Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
welton.wan

Indicador de baixa tensão

Recommended Posts

Boa tarde..

Sou novo por aqui, e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho um circuito que é alimentado por 2 pilhas AA de 1,5V dando o total de 3V,  estava querendo fazer um circuito com um led para indicar quando essas pilhas estiverem fracas, ou seja, quando as pilhas estiver boas o led fique apagado ai quando começarem a ficarem fraca o led acende.. na internet encontrei esse circuito mas a cima de 9V tentei modificar os valores e não conseguir fazer com 3V.

Sera que alguém poderia me ajudar.

Desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não compras um desses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734979117-medidor-testador-pilhas-e-baterias-universal-_JM

Testa pilhas de diversos tamanhos, mostra uma avaliação qualitativa e quantitativa e testa as mesmas com adequado carregamento, como se tivessem em uso. Muito mais fidedigno...

Compartilhar este post

Link para o post

Outra opção, quase do mesmo preço, seria um multímetro, que você encontra a partir de 20 reais. Além da tensão, ele testa algumas coisas a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem desse testador especial para pilhas e baterias é que ele apresenta um carregamento mínimo a pilha que confere uma melhor acuidade no resultado. Testar pilhas sem carregamento, às vezes pode trazer informação completamente errada se medida com multímetro, em aberto, sem consumo..

E, se for o caso de se ter uma leitura mais acurada tem também o modelo digital, claro, mais caro..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751713801-testador-digital-de-pilha-bateria-normal-recarregavel-c05-_JM

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria fazer um circuito para não ficar testando as pilhas..

O circuito que eu tenho alimentado é de um microfone de eletreto, ai queria fazer um outro circuito para indicar quando a pilha estivesse fraca, igual aos que tem nos microfones sem fios que acende um led quando a pilha esta fraca..

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizeres um circuito com consumo demasiado alto, ai fica fácil, toda vez que tenhas de usar o microfone podes ter certeza de que o dreno dele zerou as pilhas. Terás de troca-las com certeza. Se demorares muito vais ter além de pilhas zeradas, uma lambuzeira daquela que inverteu a polaridade na descarga e vazou dentro de seu microfone (quando tens duas pilhas em série, ao final da vida que vai acontecer primeiro em uma delas fará com que a outra tente se carregar com polaridade inversa e ai vaza...)

Essa dai é a típica ideia que quando vem o correto é sentar, para esperar a vontade passar.. Tensão baixa associada a obrigação de ter de manter o consumo baixo, baixíssimo e ainda ter de ligar um led para avisar a proximidade com o final de vida da pilha (led com menos de 1 mA não tem como a gente observar se está ligado ou não)

Lembre-se de que ele, o led, terá de acender justo quando a pilha estiver dando os doces. Acho que isso só vai acelerar o final de vida dela e, passada essas horas ou dias se for o caso o led não mais se acenderá confundindo a informação com aquela de pilha boa.. Ai vai fica até seu microfone pingar da golesma das pilhas..

Sente bem arranjado, confortavelmente e espere essa vontade passar...

Compartilhar este post

Link para o post

CONSEGUIR ACHA O CIRCUITO QUE ESTAVA QUERENDO..

ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A MONTAR ESSE CIRCUITO, POIS NÃO ESTOU ACHANDO ESSE TSM9118 E O TSM9119.

SE ALGUÉM SOUBER DE UM EQUIVALENTE PARA SUBSTITUIR ELES..

3V Battery Monitor 2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais