Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Roberto De Brito

Mobo nova, não reconhece memórias

Recommended Posts

Olá pessoal, ontem montei um desktop novo e estou com problema no reconhecimento das minhas memórias. 

Explicando desde o início; recentemente tive problemas com meu antigo PC e acabei comprando praticamente todos os hardwares novamente, entre elas uma MOBO GA-B85M-D3PH e uma memória Kingston Hyperx 4gb/1600. Porém, a ideia era utilizar minhas duas memórias que usava na antiga configuração. Que são uma corsair DDR3 XMS3 4gb/1333 e outra corsair 4gb/1600.

O problema é:

A memória Kingston, funciona nos slots 1 e 3 (os dois da direita) sempre que coloco, mas nunca funciona nos slots 2 e 4 (apitando). A memória Corsair XMS3, chegou a funcionar nos slots 1 e 3, porém a maioria das vezes fica apitando, nos slots 2 e 4 nunca rodou. E a outra memória Corsair 1600 (comprada há menos de um ano e mais nova que a XMS3), não roda em nenhum, apitando sempre. Durante as provas, em nenhum momento consegui que ligasse com duas memórias plugadas.

É isso, espero que possam me ajudar e desde já, agradeço.

Alguns componentes:
GA-B85M-D3PH
I5-4440 HASWELL

CORSAIR CX500

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Roberto De Brito já tentou atualizar a BIOS?

Compartilhar este post

Link para o post

@Roberto De Brito tente fazer um update

você tem instalado o APP center da gigabyte?

tem uma opção chamada @ Bios que ela fa\z um update totalmente automatica pra você

Compartilhar este post

Link para o post

@Roberto De Brito vá no site da gigabyte e veja se realmente essas memórias são compatíveis e tente limpar os contatos pois está muito estranho isso

Compartilhar este post

Link para o post

@GabrielLP14 Não tem nenhuma das minhas memórias na lista. Inclusive a que funciona numa boa, que é uma memória bastante vendida e usual da Kingston. Isso tá certo mesmo?

Modelos são:

Corsair: CMX4GX3M1A1333C9

Corsair: CMV4GX3M1A1600C11

Kingston: HX318C10FB/4

Compartilhar este post

Link para o post

Ja tive diversos problemas com incompatibilidade de memória, creio que seu problema seja esse também. São três tipos diferentes de memória... Se houver possibilidade, teste mais alguns pentes que não sejam os seus,pega emprestado, leve em alguma assistencia, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Rodou o teste de diagnostico do windows ou o memtest?

Já tentou passar uma borracha branca nos contatos das memórias que não funcionam? 

Veja se não tem sujeiro/ poeira no slot da placa-mãe, utilize um pincel anti-estatica para limpar. 

Compartilhar este post

Link para o post

@ApoloBrz vou tentar alguma dessas opções. Porém qual sua opinião em relação a nenhuma das minhas três memórias está na lista de compatibilidade da placa no site da gigabyte? O curioso é que a Kingston não tá, mas roda em dois slots. E uma da corsair, já chegou a rodar.

Compartilhar este post

Link para o post

A lista QVL são das memórias testadas pelo fabricante da placa-mãe. Não constar ali não quer dizer que não funcione, só não foi testada por eles, ai pode ser que funcione ou não.

Só testando na placa-mãe para saber.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando a situação depois das dicas do @ApoloBrz . Fiz as limpezas em todas as memórias com borracha branca (já tinha feito, mas não com borracha branca) e todas elas rodaram de primeira. Passei o memtest em cada uma por separada e somente a mais nova (a da Kingston) deu um note (nenhum erro): "RAM may be vulnerable to high frequency row hammer bit flips",

Porém resolvido metade do problema (o que é muito bom), ainda segue tendo o outro problema; Nenhuma das memórias roda nos slots 2 e 4 (já fiz a limpeza também). Nesse caso, é mais provável que o problema seja na placa? Existe alguma forma de fazer teste dos slots?

Muito obrigado a todos que ajudaram até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

É broder que bom que solucionou uma parte do problema.

Bem, se as memórias não apresentaram erros, e os slots não funcionam, pode ser o caso de eles estarem com problema, as dicas que dei é o que eu conheço, não sei de mais nenhum teste que pode ser feito (bom, poderia pegar um pente de memória de algum conhecido e testar nestes slots ou testar com um multimetro para ver se os slots estão recebendo energia suficiente (mas isso eu não manjo e não sei como se faz).

Compartilhar este post

Link para o post

Então,

Como não vi solução, vim postar aqui exatamente o mesmo problema que ele.

Slots 2 e 4 não funcionam, de jeito nenhum. Mesma memoria, kingston hyperx 4gb 1600mhz.

O mais engraçado é, a algumas semanas minha placa-mãe queimou e eu tive q comprar outra, comprei faz 3 dias.

O engraçado é, minha placa anterior é exatamente essa que estou agora e rodava com as mesmas memorias no slot 2 e 1.

@Roberto De Brito achou alguma solução ou trocou a placa?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais