substituidos por algum i5/i7 (se você ainda os encontrar )

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mano, jogo de mapa aberto, que tem que renderizar mapas, tipo AOE ou WOW precisam de 4 threads, no lol diablo e dota, o mapa e fixo ( até onde eu sei), voce vai ter um pouco de lentidão no começo, mas assim que renderizar o mapa todo ela vai DIMINUIR , não vai acabar, ai é com voce, a diferença de preço do g3260 pra um i3 é no maximo 300 reais, para aproveitar toda a 750 TI eu pegaria o i3, ate porque voce conseguiria segurar ele por ais tempo em relação ao g3260, lembrando o i3 e o pentium sao dual core, só que o i3 tem 4 threads  e o g somente 2, ( i3 fica com 4 núcleos contando os virtuais e o pentium so 2 mesmo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux A diferença ente Pentium e i3 não é tão grande, mas talvez não compense muito pra você um Pentium, já que no desempenho geral, ficará na mesma do seu Core 2 Quad. Se você conseguir um Core i5 3ª geração na faixa de R$600/700, o que é muito fácil de achar no ML, é um grande custo x benefício. Core i5 roda praticamente qualquer coisa sem reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phillip Thibodeaux amigo, qual o modelo de gtx 750 voce tem?? Gtx 750 ti? 1gb? 2gb? 

 

voce falou em overclock no processador. Se o seu core2q fosse da serie 9xxx ele rodaria o jogo que voce tem mais problemas atualmente. Se voce fizer over no seu q8200, se sua gtx for a 750ti de 2gb e deixando o windows mais lisinho, voce consegue jogar pelo menos em 900p. Acredito que em fhd (1080p) tbem. 

 

Abaixo um I3 + GTX 750 ti

 

Desempenho de c2q 8300 em over:

 

voce ganharia tempo ($$$$) pra comprar uma maquina nova. 

 

 

 

Se voce optar em tentar fazer overclock, busque a ajuda de alguem experiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado por responderem ao tópico, fico contente de poder ter tantos pontos de vista mais embasados que o meu.

Quanto à placa de vídeo, é literalmente uma NVIDIA  GeForce 750 gtx, core 405MHz, memory 405MHz, size 1GB. Não é top de linha, mas há 1 ano e meio atrás quando eu comprei (melhor Black Friday, paguei 210 reais nela, com frete ._.), era a melhor custo-benefício que tinha. Eu poderia ter pago 100 reais a mais por uma Ti, mas não achei que compensava. 

Com relação aos meus upgrades futuros, tudo vai depender da economia. Mas sim, planejo fazer upgrades daqui a alguns anos, trocar o processador para uma geração mais recente, talvez um i5 de quinta geração . Por isso eu já queria comprar uma placa-mãe que 1150, que aceita a quarta e quinta geração de processadores (salvo engano, a sexta já é 1151, não é?), e seu eu comprar um i5 agora, ele vai ter que ser de terceira geração, e a placa que eu comprar vai ter que ser 1155. De qualquer jeito, não sei se nem vai valer a pena ficar com a mesma placa daqui a alguns anos, então tudo é uma incógnita.

Eu queria, hoje e por pelo menos uns 04 anos, resolver meu problema de jogar alguns jogos de mapa aberto, bem como resolver algumas "travadas" que dá nos jogos que eu tenho uma tarefa realizando enquanto jogo o game (exemplo, se eu abro o chrome em uma página "pesada" e jogo lol ao mesmo tempo, eu tenho umas travadas no jogo, perda de fps e tal, então tenho que dar cntrl tab e fechar tudo pra poder jogar de boa).

No final das contas, eu só quero gastar o mínimo possível e poder jogar uns joguinhos com desempenho bom, em alta resolução, pra eu aproveitar o melhor que o jogo pode oferecer. Nada como Witcher 3 no máximo não, e WOW eu não jogo nem a pau, mas GW2, talvez Elder Scrolls online, ou mesmo Dark souls e jogos de modo de campanha single player são possibilidades concretas. Por isos, queria estar preparado com uma máquina uqe não vá sofrer pra me proporcionar eses joguinhos. Sei que a influência de processadores em jogos nem é tão grande assim, que tudo depende mais da placa de vídeo, mas eu preciso ter um equilíbrio na máquina senão nem a placa não funciona direito...

Enfim, obrigado aí pelas opiniões. Vou ver se eu consigo numa faixa de 800, 900 reais comprar um i3 quarta geração, uma placa-mãe na faixa de 200, duzentos e cinqueta reais e duas memórias de 4gb, e vou ver no que dá. Se alguém aí tiver uma outra ideia, por favor, sintam-se a vontade para falar. se acreditarem que um overclock e trocar as memórias ddr2 atuais já compensa, sem mexer na placa-mãe, me avisem também!

Brigadão aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...