Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
welton.wan

Indicador de baixa tensão

Recommended Posts

Boa tarde..

 

Sou novo por aqui, e gostaria da ajuda de vocês.

Tenho um circuito que é alimentado por 2 pilhas AA de 1,5V dando o total de 3V,  estava querendo fazer um circuito com um led para indicar quando essas pilhas estiverem fracas, ou seja, quando as pilhas estiver boas o led fique apagado ai quando começarem a ficarem fraca o led acende.. na internet encontrei esse circuito mas a cima de 9V tentei modificar os valores e não conseguir fazer com 3V.

 

Sera que alguém poderia me ajudar.

 

Desde já agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque não compras um desses daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-734979117-medidor-testador-pilhas-e-baterias-universal-_JM

 

Testa pilhas de diversos tamanhos, mostra uma avaliação qualitativa e quantitativa e testa as mesmas com adequado carregamento, como se tivessem em uso. Muito mais fidedigno...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra opção, quase do mesmo preço, seria um multímetro, que você encontra a partir de 20 reais. Além da tensão, ele testa algumas coisas a mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vantagem desse testador especial para pilhas e baterias é que ele apresenta um carregamento mínimo a pilha que confere uma melhor acuidade no resultado. Testar pilhas sem carregamento, às vezes pode trazer informação completamente errada se medida com multímetro, em aberto, sem consumo..

 

E, se for o caso de se ter uma leitura mais acurada tem também o modelo digital, claro, mais caro..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-751713801-testador-digital-de-pilha-bateria-normal-recarregavel-c05-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria fazer um circuito para não ficar testando as pilhas..

O circuito que eu tenho alimentado é de um microfone de eletreto, ai queria fazer um outro circuito para indicar quando a pilha estivesse fraca, igual aos que tem nos microfones sem fios que acende um led quando a pilha esta fraca..

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fizeres um circuito com consumo demasiado alto, ai fica fácil, toda vez que tenhas de usar o microfone podes ter certeza de que o dreno dele zerou as pilhas. Terás de troca-las com certeza. Se demorares muito vais ter além de pilhas zeradas, uma lambuzeira daquela que inverteu a polaridade na descarga e vazou dentro de seu microfone (quando tens duas pilhas em série, ao final da vida que vai acontecer primeiro em uma delas fará com que a outra tente se carregar com polaridade inversa e ai vaza...)

 

Essa dai é a típica ideia que quando vem o correto é sentar, para esperar a vontade passar.. Tensão baixa associada a obrigação de ter de manter o consumo baixo, baixíssimo e ainda ter de ligar um led para avisar a proximidade com o final de vida da pilha (led com menos de 1 mA não tem como a gente observar se está ligado ou não)

Lembre-se de que ele, o led, terá de acender justo quando a pilha estiver dando os doces. Acho que isso só vai acelerar o final de vida dela e, passada essas horas ou dias se for o caso o led não mais se acenderá confundindo a informação com aquela de pilha boa.. Ai vai fica até seu microfone pingar da golesma das pilhas..

 

Sente bem arranjado, confortavelmente e espere essa vontade passar...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CONSEGUIR ACHA O CIRCUITO QUE ESTAVA QUERENDO..

ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR A MONTAR ESSE CIRCUITO, POIS NÃO ESTOU ACHANDO ESSE TSM9118 E O TSM9119.

SE ALGUÉM SOUBER DE UM EQUIVALENTE PARA SUBSTITUIR ELES..

 

3V Battery Monitor 2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×